quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Parque Expo fica com 491 milhões

Parque Expo fica com 491 milhões


Auditoria: Sociedades de capitais públicos são sorvedouro de recursos

Parque Expo fica com 491 milhões

 

 

As sociedades de capitais públicos são um autêntico sorvedouro de dinheiro do Estado. Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas a uma amostra de 14 dessas entidades revela que foram injectados cerca de mil milhões de euros desde 1993. Só a Parque Expo consumiu 491 milhões e registou prejuízos consecutivos de cerca de 33 milhões de euros entre 2007 e 2009. A dívida da Marina da Expo aos seus fornecedores, com um contrato de concessão até 2026, é da ordem dos 19,9 milhões de euros. (...)




********************
"Esta empresa, que nasceu para organizar a Exposição Mundial de 1998 e que actualmente gere activos imobiliários, tem ainda uma dívida a terceiros superior a 238 milhões de euros, o que levou o Governo a decretar a sua extinção no primeiro semestre de 2013"

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A salvação da meia hora

PRODUTOS DE PORTUGAL




Continuamos a lembrar produtos da nossa Terra que além de ajudar a nossa economia poderá alegrar os nossos Amigos sem desequilibrar as nossas finanças.



CONSERVAS



Ao oferecermos conservas Portuguesas, que são das melhores do mundo, os nossos Amigos poderão, em tempos de aperto, fazer um almoço diferente.






E uma salada de atum com feijão frade?






Vi um programa na TV – Ingrediente Secreto – onde foram apresentados alguns truques para melhorar esta tradicional salada.



E.. o nosso AZEITE? Uma garrafa oferecida nesta Natal talvez ajude a despensa de um amigo.



E UMA GARRAFA DE UM NOSSO VINHO?




Imagens da net

Agradeçam ao josé sócrates de Vilar de Maçada

Estado não pode devolver carros


Gastos: Governo justifica com contratos blindados que impedem trocas

Estado não pode devolver carros

 

 

O Estado não pode devolver os 19 carros de luxo das marcas Audi, BMW, Mercedes, Volvo, Renault e Volkswagen adquiridos, em regime de aluguer operacional de veículo, já em 2011, pelo anterior governo. Isto porque os contratos, alvo de concurso público, estão blindados: fonte do Governo diz que a forma como foram celebrados impede a troca de um carro caro por dois mais baratos.

(...)

Porque a memória é fraca...

Porque a memória é fraca
Exercitar o vernáculo por cada cêntimo retirado ao subsídio


Via FB

Estado Ladrão

 
Estado Ladrão

O Estado paga uma pipa de massa pelo pópós dos ministros e dos gestores públicos. (carros dos gestores públicos custam ao Estado 6,4 milhões de euros). O carro do dia foi encomendado pelo Zorrinho, hoje líder da bancada do PS.

O Estado deve dinheiro a toda a gente e diz que não sabe como pagar: Existem empresas em risco de fechar por causa do calote do Estado).

O Estado saca pensões e subsídios e está-se nas tintas para quem é afectado, mas pagou os leasings, herdados ou não, em Setembro.

O Estado denunciou todos os contratos de arrendamento do Ministério da Justiça por isso pode denunciar os contratos de leasing das viaturas de luxo encomendadas pelos ministros do PS, ou não pode?



Via FB

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Produtos de Portugal


Tempos difíceis, tempos de falta de salários, tempos de cortes. Este Natal será para muitos uma época de tristeza não só por não termos para nós, mas também porque pouco teremos para dar. Será um tempo de tentarmos dar a volta.
Comprar coisas úteis, necessárias e PORTUGUESAS, como
COMPOTAS:

                                                                                 




Ao comprarmos Portuguesas estamos a ajudar a nossa indústria e o nosso comércio. E até poderemos confeccionar.


                                                                                

E um frasquinho de mel?

Alguns poucos Euros e “compraremos” um belo sorriso dos nossos Amigos. 


Imagens da net
 

sábado, 26 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Informações sobre a Carreira 98



Artigo do 'Público'

Os 90 anos da “Seara Nova”



Os 90 anos da Seara Nova serão evocados amanhã sábado 26 de Novembro, às 15h00 na Casa da Imprensa – Rua da Horta Seca, 20, ao Camões, com intervenções de António Ventura, António Reis, Ulpiano Nascimento e João Corregedor da Fonseca.

Foi a 15 de Outubro de 1921 que Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortezão, José de Azeredo Perdigão, Raul Brandão e Raul Proença lançaram a revista Seara Nova, que assim completou 90 anos de vida.
 

VIVA! VIVA! VIVA!

Viva o 25 de Novembro de 1975

Manifesto como Dantes - Os Senhores da Greve

.


O princípio da greve, como a conhecemos, é algo que não me assiste!

Cores, credos e direitos à parte, a greve fez greve faz muito!



A greve serve os senhores da greve.

Vejamos: empresas que fornecem transportes alternativos; mão-de-obra alternativa; forças políticas que se aproveitam da situação...

Por outro lado, tomemos como exemplo a greve de hoje:

o que se ganhou com esta greve?

O Zé Povinho nada! Tirando aqueles que mesmo com o barco a afundar dão lustro ao chico espertismo, alegando com ar indignado: "não há transportes, não posso ir trabalhar. Até queria, mas não posso!", mas esfregam as mãos a pensar no que vão fazer com o dia de ócio.

