quinta-feira, 31 de maio de 2007

momento epistemológico...

. Este post é dedicado em especial aos amantes da Epistemologia.

Aqui fica para vossas mercês 'fritarem' os miolos, a aporia da "aldeia do barbeiro":

"Há uma aldeia onde só existe um barbeiro. Esse barbeiro corta o cabelo a todos os habitantes que não cortam o cabelo a si próprios."

— Quem corta o cabelo ao barbeiro?

nota: Aporias são problemas sem conclusão dada a dificuldade de escolher entre duas opiniões contrárias e igualmente racionais.

imagem: http://www.teach-nology.com/
.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

GREVE


terça-feira, 29 de maio de 2007

A MINHA VIAGEM...

... pela " margem SUL "!

Foto: IM - reservados os direitos ©

.


Escutismo

.


Retirado dum Convite distribuído no passado domingo à porta da Igreja de São Julião da Barra:

Na Paróquia de São Julião da Barra pretendemos criar com o ESCUTISMO uma alternativa válida para o crescimento humano e cristão das nossas crianças e jovens!

O ESCUTISMO constitui uma pedagogia de formação e crescimento global válida para os nossos tempos! Testemunham-no as muitas crianças e Jovens que a Ele pertencem!

Estamos a iniciar a preparação de FORMADORES (com mais de 22 anos) que desejem conhecer este Projecto...

Procure mais informações ou venha INSCREVER-SE:

Contactos:

Chefe Carlos Torres: 919 157 050 / carlos.torres@hidrografico.pt

Carmelita Osório: 96 64 62 713

REUNIÕES:
Igreja de São Julião da Barra - SEGUNDAS-FEIRAS - 21.30 h.

Paróquia de São Julião da Barra
tel.: 214423266
fax.: 214417887
e-mail: sjuliao.barra@gmail.com



imagem (CLICAR PARA AMPLIAR): http://www.cne-escutismo.pt/recursos/ecuriosidades/escuteirosmirins.htm
.

O METRO A SUL DO TEJO

.


.

Open de Oeiras 2007 em Badminton

.
No próximo fim de semana vai realizar-se em Porto Salvo o Open de Oeiras 2007 em Badminton. A atleta em percurso olímpico Filipa Lamy vai estar presente para uma sessão de autógrafos no stand da Yonex.


Sessão de autógrafos YONEX

A atleta de Badminton Filipa Lamy, que está na luta pelos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, vai estar presente, com o seu treinador Daniel Moura, no stand da marca Yonex para uma sessão de autógrafos no próximo domingo, dia 3 de Junho, no Pavilhão da Escola Secundária Aquilino Ribeiro em Porto Salvo (Oeiras) pelas 10H00, onde estará a realizar-se o Open de Oeiras 2007 da modalidade.

Mais informações em http://filipalamy.no.sapo.pt

segunda-feira, 28 de maio de 2007

É tudo " folclore"

Directora da DREN diz que é tudo "folclore"

Professor cego afastado devido a um "desabafo"

"Não respondo a folclore." É este o comentário de Margarida Moreira , directora da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), ao afastamento de Fernando Charrua e de mais cinco funcionários do organismo que dirige desde 2005. Entre os dispensados encontra-se António Queirós, professor de inglês, cego de nascença, responsável pelo instalação do sistema informático na DREN. . . .

FRENTE RIBEIRINHA DE ALGÉS

O texto que se segue foi recebido por e.mail com pedido de publicação na coluna principal. Sendo a administração do Oeiras Local desconhecedora da veracidade dos factos lembra que a informação nele constante é da responsabilidade do respectivo autor.


FRENTE RIBEIRINHA DE ALGÉS
ESPAÇO DE LAZER SOBRE UM ATENTADO ECOLÓGICO -
1ª PARTE.

