terça-feira, 14 de abril de 2009

Os Ambrósios dos Transportes Públicos


Viajo muito nos transportes públicos, principalmente na Carris, e apesar de muitas falhas que os nossos transportes ainda têm, eles representam um descanso de preocupações enquanto nos deslocamos e admiro-me como há tantas pessoas, sozinhas no seus carros, no pára / arranca para se deslocarem numa de ida e volta para o emprego, por exemplo. Se é compreensível que se utilize o carro para, também, deslocar os filhos ou outros, parece não fazer sentido sobrecarregar o trânsito com um número tão elevado de carros com um único ocupante.

E quando vou observando o que me cerca e tomando conhecimento das informações que as conversas me transmitem há sempre um “Ambrósio” que não me dando bombons me leva de uma ponta à outra da cidade, me deixa no destino que procuro. É ele que se preocupa com as más conduções de outros, com carros mal estacionados que o obrigam, às vezes, a esperar que a policia resolva o problema enquanto os passageiros o recriminam. Muitas vezes são eles, estes condutores, o saco das más disposições dos passageiros; e a maior parte das vezes ouvem calados para desespero de quem gostaria de uma peixeirada.

A Carris, por exemplo, tem actualmente um número significativo de jovens condutores que lá nos vão levando por esta rede labiríntica. Nestes tempos de leis de trabalho tão pouco humanas, gostaria que estes trabalhadores tivessem pelo menos horários que não tornassem esta profissão tão desgastantes. Um obrigada aos Ambrósios dos transportes.

Maria Clotilde Moreira / Algés


[Artigo publicado hoje no Jornal Publico nas Cartas ao Director]

2 comentários:

Fernando Lopes disse...

Bem haja Clotilde, porque bem lembrado.
Sou daqueles que acham que nunca se deve discutir com o motorista...ou não fossem eles que vão ao volante. Reconheço que deve ser uma actividade desgastante e, provavelmente, mal paga.

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

O que teria acontecido ao velho letreiro? - "Quem conversa com o guarda-freio/condutor torna-se moralmente responsável pelos acidentes resultantes de distração."

Bom, não sei se o cartaz era 'ipsis verbis' mas seria bastante parecido. ;)