A juntar a estes estão todos os outros que não perdem um dia de greve para ficar em casa: "estou solidário, mas vou aproveitar para dormir e ver uns filmes!"

Depois sobram os desgraçados que foram despedidos, ou têm trabalho precário, que se mobilizam e se juntam às farripas com ar infeliz ao ritmo do esganiçado que dá palavras de ordem.

Serviu de alguma coisa? Nada!

Em última análise podemos aferir que quem ganhou mais com isto foi o Estado. Com esta brincadeira pouparam milhões de euros em despesas com os funcionários!

Já se movem interesses para promover mais greves como esta. Calhando resolve-se já a crise!



A realidade é que indignados estamos todos; cada vez o vencimento é mais curto e as despesas maiores!

Mas alguns têm de trabalhar senão a coisa passa de lixo, a lixo em avançado estado de decomposição!

Esta é a realidade, mal ou bem, as medidas têm de ser tomadas, estas ou outras, mas sair para a rua só para fazer birra não resolve nada!



Manifestem-se! Organizem-se! Revoltem-se! Façam tudo o que estiver ao vosso alcance! Mas façam parte da solução, não do problema!

É esta a diferença!

Não se concorda com a solução então proponham outras; analisem; conversem; apresentem e fundamentem alternativas! Isto é fazer parte da solução!

Não vos ocorre nada?! Vão trabalhar, mas façam greve de zelo! Tomem de assalto as instalações e não arredem pé até se formar um grupo de trabalho para analisar alternativas! "Ah e tal, isso dá muita chatice!"...pois... então vai trabalhar malandro!

Como em tudo, aqui também se aplica a Teoria do Caos: o dia que param, por muito insignificantes que se julguem, tem um impacto nefasto nas empresas e comércio que tentam sobreviver, resultando em última análise no despedimento dos trabalhadores.

Tudo o que fazemos tem impacto sobre terceiros e assim exponencialmente!



No contexto actual não fazer nada só serve os interesses dos senhores da greve!



Cumprimentos,

Rui Cabral


Via e-mail

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

40 – Algés – 2011

Nova carreira da Carris



Só hoje descobri que há uma carreira nova da Carris. Carreira 98 – Algés Fundação Champalimaud e vice-versa – Serviço Diurno.



O percurso – que tem início na mesma paragem do 723 (Largo da Estação) tem uma paragem na Vela Latina e termina junto à Fundação Champalimaud. O tempo do percurso está estimado em 8 minutos. Um dia destes vou experimentar este percurso.



Fiquei contente por saber que a Carris está atenta às necessidades de mobilidade, mas interrogo-me da oportunidade de desejarem acabar com a 76 que serve tanta gente.


Barómetro indica subida na popularidade do PSD e de Passos Coelho | iOnline

Barómetro indica subida na popularidade do PSD e de Passos Coelho | iOnline



O barómetro da Marktest para a TSF e Diário Económico dá uma subida ao PSD e Passos Coelho continua à frente no índice de popularidade.

Os sociais-democratas recuperam quase 4 pontos percentuais desde Outubro, convencendo 45,4% dos 804 inquiridos. O PS dica a 26 pontos de distância, com o voto de 19,7% dos inquiridos.

O PCP é o partido que mais perdeu este mês mas mantém-se como terceira força política, com 7,9% das intenções de voto.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ferreira Leite: "Aumento do IMI é das medidas mais gravosas deste OE"


Manuela Ferreira Leite defende que o aumento do IMI era "dispensável", sendo mesmo a medida mais gravosa deste Orçamento do Estado.


“Entre as medidas fiscais, o aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é das mais gravosas”, defendeu hoje a ex-líder social-democrata, durante a 7ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas.

Manuela Ferreira Leite justificou que “em recessão, o valor do imobiliário baixa e, portanto, se houvesse reavaliações, ou era para aumentar ou para diminuir, e não todas para aumentar”.

Segundo a ex-ministra das Finanças, o aumento do IMI é “uma receita que serve para compensar a redução de transferências feitas do orçamento para as autarquias”.

“Num momento em que se pretende reduzir a despesa pública, está a compensar-se as autarquias através de um aumento de impostos”, criticou a responsável.

Cartas a Garcia

A personagem "Odete" que em 2009 usava e abusava deste espaço com o nome "Raquel" para fazer campanha por Isaltino Morais à presidência da CMO, numa qualquer alucinação - talvez provocada pelo receio de um iminente "bye bye tacho" - começou a enviar-me insultos. Desolada(o) com o meu silêncio - porque como já disse e repito não discuto com idiotas - partiu para as ameaças físicas e psicológicas. Para uma futura necessidade tenho o IP devidamente arquivado.

Outras personagens que assinam "Pedro Correia" e "P.C.", volta não volta escrevem-me uns insultos muito "zecos", muito baixinhos, com promessas de jamais cá voltar. Quando lhes passa a alucinação desatam a enviar comentários como se nada fosse. Sentem-se ainda com direito a exigir publicação imediata dos 'escritos'...

Deve ser qualquer coisa na "água"!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

“Não haverá excepções” ...