Foi há vinte cinco anos sensivelmente que largas dezenas de camiões começaram a descarregar toneladas de terras e entulho ao lado da praia de Algés, dando inicio à construção de um aterro que entrou Rio Tejo adentro e se prolongou até ao Dafundo. Durante três anos as descargas foram constantes. Uma nuvem de pó permaneceu insistentemente sobre aquela zona ribeirinha, afectando milhares de cidadãos.
Para os mais novos - que por certo não sabem - este aterro tinha por finalidade servir de base à edificação do WTC (world trade center) português num projecto que prometia arranha céus em fartura naquela zona tão singela e de habitat tão delicado. Felizmente por bons augúrios o projecto foi chumbado mas, como é normal em Portugal, o mal estava feito, a tentativa de facto consumado deixou vastos hectares de terra nova, tirando por outro lado o direito dos pescadores em fazer a sua faina, banhistas usufruírem do lazer e aniquilando a fauna e a flora que ali prosperavam - para os ecológicos: não venham dizer que é o nível do mar que sobe...
Durante uns bons vinte anos este espaço esteve abandonado, entregue aos matagais, aos drogados e à prostituição. A delinquência encontrou um campo aberto, no sentido objectivo do termo, para pôr em prática os seus vis actos.
À noite, em altas horas, dezenas de carros estacionavam no aterro, após recolherem mulheres mais "levianas" ali na zona da Av das Descobertas, ou junto ao estádio do Belenenses que também por lá paravam e também que ali as havia, em grande número, em Pedrouços, bem junto ao antigo cinema Restelo. O circuito tinha como ponto alto o aterro de Oeiras onde no interior das viaturas a pouca vergonha tinha lugar, bem em cima de milhões de contos - moeda antiga - espoliados aos contribuintes honestos pagadores de seus impostos.
Este tema foi sempre negligenciado pela Câmara Municipal de Oeiras. Este aterro é um atentado ambiental levado a cabo pela CMO.
Não querendo tomar mais tempo ao estimado leitor, pois que continuo o tema daqui por uns dias com novas informações, datadas da história recente.


António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade."

domingo, 27 de maio de 2007

CUIDADO COM ESTA SENHORA


À sua volta as paredes parecem ter ouvidos, qualquer comentário menos elogioso para o "chefe" é razão mas do que suficiente para um saneamento, um processo disciplinar e uma prisão preventiva. Protectora maternal de José Sócrates conta com a sua protecção e assegura que a DREN se transformará num modelo daquilo que o primeiro-ministro pretende para a Administração Pública.

Só de olhar para a senhora sinto um arrepio na espinha, tenho a sensação de que terei falado demais sem saber quem me ouvia e que na segunda-feira serei notificado de que me foi aberto um processo disciplinar e que para manter a tranquilidade política do país serei suspenso preventivamente até à sua conclusão.

Quem se meter com Sócrates e estiver ao alcance desta senhora leva.

Com a devida vénia a

sábado, 26 de maio de 2007

SEM PALAVRAS

Apesar de discordar do tom discriminatório e insultuoso o Oeiras Local decidiu publicar o comentário que se segue para que todos possam apreciar e avaliar em consciência.

Nota: Vide também post " Olha-me este ! " comentário [25 Maio, 2007 18:26 ]

antonio manuel bento deixou um novo comentário na sua mensagem "Mais um AWARD boomerang!":


Obrigado, caro José António,

Aproveito para partilhar com os circunstantes uma muito boa entrevista que vi á pouco no segundo canal - um serviço público efectivo - em que um jovem honesto apresentava ideias corajosas a respeito da sua candidatura à Camara municipal de Lisboa. Este jovem, de nome Pedro Pinho, julgo, e não preciso o partido, pois que nao apanhei, parece-me ter grande estofo e ideias positivas!Um candidato sério para a nossa Cmara de Oeiras.

Disse o referido jovem, entre outras coisas que iria acabar com a EMEL, e com os tachos! Também disse alho de fantastico e hilariante. Pois deu a informaçao de que a CML ia subsidiar um espectaculo de cinema digamos, de larilas (tentação desviante, os os maricas) no valor de milhares de euros!! Escandaloso, no meio da miséria dos idosos e do escalabro das finanças dar dinheiro a essas gentes!!!. Pois que este senhor contribuio em denuncia, e com muitas ideias. Um jovem de valor, sem duvida, ao qual lhe prognostico elevados voos de politica, ao invés da politiquice malandra que para ai anda.

Antonio Manuel Bento, um cidadao ao serviço da comunidade.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

momento lúdico

.
Excursões Piedade às grutas de Oeiras

C
omo o "prometido é devido" e como um comentador do nosso blog nos pediu que não acabássemos com o espaço de divertimento no Oeiras Local (nunca foi nossa intenção), aqui fica mais um momento lúdico, patrocinado pelos Lanches Izidoro. :)



Um grande OBRIGADO ao Eduardo Madeira e ao Marco Horácio, que estão nos "Caixilhos e Laminados", AQUI, para nos fazer partir o coco a rir todos os dias na Rádio Comercial.

Aconselho vivamente a audição diária do programa.
Para desopilar o fígado que bem andamos precisados...

