quinta-feira, 9 de abril de 2009

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA





ECOS E…


Na nossa edição de 26 de Março, escrevemos a nota “Já temos programa?”, a propósito da tardia apresentação do “programa” da comemoração dos 250 anos da instituição do concelho de Oeiras.

Alertámos, então, sucintamente, como o espaço disponível impunha, para algumas situações que nos pareceram ser alvo de observação, como, especialmente, o diminuto lugar dado à História. Pois a motivação da comemoração não é um acontecimento histórico!?

Em consequência, vários foram os ecos que nos chegaram, quer pessoalmente, quer através do blog Oeiras Local, que muito nos honra com a transcrição destas despretensiosas notas. Os comentários que nos transmitiram eram favoráveis aos nossos “pontos de vista”, apenas variando na gradação: uns opinavam que deveríamos ter ido mais fundo; outros, não tanto, ficando na superficialidade. A única voz discordante partiu de uma mente perversa e cobarde que se escuda na muralha do anonimato. Com esse não dialogamos, porquanto com mascarados só no Carnaval – e por paródia…

Para que não restem dúvidas sobre a justeza de algumas das nossas afirmações, atente-se que a exposição “Celebrar Oeiras” (assim vem referida em vários órgãos de comunicação que consultámos) só, posteriormente, passou a “Celebrar Oeiras – Passado, Presente e Futuro”, o que confirmou a nossa suposição que aqui residiria a vertente histórica. Também a inauguração desta mostra foi anunciada para 25 de Abril, na conferência de imprensa realizada em 17 de Março. Contudo, na agenda de Abril 30 Dias, isto é, cerca de 15 dias depois, informa-se que será em Maio, em dia não expresso!

Quanto ao programa geral, anote-se que no dia 22 de Março (cinco dias após a conferência de imprensa em que foi distribuído) ainda não constava no site da Câmara de Oeiras. Agora já se encontra.

Quanto a nós, o problema fulcral que tolda esta celebração é ter-se começado a organizar demasiado tarde.


Jorge Miranda

jorge.o.miranda@gmail.com


Com os devidos agradecimentos ao Autor e o Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo e ao Boletim Municipal Oeiras Actual pelo uso da foto.

5 comentários:

Fernando Lopes disse...

Não podia estar mais de acordo com o Dr. Jorge Miranda.
Bom seria que a CMO e "alguns oeirenses" entendessem as críticas como contributos, particularmente de alguém como JM que sabe do que fala - a História do Concelho. Duzentos e Cinquenta Anos do Concelho de Oeiras mereciam muito mais em termos de comemoração. Esta é a minha opinião - munícipe nado e criado em Oeiras.

Anónimo disse...

Parece que não há dinheiro......

Isabel Magalhães disse...

Caro Amigo Jorge Miranda;

Nada como pôr os pontos nos 'is' e os traços nos 'tês'. Ainda bem que o fez. Quem está com a razão não se esconde.

Um abraço.

IM

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

Só para que conste que subscrevo o seu comentário.

Abraço

IM

Unknown disse...

.

Não posso estar mais de acordo, quer com o Jorge Miranda, quer com o Fernando Lopes.
Oeiras e os oeirenses merecem mais, muito mais!

Aproveito para referir que a Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras, tem feito um grande esforço, dentro da suas possibilidades, para contribuir para esta Comemoração dos 250 Anos do Município de Oeiras.

Alguns dos eventos a realizar proximamente, para os quais estão todos convidados, podem ser consultados clicando AQUI.

Cumps

.