“Não haverá excepções” nos cortes para a função pública, diz Vítor Gaspar O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse hoje que "não haverá exceções" nos cortes de subsídios de férias e Natal da função pública, previstos para 2012 e 2013. "Não haverá exceções para deputados, não haverá exceções para assessores, não haverá exceções para trabalhadores municipais", disse Vítor Gaspar na Assembleia da República durante o debate na especialidade da proposta de orçamento do Estado para 2012.

Aviso para o IRS em 2012 - importante

Não esquecer na vossa declaração fiscal:

- o nome dos membros do governo e do parlamento na rubrica "Pessoas a Cargo".


Via e-mail

Mais um!

A crise não é para todos!

Nomeações sem cortes




Governo: Pagamento do 13.º e 14.º mês

Nomeações sem cortes

 

 

A secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Maria Albuquerque, nomeou um técnico com "direito à percepção dos subsídios de férias e de Natal". Esta é já a segunda nomeação do Governo feita nestes termos, parecendo ignorar os cortes do 13º e 14º mês para a Função Pública.

Justiça e RTP

Justiça e RTP


Sem rodeios

Justiça e RTP

 

 

Decididamente, os mais altos responsáveis da justiça resolveram transformar-se em vedetas mediáticas. Há dias, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça criticava o facto de Isaltino Morais ainda não estar preso; esta semana, o Procurador-Geral da República insinuava a existência de fugas de informação em torno da detenção de Duarte Lima e confessava a sua incapacidade para resolver o caso; o Bastonário da Ordem dos Advogados, esse, critica diariamente tudo e todos, dos juízes aos procuradores, de alguns advogados à própria Ministra da Justiça.

(...)

ARTE LISBOA

.


Mais informações aqui

O jardim de Paços de Arcos

Sábado 19.11.2011

A mais de um mês do Natal e o jardim de Paço de Arcos já está profusamente iluminado com milhentas pequenas lâmpadas. É bom saber que no concelho de Oeiras não há necessidade de contenção das despesas.

domingo, 20 de novembro de 2011


A Câmara Municipal de Cascais está de parabéns: numa interessante reportagem sobre o Poder Local, o "Público" de hoje revela que estamos em primeiro lugar entre todos os municípios portugueses na percentagem das despesas com as famílias e as instituições de solidariedade social (15,5%) sobre o total das despesas (segundo os dados da Direcção Geral das Autarquias Locais).
É interessante ver o quadro publicado e as posições relativas ocupadas por diversos outros municípios urbanos de população próxima de Cascais...
É irónico ainda ouvirmos alguns arautos da esquerda afirmarem que o PSD e o CDS não têm sensibilidade social.

Assunção Esteves


Leio hoje aqui alguns comentários sobre a Assunção Esteves.
A primeira declaração de interesses que aqui deixo é a seguinte: Sou militante de um partido que nunca fez nada por mim, nem era suposto que fizesse - é a minha opinião. Pertenço a uma daquelas associações a que os portugueses tanto gostam de chamar de "lobby", e que nunca fez nada por mim, nem era suposto que fizesse - é a minha opinião. Sou mulher e nunca me vali disso nem era suposto que valesse - é a minha opinião.
A segunda declaração de interesses é esta: contrariamente ao que é uso, como mulher, não gosto de apontar o dedo a outras mulheres. Ou não o faço facilmente.
Conclusão: para os que me acusam de aqui ser "tendenciosa" ora a favor de um partido, ora a favor de um lobby, quero dizer o seguinte: Gosto da Assunção Esteves. E quero lá saber se ela é do PSD! Em rigor, admiro as pessoas quando entendo que devem ser admiradas, independentemente da cor (até porque há outras muito cor-de-rosa, azuis, encarnadas e verdes por quem não nutro a menor admiração)!
Apontam-lhe o dedo porque recebe 7.255 euros de pensão por dez anos de trabalho como juíza do Tribunal Constitucional e porque não lhe é permitido acumular esse valor com o ordenado de presidente do Parlamento, abdicou de receber remuneração pelo exercício do actual cargo, cujo salário é de 5.219,15 euros. Mantém, no entanto, o direito a ajudas de custo no valor de 2.133 euros.
Tudo dentro da lei.
Se outras políticas da nossa praça (apetece-me referir só às mulheres, posso?) tivessem uma centelha de currículo que fosse semelhante ao dela, não teríamos de discutir quotas.
Assunção Esteves emprestou ao cargo uma simplicidade, uma tenacidade e uma humanidade que nunca antes se vira (ou talvez se tenha visto com Barbosa de Melo, com quem cruzei os corredores enquanto adjunta do Secretário-Geral da AR, ao tempo - mas sem aquela graça!). E estou-lhe grata por isso!
Assunção Esteves chegou onde chegou porque mereceu e não o fez à custa de ninguém nem por conta de ninguém.
Esta senhora terá de me comprovar que estou muito errada (ou outros a quem respeito terão de o fazer por ela) para me ouvirem dizer uma palavra que seja contra ela!