Dêem um salto ao site indicado e oiçam alguns episódios.
Julguem por vós próprios.

Podem subscrever o podcast para o receberem diariamente no iTunes nos vossos computadores e ouvirem sempre que desejarem.
Quem não tem o iTunes, ele está disponível para download gratuito no site da Apple, AQUI, em versões para Windows e Mac.

Divirtam-se tanto quanto eu me divirto!

nota: Este video é apenas uma 'brincadeira' sem propósitos comerciais, destinado exclusivamente a este blog Oeiras Local, e foi produzido por moi même usando para o efeito, além de fotos da minha autoria, o podcast (grátis) em audio disponibilizado online pela citada estação de rádio. Caso os autores do podcast considerem que a minha 'brincadeira' é lesiva dos seus direitos autorais, comprometo-me a removê-lo de imediato deste blog.
.

Tuaregues


Tuaregue: do Berb. touareg < Ár. Tawariq: indivíduo pertencente ao povo berbere e nómada dos Tuaregues, do Sara Central;relativo ou pertencente a este povo.

Quem é o conde de oeiras?

Esta é para a malta que é militante do PSD em Oeiras.

Para quem não sabe, o "Conde de Oeiras" é o Alberto Martins da Luz, ex-presidente da secção do PSD de Oeiras, que enigmaticamente tem enviado emails a todos os militantes da secção de Oeiras e de Algés com as últimas sondagens do DN, socorrendo-se a uma lista de emails surripiada às secções durante as últimas autárquicas, e com a expectativa de assim estar a prestar um grande serviço ao Partido Social Democrata (entenda-se, ele próprio).

Pelos serviços prestados, nomeadamente a "Grande Entrevista de 5 minutos" à SIC Notícias onde foi cilindrado pelos jornalistas, a queixinha ao Tribunal Constitucional por ter sido excluído da lista do PSD às autarquias (e que lhe mandou ir dar uma volta ao bilhar grande) , e pelas cenas de espectáculo hardcore promovidas na secção do PSD de Oeiras, foi condecorado a "assessor" GandaBoy na C.M.O. e com título nobilíssimo de "Conde de Oeiras".

Agora, já sabem, se precisarem de alguma cunha para entrarem na CMO - têm que ser pró-isaltino - ou se simplesmente querem-lhe dizer das boas, amandem-lhe para: condedeoeiras@gmail.com ou albertomartinsdaluz@gmail.com

moveoeiras

[clique na foto para aumentar]

Foto: Oeiras Local ©
reservados os direitos

Olha-me este!

A moderação de comentários do "Oeiras Local" está, actualmente, activa devido aos "bitaites" senis do sr. António Manuel Bento. Por exemplo, deixo esta 'pérola' aos caros espectadores que ele tentou publicar no "O.L." e julguem por vocês próprios:

"Aproveito para partilhar com os circunstantes uma muito boa entrevista ... em que um jovem honesto apresentava ideias corajosas a respeito da sua candidatura a Camara municipal de Lisboa. Este jovem, de nome Pedro Pinho, julgo, e não preciso o partido, pois que nao apanhei, parece-me ter grande estofo e ideias positivas!"

É claro que o partido que ele não conseguiu identificar era o PNR. Vamos lá então ver quais são essas ideias positivas que o Sr. António Manuel Bento acha serem. Adiante.

"... deu a informação de que a CML ia subsidiar um espectaculo de cinema digamos, de larilas (tentação desviante, os os maricas) no valor de milhares de euros!! Escandaloso, no meio da miséria dos idosos... Pois que este senhor contribuio em denuncia, e com muitas ideias. Um jovem de valor, sem duvida..."

Sem palavras. Passando os erros de gramática... Aqui fica um retrato fiel desta personagem que diz lutar por um espaço democrático no Oeiras Local. Uma pessoa que idolatrou Salazar e que distribuiu mimos a torto e a direito para quem se "atrevesse" a participar no "Oeiras Local".

Quando a moderação dos comentários ficar desactivada, peço-vos que não entrem em diálogo com este senhor, ou outro tipo de personagens que sejam provocadoras. Este tipo de comentários serão apagados, periodicamente, já que devem ficar fora da linha editorial do "Oeiras Local".

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Mais um AWARD boomerang!

.


O OEIRAS LOCAL agradece ao Paulo Amaral do blogue
por mais esta nomeação.
TODOS a divulgar OEIRAS não somos demais.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

SATUO

.

