sexta-feira, 4 de abril de 2008

V CICLO DE ESTUDOS OEIRENSES DA VIAGEM

Coube A José Manuel Anes abordar nesta sessão o tema: A DESCOBERTA DO "EU" INTERIOR NAS RELIGIOSIDADES ANTIGAS E NAS MODERNAS

José Manuel Anes no Colóquio "Lisboa Imaginal" - Grémio Lisbonense (Rossio), 1993 acompanhado da esq. para a dir de Lima de Freitas, Natália Correia e Dórdio de Guimarães.




J.M.Anes é autor e co-autor de cerca de 30 obras nos domínios das religiosidades, das espiritualidades, do esoterismo, do simbólico, do imaginário, da transdisciplinaridade, e ainda no domínio da violência religiosa e do terrorismo religioso (respigámos da nota curricular).

Retirámos do pequeno resumo:
«A descoberta do Eu interior...é uma descoberta espiritual baseada quer nas antigas espiritualidades gnósticas, quer na recriação contemporânea, sob a forma de "novas espiritualidades". Quer umas quer outras falam, entre outros termos, do "germe da divindade" - tal como as religiões nos falam de "Cristo em nós" ou do "estado de Buda"». O palestrante diz que pretende verificar «...quais as correntes que valorizam essa descoberta e os caminhos que elas encontraram para desenvolver esse "eu interior".

Falou-nos também, o conferencista, a propósito do tema da sua palestra, que S. Paulo terá sido o maior dos gnósticos ao defender a ideia do "Cristo em nós". Esta corrente de pensamento seria muito comum no Oriente cristão e budista - "Buda em Nós". Remonta a Pitágoras ( para referir o "pentagrama" como símbolo da ressurreição espiritual-religiosa)e aos egípcios onde o pensador grego bebeu influência e conhecimento. Aludiu ao gnosticismo-cristão que defendia, a partir da "queda do homem", a divinização do próprio homem (corrente oriental). Do mesmo modo referiu a importância da dimensão interior para os "sufis" islâmicos, para, finalmente, chegar às correntes modernas de "New Age"

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

F;

Esta era uma sessão que eu gostaria de não ter perdido, até anotei num 'post it' e colei na porta do frigorífico mas depois o dia deu outras voltas e não fui.

Tenho um pequeno livro que recomendo, 'O Esoterismo da Quinta da Regaleira' com uma entrevista do Victor Mendanha a José Manuel Anes e que inclui 'A Linguagem dos Pássaros e a Quinta da Regaleira' - entre a Maçonaria Templária e a Alquimia Rosacruciana do J M Anes.

Fernando Lopes disse...

Para os interessados em conhecer a Quinta da Regaleira, penso que guiados pelo JM Anes, no dia 13 de Abril, pelas 9H30 e depois em Junho, há visitas organizadas e mencionadas neste blog

http://www.joseanes.com/fotografia.php , mencionado no post.

Anónimo disse...

Também não fui porque coincidiu com a reunião pública da Junta de Freguesia e cerca de 70% das reuniões o público "é eu". Também já visitei a Quinta da Regaleira com o patrocínio da C M O e fomos muito bem acompanhados por uma Guia da Quinta. Gostei muito.
Obrigada F. L. pelas informações.
Clotilde