 

Porca miséria - Opinião - DN

Porca miséria - Opinião - DN



por PAULO BALDAIA

Hoje

Não sei se Duarte Lima é culpado. Não sei e, para já, não quero saber. Presumo-o inocente, que é o estatuto devido a todos os portugueses que caem na alçada da justiça. Até prova em contrário, e a prova deve fazer-se apenas em tribunal. Mas não tenho ilusões, com o reality show montado à volta da sua detenção, o País inteiro já o condenou.

O que sei hoje é que as fugas de informação que permitem a montagem do circo mediático não são inéditas. Essas fugas de informação tanto podem servir jornalistas ávidos de mostrar serviço, como podem servir para os suspeitos destruírem provas ou preparem a fuga, mas nunca servem para fazer justiça. Com gente famosa ou poderosa é quase sempre assim que acontece. No final, quase nunca são condenados nos tribunais, mas já estão condenados na praça pública. Alguns magistrados do Ministério Público é assim que gostam que as coisas aconteçam. Incapazes de produzir prova irrefutável, não desarmam. Para eles a maior prova é a sua própria convicção. Não serve em tribunal, mas serve-lhes a eles.

Não é com Duarte Lima que estou preocupado; é com a justiça que tem o meu país. Um procurador-geral que diz que tudo isto é uma vergonha, mas que reconhece a sua incapacidade para resolver o assunto é a prova da falência de um Estado Democrático. Um presidente do Supremo que considera que Isaltino já devia estar preso e que atribui as culpas aos processos penal e civil é a prova da falência de um Estado Democrático. Poderiam seguir mais mil exemplos para mostrar que a justiça em Portugal não funciona, mas, tendo em conta que quem falou atrás foram os chefes da investigação e dos tribunais, não vale a pena gastar mais papel.

Penso que ninguém tem dúvidas de que é a Democracia que é posta em causa quando não há justiça. Perder soberania para os funcionários de 7.ª linha da troika é coisa pouca comparada com esta prepotência de uns quantos senhores da justiça em relação a todos os portugueses. Prefiro ouvir os disparates dos funcionários da troika, mesmo quando eles se metem onde não são chamados, do que ver milhões de portugueses acreditarem que podem julgar alguém com base no circo a que assistem nos órgãos de comunicação social.

Em relação à perda de soberania para os senhores da troika a opção é clara: ou queremos ser senhores do nosso destino sem o dinheiro dos outros, ou queremos o dinheiro deles e aceitamos que eles nos imponham as condições em que nos emprestam. Mas na justiça não há a alternativa que nos querem impor. Eu não quero cidadãos do meu país com a opção de serem condenados, por serem poderosos, na praça pública ou nos tribunais. A única alternativa que pode haver é a de serem condenados porque se prova a sua culpa ou inocentados porque não se prova a sua culpa.

Otários!


Via Zé Povo no FB

sábado, 19 de novembro de 2011

As garrafinhas / água da torneira






Imagens da net



Senhores Deputados



Estas fotos dizem-nos a quantidade de garrafinhas que são gastas neste tipo de reuniões.

A água de Lisboa é boa, pode beber-se directamente da torneira. As garrafinhas são plástico com todas as consequências deste tipo de embalagens e lixo.

Claro que ao fabricar-se estas embalagens, ao encher-se de água, ao comercializar-se está-se a manter postos de trabalho o que é muito importante. No entanto parece a quem vê estas imagens um exagero de gastos e pouca preocupação com o ambiente. No Município de Oeiras muitas das reuniões da CMO e Assembleia Municipal e até ao nível de freguesias já se usa jarros de vidro com água da torneira.

Não seria de repensar a substituição destas garrafinhas por dispensadores, talvez mais amigos do ambiente, para quem não deseja beber água da torneira?

Os meus cumprimentos

Maria Clotilde Moreira



E-mail enviado aos grupos parlamentares em Agosto passado. Claro que ninguém respondeu.

Faróis abrem ao público todas as quartas-feiras



19-11-2011 0:00
 
Farol Gonçalo Velho


A Marinha – Autoridade Marítima Nacional abre ao público vários Faróis todas as quartas-feiras, das 14h00 às 17h00, de forma gratuita, numa iniciativa destinada a dar a conhecer a missão dos Faróis e as funções dos faroleiros.


Esta iniciativa, que se iniciou no Dia Nacional do Mar, comemorado a 16 de Novembro, permite ao público visitar a mítica torre do Farol e observar o mar de uma perspectiva única, em três visitas guiadas pelos respectivos faroleiros, que ocorrem às 14h00, 15h00 e 16h00, sem necessidade de marcação prévia.

Os faróis abertos semanalmente a visitas são:

- no Continente, os Faróis de: Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Sines, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Ponta da Piedade, Ponta do Altar, Alfazina, Santa Maria e Vila Real de Santo António;

- na Madeira: o Farol da Ponta do Pargo;

- nos Açores: os Faróis de: Ferraria, Ponta do Cintrão, Arnel, Gonçalo Velho, Ponta da Garça, Contendas, Ponta da Barca, Carapacho, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Albarnaz e Lajes das Flores.

As visitas a faróis, tal como ocorria anteriormente, podem continuar a ter lugar fora das datas e horárias agora definidas, carecendo no entanto de autorização prévia.


Ex-deputado tem pensão vitaliícia

Ex-deputado tem pensão vitalícia


Regalia

Ex-deputado tem pensão vitalícia

Antigo líder parlamentar do PSD recebe valor desde 1995, quando tinha 39 anos.
(...)