Quando um dia, o sr. dr. ? Isaltino de Morais, me explicar a existência e necessidade do SATUO !? ... talvez eu consiga compreender como foi gasto o dinheiro pela autarquia !!!
Sou uma munícipe do concelho há 46 anos e não entendo a necessidade deste meio de transporte ! que não leva nada a lado algum.

Como comunista, defensora dum sistema social igualitário, não aceito que se façam obras no tecido urbano que não beneficiem os moradores e utilizadores dos transportes do concelho.

Não compreendo a necessidade deste transporte urbano que não serve nem os moradores do concelho quanto mais os que vêm de fora. Prevaleceram os interesses políticos e económicos que não servem a maioria.
Dinheiros desviados das necessidades de centros de saúde e de apoio à terceira idade e juventude.

Como residente no concelho, independentemente da minha opção político-partidária, reclamo a necessidade de existência dum centro de saúde aberto 24 horas.

O dr. Isaltino de Morais, como social-democrata, deve ter em consideração a vida, a cidadania e os direitos dos munícipes do concelho.

SATUO não, vida sim!

Movimento pela vida no concelho de Oeiras.
Temos que rejuvenescer.
Pensa no teu voto, cá e sempre.

.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Mamarracho dos Poetas II - O abuso continua

Caros amigos,


Como é do conhecimento de todos e não obstante ter havido um embargo à construção do mal-afamado atentado urbanístico “Mamarracho dos Poetas” na zona contígua aos terrenos da 2.ª fase do Parque dos Poetas, por manifesta violação do Plano Director Municipal (PDM) de Oeiras, vem agora o recente executivo camarário, liderado pelo não tão recente Dr. Isaltino de Morais – que, lembre-se, já tinha dado a sua bênção à construção do “Mamarracho dos Poetas” – licenciar a construção de dois edifícios em idêntica situação. Estes novos licenciamentos permitem que nos 2 lotes em questão (lote 1 e lote 2) sejam erigidos edifícios com 5 pisos acima do solo mais 2 pisos subterrâneos. O citado loteamento apresenta, no nosso ponto de vista e numa primeira análise dois tipos de violação do PDM:

  • pois por um lado, apresenta índices de construção de 0, 70 quando o PDM indica um índice médio de 0,48, e;

  • por outro, prejudica as características dominantes da área urbana envolvente do quarteirão em que se insere no que concerne à volumetria que, como sabemos, é essencialmente ocupada por moradias de dois pisos unipessoais não geminadas.


Além das ilegalidades supra-referidas este executivo autárquico mostra um total desrespeito pelos utilizadores daquela zona, pois a construção dos referidos edifícios teria um impacte muito negativo na infra-estrutura rodoviária local, gerando um estrangulamento viário na Rua Carlos Vieira Ramos e aumentando de forma grave o risco de atropelamento dos jovens, dos professores e demais funcionários que frequentam a Escola Secundária Luís de Freitas Branco, cuja entrada se situa a uns escassos 2 metros do entroncamento daquela rua com a Rua Actor António Sacramento.


Este processo de loteamento já se encontra em análise na Procuradoria da República junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, com vista a eventual propositura de acção especial de impugnação de acto administrativo praticado pela Câmara Municipal de Oeiras.


Outros pormenores relacionados com este assunto serão motivo de análise na reunião da Civitas de Oeiras que se realiza amanhã (dia 17 de Maio) às 21h30, nas instalações da FAPCO, sitas na Rua da Junção do Bem, n.º 64, em Oeiras, para a qual se pede a vossa comparência.

Cumprimentos,


João Lourenço

(recebido por e.mail)

SATUO - Auditoria da Inspecção Geral das Finanças



Na última Assembleia Municipal (18/05/07) foi distribuído o relatório da Auditoria que a Inspecção das Finanças fez à Câmara Municipal. Quanto ao SATUO basicamente tudo que havia sido denunciado foi o verificado pela IGF, resumidamente:

1. "A selecção do parceiro privado (Teixeira Duarte) não teve por base os princípios gerais da concorrência e da transparência" ... " não existe evidência de terem sido consultadas outras entidades que poderiam ter interesse no projecto". A resposta, em sede de contraditório da CMO seria de chorar de rir se não fosse tão grave "apenas a Teixeira Duarte teria interesse em se constituir como parceiro deste projecto, atentas as suas especificidades, pelo que o recurso a um procedimento concursal seria apenas uma aparência".

