quarta-feira, 15 de abril de 2009

PRAZER - Tertúlia Virtual



Liberdade

Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto

É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca.

Fernando Pessoa
in Cancioneiro



Ilustração: Pedro Magalhães - 8 anos / Designer Gráfico

17 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Um espectacular poema que nunca é demais recordar. Obrigado por se ter lembrado.

jugioli disse...

Fernando Pessoa, eterno sempre.
Lindo esse poema, e bela colagem.
O nosso amigo blogueiro, Silvares também o postou, e parece que a idéia do Prazer (poético) aqui prevalece como esse fazer sem fazer, e ser feliz.


@dis-cursos

Nana Odara disse...

Olá...
Estou aproveitando a tertulia pra divulgar meu manifesto...
Beijinhos de baunilha...

Manifesto Nana Odara

A Via do Prazer

Declaro
solenemente
à partir de agora
que todos os seres humanos
devem viver unicamente
pelo e para o prazer...
Esse é o meu manifesto
talvez a minha grande contribuição
para a humanidade...
a via do prazer...
Todas as mulheres
tem o direito e a obrigação
de viver em prazer...
até pq a repressão do prazer da mulher
é um dos pilares do patriarcado.
Somente através do seu prazer livre
e irrestrito a mulher pode
ajudar a construir um
novo modelo social
melhor
mais interessante...
Para isso é necessário
cessar já
todas as formas de violência
consentidas ou não
silenciosas ou não
punivéis por lei ou não
todas as formas de violência
contra a mulher
contra todas as mulheres...
O prazer
subjetivo por natureza,
o prazer de cada um,
o prazer de todos...
A um só tempo,
emitido e recebido
sorvido
degustado deliciosamente devorado
doravante
por nós, integrantes desse manifesto,
canibais do prazer,
ou seja la qual for a alcunha
que nos agraciará o futuro...
O Prazer como antídoto social à violência
Todo o prazer
pelo fim de
toda a violência...
Segundo a Dianética,
o Prazer é a força motriz que anula o medo.
Portanto somente através do prazer
podemos anular os efeitos todos
da maior arma patriarcal
fundamentado e sacramentado em medos,
a violência.
E nós, seres humanos,
estamos naturalmente vocacionados
destinados e aptos ao prazer,
o prazer nos guia para a vida,
enquanto todo medo é o medo da morte.
Neste 2009 , divisor de águas,
defina agora, de que lado vc está...
Ou vc alinha comigo
na Via do Prazer...
ou definhará eternamente
nos porões fétidos de um
moribundo patriarcado...
Eu, Nana Odara
instauro a Era do Prazer!
Sigam-me os bons
(de cama, inclusive...)

Compondo o olhar ... disse...

é com muito prazer que passo por aqui e me deleito com seu texto, parabens!!

bjocas

Clotilde Moreira disse...

Isabel,
Também me tinha lembrado do Prazer do Fernando Pessoa, mas depois não resisti ao TRIO.
Ainda bem que o colocou.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

JP;

Ontem tive um dia 'em cheio' - cheio de trabalho - e com os deuses contra mim.
Esqueci-me da data; quando finalmente me lembrei não consegui entrar no Blogger - publiquei o texto às 20h e ele só apareceu às 22h; a criatividade estava em baixo - só me lembrava do poema do Pessoa que me martelava a cabeça - e assim ficou. Devido ao adiantado da hora não houve volta a dar.

[]

I.

NB - Parece que o Blogger ainda está em 'manobras'; já reescrevi o comentário três vezes.

Isabel Magalhães disse...

Jugioli;

Bom dia!

Ainda não fiz a ronda dos bloggers da Tertúlia com algumas excepções... ;)

A colagem - papel de jornal e papel de lustro sobre papel 'Cavalinho' - é da autoria do meu filho e foi feita para um 'Dia da Criança'. Achei que ficava bem no poema.

Abraço de Portugal

I.

Isabel Magalhães disse...

Nana Odara;

Seja bem-vinda.
Grata pela visita e pelo seu contributo.

[]

I.

Isabel Magalhães disse...

Compondo o olhar;

Obrigada também.

[]

I.

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Ainda bem que escreveu sobre o TRIO; esse nefando trio + um (não esquecer a pidesca da DREN) e o que têm feito ao ensino público em Portugal e aos professores.

Tenho aproveitado para fazer uma tertúlia activa, participtiva, cívica, mas este mês não deu. No próximo será.

[]

I.

Anónimo disse...

Isabel, desculpe o atraso na visita, mas minha neta Glória foi a responsável
Obrigado por ter participado mais esta vez da tertúlia!

Bjs

Eduardo Santos disse...

Olá amiga.O poema de Fernando Pessoa enquadrou na perfeição no tema da Tertúlia, é um prazer antigo, mas sempre actual este poeta. Tudo de bom para si amiga, até breve.

Silvares disse...

Isabel, o passarinho que cantou esta canção foi (é) um passarinho adorável!
:-)

Silvares disse...

Estava a falar do passarinho Pessoa mas também se pode aplicar ao passarinho Jugioli...
:-D

Isabel Magalhães disse...

Eduardo P.L.;

Obrigada eu pela visita; é sempre um prazer tê-lo por cá.

Importa-se que pergunte: - A neta Glória é neta nova? ;) (ando pouco em dia com os blogs e a 'culpa' é dos netos que ocupam muito tempo mas são motivo de muita, enorme ALEGRIA!)

Bj

I.

Isabel Magalhães disse...

Eduardo Santos;

Obrigada pela visita.
Tudo de bom para si, também e até breve.

I.

Isabel Magalhães disse...

Silvares;

Sem dúvida, sem dúvida! Mas foi o 'passarinho' Jugioli! ;)