*****

A lista é longa... Tem sido um gastar até mais não por conta de leis feitas por eles e para eles.


Insólito: deputados portugueses recusam proposta para beber água da torneira

Publicado em 17 de November de 2011.
Tags: água da torneira, água engarrafada, comissão do ambiente, recursos naturais




A maioria dos deputados da comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local recusou uma proposta para que, nas suas reuniões, seja servida água da torneira.

A proposta baseava-se no facto de, entre Janeiro e Novembro de 2010, se terem consumido 35 mil litros de água mineral no Parlamento. Nestes período, foram para o lixo 45 mil garrafas de 330 ml, 2.000 garrafas de litro e meio e 78 mil copos de plástico. Segundo o jornalista Ricardo Garcia, do Público, a comissão pediu “um estudo para atestar o benefício ambiental de substituir este festim polímero por jarros de água e copos de vidro”.

Ainda segundo o jornalista, a Assembleia da República terá gasto 8.000 euros com a água engarrafada, quando a da torneia custaria 56 euros.

“A EPAL cobra ao Estado 1,4 euros por cada mil litros de água. Por este preço, compram-se apenas seis garrafas de litro e meio no supermercado. É difícil vislumbrar que argumentos mais, além de ornamentos retóricos, se encontrarão para encher as páginas do tal estudo financeiro”, explicou ainda o jornalista do Público.

Finalmente, Ricardo Garcia escreve que “optar por água da torneira deveria ser um acto administrativo, de bom senso na gestão, sem necessidade de estudos, propostas e respectivas aprovações”. E revelou-se ainda surpreendido “que tudo se passe na comissão parlamentar do ambiente”.

Leia também esta notícia do Público.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FACE OCULTA - A peça do puzzle que faltava

.

Alguns problemas na publicação

Os comentários entrados no blogue desde o dia 15.11.2011 através do gmail estavam a criar uma segunda lista de spam. Ao apagar essa lista foram apagados comentários já publicados. Do facto apresentamos as nossas desculpas e solicitamos a quem o desejar o favor de um reenvio.

A Carreira 76 – Algés/ Faculdade Motricidade Humana

Dia 13.11.2011 Aqui






Ontem pelas 18h00 junto ao Aquário Vasco da Gama, cerca de 200 pessoas reuniram-se durante uma hora reclamando contra a anunciada supressão desta carreira da Carris.
Os passageiros afectados por este corte mostraram a sua compreensão e juntaram-se aos manifestantes. A polícia apareceu e ajudou os automobilistas a fazerem desvios pela área de parqueamento.
Foi aclamada uma moção que vai ser enviada às entidades oficiais. Tomou-se conhecimento do abaixo assinado que está a ser dinamizado pelos alunos da Faculdade Motricidade Humana, muito afectados por esta decisão do governo.
O Presidente da Junta de Freguesia esteve presente. Os representantes da Comissão de Utentes sensibilizaram os presentes para a oportunidade de na próxima 2ª feira fazerem ouvir o seu protesto na sessão da Assembleia Municipal.

Restrições orçamentais” fecham Casa Fernando Pessoa ao sábado

A Casa Fernando Pessoa anunciou esta quinta-feira que vai passar a estar encerrada aos sábados (como já sucedia aos domingos) e que o seu horário de segunda a sexta-feira restringe-se ao período entre as 10h00 e 18h00. Contactada pelo CM, Inês Pedrosa, a directora do espaço dependente da Câmara de Lisboa, confirmou que essa medida, a qual se aplicará já neste sábado, se deve a “restrições orçamentais”.
A abertura da Casa Fernando Pessoa ao sábado implicava o pagamento de horas extraordinárias, o que passa a ser incomportável com um orçamento para 2012 que ainda não foi oficializado mas deverá conter um significativo decréscimo.

A herança do PS de sócrates

Despesas ilegais de 5,6 milhoes



Orçamento: Francisco José viegas acusa Gabriela Canavilhas


Despesas ilegais de 5,6 milhões

Francisco José Viegas foi ontem à noite ao Parlamento denunciar "buracos orçamentais" deixados pela ex-ministra da Cultura do PS, Gabriela Canavilhas, num valor de 8,6 milhões de euros: 5,6 milhões só no Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), a que se soma a dívida de três milhões de euros no Fundo do Fomento Cultural.

(...)

SEC denunciou "buracos financeiros" deixados pelo anterior Governo socialista

18 de Novembro de 2011, 00:20


OE2012
SEC denunciou "buracos financeiros" deixados pelo anterior Governo socialista

O secretário de Estado da Cultura denunciou esta noite a existência de buracos financeiros nos organismos tutelados, deixados pelo anterior Governo socialista, durante a audição parlamentar sobre o orçamento para 2012.

Segundo Francisco José Viegas, há buracos financeiros no Instituto dos Museus e da Conservação e no Fundo de Fomento Cultural e o orçamento do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para 2012 está comprometido pela anterior assunção de encargos relacionados com apoios plurianuais, que equivalem a 74 por cento do orçamento total do ICA, isto é, a mais de oito milhões de euros num total de cerca de 11 milhões.