2. "Não foi realizada nenhuma análise custo-benefício com o objectivo de se efectuar uma avaliação ponderada das diferentes opções ao dispor do MO para a concretização do projecto."

3. "Do acordo parassocial preliminar celebrado entre as partes resultou um conjunto de obrigações para o MO que não se encontrava devidamente quantificado, colocando-o numa situação de elevado risco financeiro."...- A Câmara alegou que o projecto tinha diversas fases e que a quantificação definitiva estaria no acordo final, mesmo assim o IGF respondeu:"afigura-se-nos ser de uma vital importância a quantificação prévia, ainda que provisória, das condições financeiras exigidas para a concretização de um determinado investimento, uma vez que apenas com esta informação será possível uma análise dos potendiais efeitos que o mesmo poderá ter..."

4. Apesar de ser um empresa de 51% de capital municipal estão previstos no Conselho de Administração dois membros da empresa privada e um da Câmara - "tal facto acaba por repercurtir-se e limitar a capacidade da Autarquia para estabelecer e controlar as opções estratégicas da entidade".

5. A empresa Teixeira Duarte efetuaria prestações acessórias em espécie no montante global de 30.358.007 Euros, na opinião do IFG "o recurso à efectivação das prestações acessórias em espécie acaba por ser uma forma de contornar o quadro legal em matéria de contratação pública previsto especificamente para as entidades que exercem a sua actividade no sector dos transportes."...."as prestações acessórias, à data das verificações, já tinham ultrapassado em muito o valor previsto nos estudos iniciais para a concretização das fases 1 e 2"... (Note-se que só foi construída a fase 1......)

6. (Outra pérola) "O estudo de viabilidade económico-financeira contemplava projecções de actividade que não tiveram por base qualquer estudo de tráfego, sendo apenas alegado que os promotores teriam um conhecimento prático sobre um fluxo de tráfego muito importante que asseguraria o sucesso do projecto, pelo que não se surpreende que tenha sido sujeito de diversas alterações, que apresentam cenários sucessivamente mais pessimistas."

7. "uma cláusula de exclusividade confere a entidade a constituir uma posição privilegiada face às demais que operam no concelho, em segmentos similares, devendo ser questionado se tal situação não corresponde a uma prátiva anti-concorrencial"

8. "Face ao que antecede, entendemos que não existe evidência de ter sido salvaguardado o interesse público municipal...."

9. "Admite-se, assim, que a CMO entrou num negócio jurídico sem proceder a uma quantificação, ainda que preliminar, de todas as obrigações subjacentes á concretização do mesmo, questão que, para nós, é fundamental".

10. "No entanto, estes argumentos não afastam as opiniões já emitidas, sendo de salientar a inexistência de um estudo de tráfego, o que, por si só, condiciona fortemente toda a fiabilidade do mesmo"


Há muto mais, mas estes parecem ser os pontos mais relevantes.....

Por favor, divulguem!!

Saiu um artigo no Diário de Notícias, acho que foi no de Domingo. falando ainda da não apresentação do Relatório e Contas de 2005 e de 2006 em Assembleia e do facto do SATU estar mais um vez parado 15 dias para "manutenção" ....imaginem se essa inovação se espalha e a Linha de Cascais resolve parar 15 dias para "manutenção".

Cumprimentos,

Jane Carvalho

http://www.geocities.com/mamarracho_dos_poetas/

(recebido por e.mail)



Um verdadeiro TURNER


Guardado pelo Reino Unido como último clipper e símbolo do seu império nos mares, o ‘Cutty Sark’, ontem devastado por um incêndio, tem também a sua história portuguesa. De 1895 a 1923, chamou-se ‘Ferreira’ e ‘Maria do Amparo’, fez viagens em tempo recorde, na altura, de Lisboa ao Rio de Janeiro, em 36 dias. De volta ao país de origem tornou-se veleiro museu desde 1954. . . .

carta ao primeiro ministro


Senhor primeiro-ministro eu não conheço o caso senão pelas páginas dos jornais mas sei que Fernando Charrua é um professor de Inglês requisitado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e agora suspenso por ter gracejado sobre o processo da sua licenciatura. Mais de meio país, seguramente, fez "comentários" sobre o assunto - graçolas, piadas, anedotas, coisas soezes ou apenas risíveis e imbecis. O senhor sabe. É natural, somos portugueses e conhecemos a injustiça do humor de Gil Vicente, mesmo que o assunto seja tão irritante e tão menor como esse. O tema não é tabu e o senhor mesmo foi à televisão por causa dele. . . .

