sexta-feira, 10 de abril de 2009

BARCARENA

Mudança política na autarquia retirou instalações aos escuteiros

A Câmara Municipal de Oeiras em 2005 tinha atribuído ao agrupamento de escuteiros de Barcarena umas instalações, já com projectos feitos e financiamentos aprovados para obras de reabilitação de um pequeno imóvel do século XVIII degradado há mais de 25 anos, mas a ultima mudança política da autarquia, quer da Câmara Municipal de Oeiras, quer da Junta de Freguesia de Barcarena, fizeram em 2007 inverter esse compromisso, sendo depois negada tal pretensão da população da freguesia que mantém, em lugar impróprio (cerca de 45 m2) mais de uma centena de crianças que não dispõe de espaço educativos alternativos, uma situação que gerou alguma indignação e revolta nos pais e familiares das crianças e jovens escutistas barcarenenses.

De referir que o agrupamento escutista de Barcarena foi fundado por iniciativa de um grupo de munícipes naturais da freguesia, que para tanto se associaram à paróquia local, porque durante as suas infâncias nos anos de 1950 e 1960, nunca dispuseram de espaços e lugares ocupacionais e educativos alternativos às seculares colectividades, um modelo em desuso, onde em muitos casos apenas se jogavam bola e frequentavam espaços de menor pendor ocupacional e educativo, que nalguns casos extremos, até comportam factores de risco e aditivos.

Os tempos mudaram, desde então passaram mais de 50 anos, as alterações culturais e educativas no Mundo são imensas e muito profundas e a verdade é que aqui, no concelho de Oeiras, em muitos casos, não as tem sabido acompanhar, social, culturalmente e politicamente.

Como este assunto foi noticiado em Março de 2007 por um grupo de dirigentes associativos nascidos e residentes na Nossa freguesia, através do website da ADADE, imediatamente o autarca local denunciou o assunto junto do presidente da autarquia de Oeiras, que como medida de retaliação e sem fundamento, retirou à AMRAD (que não tem nada a ver com o assunto em apreço) todos os apoios associativos atribuídos pela Câmara Municipal de Oeiras, e vai mais longe, proíbe um dos directores da referida AMRAD (um autarca local eleito pelo PSD) de entrar nas instalações da autarquia, situação que se mantém desde então.

De referir que as anteriores instalações atribuídas ao escutismo da Nossa freguesia, estão hoje amplamente divulgadas como sendo destinadas a habitação jovem, quando os nossos filhos e netos, continuam há vários anos, sem espaços de acolhimento, e mais, sem habitação jovem desde sempre.

Das crianças nascidas e crescidas na freguesia de Barcarena entre os anos de 1950 e 2000, mais de 90% delas tiveram e continuam a ter de abandonar o concelho de Oeiras e irem viver para os concelhos limítrofes mais baratos, embora aqui tenham sido alojados milhares de imigrantes nos últimos 15 anos.

Barcarena perde património. Cada dia mais, as instalações locais os imóveis antigos legados pelos barcarenenses, e que podem e devem ser reabilitados, são sistematicamente oferecidos a pessoas e organismos exteriores, todos eles vindos de fora do concelho de Oeiras e da própria freguesia de Barcarena, uma situação que está a suscitar uma natural indignação na população, desperta para estes assuntos.

A posição do actual executivo da freguesia é a de apoiar todas estas medidas, ignorando o esforço e até o sofrimento destas famílias e jovens de Barcarena. Impondo medidas de exclusão (veladas) a quem diverge desses pontos de vista.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lembrem-se disso em Outubro.
Está na hora desta gente sem escrúpulos se ir embora.
O Marques Mendes é que tinha razão ! Volta que estás perdoado !

Anónimo disse...

Seria impossível imaginar que este tipo de comportamentos voltassem a acontecer, depois do 25 de Abril.

Em Oeiras já não há limites, ser Isaltino ou não, é tudo igual.

Anónimo disse...

Isaltino Morais é um homem cruel, sem sentimentos humanos.

Um verdadeiro monstro, que não olha a meios para impor as suas regras.

Para ele não exitem leis, é ele que as faz e exerce como quer.

O mal é que em Oeiras, o isaltinismo é apoiado por muitas pessoas iguais a este homem, dotadas da mesma falta de humanismo e despidas de sentimentos.

Anónimo disse...

Ao senhor anónimo do dia 11 de Abril

Olhe que se calhar andaram a encher os ouvidos do Isaltino, deixaram-no todo isaltinado e ele vai de se vingar em alguma coisa.

E vai daí, vinga-se nessa tal de AMRAD (que parece que é o foi dirigida por um PSD independente que apoiou a Teresa Zambujo).

Olhe que são os amigos dele de Barcarena o Vitor Alves (do IOMAF) e o Luis Rocha (do PSD) é que andaram a tramar essas vinganças baixas e sujinhas.

Xico de Leceia