"Com a aprovação do orçamento de 2011 para o ICA, o Governo anterior foi, aliás, expressamente alertado para o facto de a previsão das receitas ser excessivamente otimista e, ainda assim, foi aprovado o orçamento, com o empolamento das receitas, o que a execução orçamental veio a confirmar, tendo sido cancelados alguns concursos para os apoios da área do cinema por falta evidente de dotação orçamental e por uma elementar questão de rigor na execução orçamental", indicou a SEC em documento distribuído à imprensa.

@ Agência Lusa

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Linda-a-Velha - 2010 (22) continuação


Rua Bernardo Santareno


O Departamento de Obras deve ter falecido. Nem respondeu ao e-mail nem repôs os pilaretes que continuam exactissimamente como estavam nas fotos a 31 de Agosto de 2010.

E assim vai a CMO.

E diz o Passos...

QUE TAL ENVIARMOS AS BOAS FESTAS A TODOS OS CONTRIBUINTES DESEJANDO UM PRÓSPERO ANO DE 2012?


Recebido por e-mail

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Encontros de Património Industrial 2011

Suspensão para veterinário municipal de Évora - Veterinaria Actual - Notícias

Suspensão para veterinário municipal de Évora - Veterinaria Actual - Notícias


14 de Novembro - 2011
 
António Flor Ferreira, veterinário municipal de Évora, foi suspenso pela autarquia por um período de seis meses por “incorreções de procedimento” no funcionamento do canil municipal de Évora. Em causa estão incorreções cometidas tanto pelo veterinário municipal, como pelas duas veterinárias do Centro de Recolha Oficial.



Além da suspensão de António Flor Ferreira, foi aplicada uma multa de 400 euros, com pena suspensa por 12 meses, às duas médicas veterinárias. Contactado pela VETERINÁRIA ATUAL, Flor Ferreira apenas referiu: “Desconheço totalmente essa decisão”, recusando-se a prestar quaisquer declarações adicionais sobre o assunto.

Recorde-se que o caso remonta a novembro de 2010, altura em que surgiu nas redes sociais um email enviado pelas duas veterinárias da Câmara de Évora a denunciar ilegalidades alegadamente cometidas no canil municipal, entre as quais o abate ilegal de sete cães.

Natal Mediterrâneo e Atlântico

Sábado, 19 de Novembro, 16h00 - Forte de S. Julião da Barra


Hoje é o dia Nacional do Mar

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar




Fernando Pessoa - MAR PORTUGUÊS


Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Algés - um abrigo deslocado

Clique na imagem para ampliar

Workshop Chocolate e Café na Verney

.



Nota - Resposta da Verney ao meu pedido de informação:

(...) estamos a pedir aos interessados que se inscrevam. Desde já informo que o workshop é gratuito.

Criação de novas empresas municipais proibida

Criação de novas empresas municipais proibida


Legislação publicada em Diário da República

Criação de novas empresas municipais proibida

 

 

A partir de amanhã está suspensa a possibilidade de criação de novas empresas pelos municípios ou associações de municípios, segundo uma lei publicada esta terça-feira no Diário da República, que aperta o controlo do poder central sobre estas entidades.

Este vai ser o Natal mais pobre dos últimos 32 anos - Especiais - DN

Este vai ser o Natal mais pobre dos últimos 32 anos - Especiais - DN



Descalabro na economia portuguesa vai precipitar um empobrecimento rápido e violento. Economistas dizem que este Natal começa oficialmente a época de austeridade.
O "Jornal de Notícias" escreve que a economia vai sofrer uma contracção real de 3% a 4% no último trimestre deste ano face a igual período de 2010, naquele que será o empobrecimento mais rápido e violento de que há memória para os portugueses.
Serão as famílias, por via de cortes a fundo no consumo, motivados pela nova taxa sobre os subsídios de Natal deste ano e pela falta de crédito bancário, que vão pagar a maior parte do ajustamento. O consumo das famílias vale cerca de 60% da riqueza total da economia. Os economistas avisam que será agora, no Natal, época em que muitas famílias abriam mais os cordões à bolsa por causa do 14º mês, que começa oficialmente a època de austeridade.

Fotografia © Tony Gentile - Reuters
 

domingo, 13 de novembro de 2011

Uma anedota chamada Otelo - Opinião - DN

Uma anedota chamada Otelo - Opinião - DN


Dias contados

Uma anedota chamada Otelo

por ALBERTO GONÇALVES

Hoje

Antes de 1974, o capitão Otelo Saraiva de Carvalho serviu diligentemente a ditadura salazarista. Após o 25 de Abril, de que ele próprio foi operacional destacado, ajudou a impor uma ditadura comunista. Derrotada esta no 25 de Novembro de 1975, prosseguiu a defesa dos macaquinhos que lhe habitam o sótão quase sozinho e literalmente à bomba até ser preso. Hoje, seria de esperar que duas tiranias, um golpe de Estado e uma apreciável incursão pelo terrorismo, satisfizessem as ambições profissionais do major Otelo Saraiva de Carvalho, que aproveitaria o Outono da vida para contemplar o passado heróico e gozar de uma reforma pacífica. Evidentemente, não satisfazem.

