quinta-feira, 23 de abril de 2009

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA



AR FRESCO



Ainda nos separam seis meses das eleições autárquicas e já se iniciou a complexa e morosa tarefa da constituição das listas concorrentes. Se é intrincada a definição da escolha dos candidatos em posição presumivelmente elegível, a ponderação é muito mais exigente quanto aos cabeças de lista. São muitos os factores que entram em ponderação. A pressão dos interesses fala alto. E as ambições carreiristas, também.

Fora do pesado emaranhado das estruturas partidárias, o movimento independente liderado por Isaltino Morais foi o primeiro, com grande antecedência, a anunciar o seu óbvio candidato. Depois, surgiu o actual vereador Pedro Simões, com o apoio da secção de Oeiras do PSD, a “autoproclamar-se” candidato, por este partido, à presidência da câmara. No entanto, as estruturas superiores do partido e a secção de Algés mantêm cautelosa reserva e ainda não se pronunciaram. É até muito provável que não lhe dêem o seu apoio e apresentem outro cabeça de lista. Assim, pelo lado do PSD, nada está ainda definitivo.

O Partido Socialista já decidiu e parece ter optado por uma ruptura com a linha seguida, nos últimos anos, pelo autarca Emanuel Martins. A opção recaiu sobre Marcos Perestrelo, actual vice-presidente da Câmara de Lisboa, que reside na Parede, no vizinho concelho de Cascais. A sua indigitação mereceu o acordo unânime da comissão política concelhia de Oeiras, assim como da direcção nacional e da Federação da Área Urbana de Lisboa.

A experiência que o candidato adquiriu no desempenho na câmara da capital e a juventude dos seus 37 anos, fazem acreditar que desta vez o PS vai apostar forte na disputa da liderança na autarquia.

É, pelo menos, uma lufada de ar fresco que começa a soprar em Oeiras.


Jorge Miranda

jorge.o.miranda@gmail.com

4 comentários:

Anónimo disse...

É sabido que em 2005 o PS deu instruções aos militantes para votarem Isaltino.

Isabel Magalhães disse...

Pois, uma lufada de ar fresco e a metáfora dos políticos e das fraldas...

Anónimo disse...

Se o PSD não agir depressa arrisca-se a ver a Câmara nas mãos do PS.

Eu vejo tudo ao contrário disse...

Ar fresco O Marcos Perestrelo? Lufada de ar fresco é alguém capaz de pensar pela sua cabeça e independente deste cultura política-partidária feita profissão, não um clone do sr. Sousa, no ar, no discurso no fundamentalismo bacoco da defesa do seu "posto de trabalho" .

Mais, ter estado na CML não lhe dá curriculo, antes pelo contrário, e os seus 37 anos de idade correspondem apenas a cerca de mais de metade de militância partidária onde aprendeu a " seguir a voz do dono "

Não devemos confundir aspecto e idade com lufada de ar fresco.

Marcos Perestrelo serve o partido e é um " velho militante " o vulgar paraquedista político . E mais, na CML, está já envolto em polémica, pouco abonatória como o Lisboa Gate (as casinhas socias dada a políticos convivendo alegremente com Ana Sara de Brito e a sua chefe de gabinete sem que isso éticamente lhe fosse repugnante).
Digo eu .....