Há homens que não sossegam enquanto um único dos seus semelhantes estiver privado de exercer o direito de voto. O tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho não é desses. O que o aflige é justamente a possibilidade de os semelhantes escolherem os respectivos destinos em liberdade. Parafraseando As Vinhas da Ira, onde houver o vestígio de um sistema democrático, o coronel Otelo Saraiva de Carvalho lá irá tentar acabar com ele. Ou pelo menos fica no sofá de casa a pedir a outros que o façam.

A última do brigadeiro Otelo Saraiva de Carvalho é aquela espécie de entrevista na qual explica que "os militares têm a tendência para estabelecer um determinado limite à actuação da classe política", que o poder político "está próximo de exceder os limites aceitáveis", que, "ultrapassados os limites", os militares devem "fazer uma operação militar e derrubar o Governo", e que "bastam 800 homens".

Em troca, alguém de bom senso deveria explicar ao general Otelo Saraiva de Carvalho que, grosso modo, a coisa funciona ao contrário. Os limites da política são decididos pela Constituição e pela lei. O poder militar está submetido ao político. O poder político, tontinho que seja, está submetido ao voto dos cidadãos e não aos apetites de 800 hipotéticos valentes. As sugestões em causa configuram o crime de incitação à violência. Etc.

Pensando melhor, não vale a pena. Há muito, provavelmente desde sempre, que o marechal Otelo Saraiva de Carvalho se encontra além da racionalidade, da imputabilidade e da paciência. Evangelizá-lo na exacta democracia que lhe permite ostentar os delírios seria tão inútil quanto pregar o feminismo aos aiatolas. Mais do que um déspota falhado e arcaico, o sr. Otelo é uma anedota, só perigosa na medida em que alguns ainda a ouvem sem se rir.

A Carreira 76 – Algés/ Faculdade Motricidade Humana

http://www.jornaldaregiao.pt/Oeiras.pdf

A Comissão de Utentes dos Transportes de Oeiras distribuiu uma informação sobre a concentração que está a ser programada para o fim da tarde – 18h00 - do dia 17 – 5ª feira, junto ao Aquário Vasco da Gama, a fim de as populações destas Freguesias de Oeiras demonstrarem o seu descontentamento.



Manuel Maria Carrilho: "Sócrates foi determinado na asneira” (COM VIDEO)

Manuel Maria Carrilho: "Sócrates foi determinado na asneira” (COM VIDEO)



Entrevista

Manuel Maria Carrilho: "Sócrates foi determinado na asneira” (COM VÍDEO)

A propósito do lançamento do seu livro “De Olhos Bem Abertos”, Manuel Maria Carrilho diz que Sócrates negou a crise com uma orientação suicida

(...)

sábado, 12 de novembro de 2011

Face Oculta: Escutas revelam poder de Armando Vara

Face Oculta: Escutas revelam poder de Armando Vara


Polémica

Face Oculta: Escutas revelam poder de Armando Vara

 

A audição de duas escutas marcou o quarto dia do julgamento da Face Oculta, onde se mostra que Armando Vara tinha a capacidade de travar demissões em empresas públicas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cumprimento da decisão do Tribunal proferida no âmbito da providência cautelar

Campanha Esterilização Cães e Gatos campanha.esterilizacao@gmail.com

Cumprimento da decisão do Tribunal proferida no âmbito da providência cautelar
Novembro 11, 2011 por campanhaesterilizacaoanimais

Na visita gorada às instalações do canil/gatil (ver post de 19 de Outubro), o advogado do processo solicitou o agendamento de uma visita, para a semana seguinte, mas não obteve resposta.

Por conseguinte, a autora da providência cautelar enviou hoje, dia 11 de Novembro, o seguinte e-mail ao Dr. Vasco Ribeiro:

“Exmo Senhor Dr. Vasco Ribeiro

Enquanto autora de uma providência cautelar contra a CML, devida às condições de alojamento e tratamento dos animais do canil/gatil, venho solicitar-lhe, na sua qualidade de responsável técnico pelo mesmo, uma visita às instalações a fim de confirmar se a decisão do Tribunal, proferida na providência cautelar que intentei, está a ser cumprida .

Certa de que poderei contar com a sua boa colaboração, apresento os melhores cumprimentos e fico aguardando a marcação da visita, em que me farei acompanhar pelo advogado.”


--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados

Os 3 pilares da Campanha:
1.Os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adopção .
2. As Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que actuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem,
3. As Câmaras devem proporcionar aos munícipes com recursos limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem.

Traquinices comerciais

O homem do Campo Pequeno

.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O PREC em revisitação?

De ruvasa via e-mail

Prendas só em géneros que a crise toca a todos!

Vara correspondeu com alheiras aos robalos de Godinho - Sociedade - PUBLICO.PT

Painel numa rua do 4º Reich... para o resto do Mundo!

Sítio para desvendar vigarices na NET


VALE A PENA.


Recomendo este sítio para visionarem as várias vigarices que vão aparecendo
na NET.

Divirtam-se
 
 
 
 
 Via e-mail

Mais 5,2 milhoes em burlas ao BPN

Mais 5,2 milhoes em burlas ao BPN


Lisboa: Negócio ruinoso de Oliveira e Costa descoberto pela Judiciária

Mais 5,2 milhões em burlas ao BPN

 

A ‘Colecção Joaquim Pessoa’, com o nome do conhecido poeta, também negociante de obras de arte, foi vendida pelo mesmo ao BPN, em 2004, por 5,2 milhões de euros. 

(...)

Poeta vendeu arte falsa ao BPN por 5,2 milhões

E eu que nunca me lembrei de pintar uns "Vieira" e vender ao BPN!



Foi um fartar vilanagem!


Como eu não posso dizer mal do anterior governo porque aparecem sempre aqui umas virgens ofendidas e uns advogados do diabo... Eu não vou dizer que o Sócrates e cia. fecharam um hospital e continuaram a pagar ao conselho de administração na mesma até estes malandros que lá estão agora darem com a coisa e acabarem com isso... Malandros, onde é que já se viu proibir o pagamentos de ordenados a um conselho de administração de um hospital extinto... Estes é que são os malandros!!! Os outros são uns santos...
Via FB

Burlam BPN em 5,2 milhoes de euros

Burlam BPN em 5,2 milhoes de euros


Banco compra artefactos

Burlam BPN em 5,2 milhões de euros

 

A Polícia Judiciária revelou esta quarta-feira que identificou dois suspeitos que terão burlado o Banco Português de Negócios (BPN) em 5,2 milhões de euros, na venda de uma colecção supostamente com elevado valor arqueológico e histórico.

  • 09 Novembro 2011
A PJ explica, em comunicado, que se trata de uma burla informática, na qual a entidade bancária - o BPN, segundo fonte policial - adquiriu por 5,2 milhões de euros "um acervo de artefactos supostamente com elevado valor arqueológico e histórico".
Após ter efectuado oito buscas domiciliárias, as autoridades efectuaram o arresto de um imóvel, apreenderam dois automóveis, avaliados em mais de 500 mil euros.
Durante a operação, foram apreendidas 15 armas de fogo ilegais e foram identificados dois suspeitos.
Depois de terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial, foram-lhes aplicadas como medidas de coacção as proibições de deslocação ao estrangeiro e de manutenção de contactos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

... Agora acaba a carreira 76

Caso Isaltino: Relação rejeita pedido para afastar juíza

Justiça

Caso Isaltino: Relação rejeita pedido para afastar juíza

O Tribunal da Relação rejeitou o pedido da defesa do autarca de Oeiras para afastar a juíza Carla Cardador do seu processo

Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
15:25 Terça feira, 8 de Nov de 2011

Última atualização há 9 minutos

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou esta terça-feira o pedido do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, para afastar a juíza de primeira instância que tinha decretado a sua detenção.

Este incidente de recusa da juíza tinha sido apresentado pela defesa do autarca no seguimento da sua detenção ordenada pela magistrada do Tribunal de Oeiras Carla Cardador.

A decisão da Relação surge cinco dias depois do Tribunal Constitucional (TC) ter considerado transitado em julgado o seu acórdão de outubro que foi desfavorável ao arguido e que levou o autarca a pedir uma aclaração da decisão.

Ler mais: 

Sócrates falado no primeiro dia de julgamento

Sócrates falado no primeiro dia de julgamento


Julgamento Face Oculta, em Aveiro


Sócrates falado no primeiro dia de julgamento

 

Ricardo Sá Fernandes, advogado de Paulo Penedos, foi o único advogado a referir o nome do antigo primeiro-ministro José Sócrates, no início do julgamento que decorre desde manhã em Aveiro. 

  • 11h57
Por: Tânia Laranjo/Ana Isabel Fonseca

O advogado lembrou que quer a defesa, o juiz ou o Ministério Público entenderam que todas as escutas deviam estar no processo, mas que o presidente do Supremo Tribunal da Justiça o impediu.

Ricardo Sá Fernandes referia-se às escutas de Vara com Sócrates tendo vaticinado que o coveiro deste processo será a arrogância e prepotência de Noronha do Nascimento.

(...)

São Martinho solidário


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Livraria-Galeria Municipal Verney





Vara e Sócrates falavam por telefone secreto

Vara e Sócrates falavam por telefone secreto


José Manuel Fernandes
Há vários dias que o Correio da Manhã anda a divulgar dados importantes sobre o caso Face Oculta que o resto da comunicação social tem ignorado olimpicamente. Hoje, por exemplo, essa investigação era manchete daquele jornal e a Antena Um (a rádio que nós todos pagamos) conseguiu fazer a revista de imprensa toda sem citar essa manchete. Espantoso como certas coisas continuam a acontecer.
 Via FB

Sócrates envolvido em cunha de Godinho



Escutas


Sócrates envolvido em cunha de Godinho

 

Novas conversas de Armando Vara revelam pressões para evitar demissão

  • 1h00
Por: Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo

sábado, 5 de novembro de 2011

Investigação a Sócrates reaberta




Decisão

Investigação a Sócrates reaberta

 

O processo Face Oculta, cujo julgamento começa terça-feira, conhece novos desenvolvimentos: está em aberto a investigação ao crime de atentado contra o Estado de Direito.
  • 1h00
Por: Eduardo Dâmaso / Tânia Laranjo / Catarina Gomes de Sousa
 

Câmara intensifica caça ao desperdício

Balastros electrónicos em 26 mil luminárias permitem poupar cerca de 500 mil euros.