NOVAMENTE



Desta vez foi o Nuno Mendes do Cais da Linha que teve a gentileza de nos atribuir mais uma menção. Gratos por sermos considerados um blogue que faz pensar, e seguindo as regras do jogo, nomeamos por ordem alfabética:

Barão de Troia II

Cruz Quebrada e Dafundo City

Olharapo de Oeiras

PUXAPALAVRA

REMEMORAR OEIRAS


Os nomeados devem copiar o logotipo (button) do 'Award' e colocá-lo na barra lateral do seu blog. Depois é só escolher cinco blogs e fazer um Post indicando-os.

MEXA-SE na Marginal !!!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

A última gafe de Sócrates


O Primeiro Ministro cansado de mentir passou a falar verdade

Primeiro-ministro pede o esforço
de todos por um país mais pobre

O discurso de José Sócrates sobre a nova Lei da Nacionalidade surpreendeu os que prestavam atenção às palavras do primeiro-ministro. Isto porque, no meio das frases da praxe, Sócrates pediu o esforço de todos por um país mais... pobre.


«Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído», disse o chefe do Governo, corrigindo de imediato a «gafe». ...

AUTORIDADE, SIM! AUTORITARISMO, NÃO!

Com a devida vénia ao meu Amigo Rui Freitas

Frase do Dia

.
HOSPITAL é um local onde te acordam
para te dar um comprimido para dormir.
.

domingo, 20 de maio de 2007

«Catástrofe social»

Mendes quer explicações de Sócrates sobre desemprego

O líder do PSD, Marques Mendes, exigiu hoje do primeiro-ministro José Sócrates explicações públicas sobre a «catástrofe social» que no seu entender representa o aumento do desemprego para «níveis de há duas décadas» ...


A "contenção salarial"



Ao mesmo tempo que, segundo números da Comissão Europeia, o poder de compra dos trabalhadores portugueses registou, em 2006, a maior descida dos últimos 22 anos, a CMVM anunciou que, entre 2000 e 2005, os vencimentos dos administradores das empresas cotadas em bolsa duplicaram (e nas empresas do PSI 20 mais que triplicaram!). Isto é, enquanto pagam aos seus trabalhadores dos mais baixos salários da Europa a 25 (e todos os dias reclamam, sob a batuta do governador do Banco de Portugal, por "contenção salarial" e "flexibilidade"), esses administradores duplicam, ou mais que triplicam, os próprios vencimentos, vampirizando os accionistas e metendo ao bolso qualquer coisa como 23,9% (!) dos lucros das empresas. Recorde-se que o Estado é accionista maioritário ou de referência em muitas dessas empresas, como a GALP, a EDP, a AdP, a REN ou a PT, cujas administrações albergam "boys" e "girls" vindos directamente da política partidária (cada um atribuindo-se a si mesmo, em média, 3,5 milhões de euros por ano!). Se isto não é um ultraje, talvez os governos que elegemos (e o actual é, presumivelmente, socialista) nos possam explicar o que é um ultraje. O mais certo, porém, é que se calem e continuem a pedir "sacrifícios" aos portugueses. A que portugueses?



Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 10 Maio 2007

206 Anos de Ocupação de Olivença




Em 20 de Maio de 1801 - vão passados 206 anos! - Olivença foi tomada pelo exército espanhol. A NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA encontra-se, desde então, sequestrada pelo país vizinho.

Sustentando publicamente a posição político-diplomática e o direito constituído do nosso país, (Olivença é, de jure, território de Portugal, não obstante encontrar-se, de facto, sob administração espanhola) o Grupo dos Amigos de Olivença vem pugnando, há largas dezenas de anos, pela discussão e resolução da Questão de Olivença, com a natural retrocessão do território a Portugal.

Percebendo a delicadeza que a Questão de Olivença apresenta no relacionamento peninsular, esta Associação entende que só a assunção frontal, pública e desinibida do diferendo pelo Estado Português, colocando-o na agenda diplomática luso-espanhola, permitirá ultrapassá-lo e resolvê-lo com Justiça.

Pedindo às Autoridades nacionais que tomem as medidas necessárias para a manutenção da Cultura Portuguesa em Olivença, esta Associação exorta os portugueses, detentores da Soberania Nacional, a sustentarem e defenderem uma Olivença portuguesa, repudiando dois séculos de alheamento e dandos atisfação à História, à Cultura, ao Direito e à Moral.

Lisboa, 20-05-2007.

A Direcção.

Grupo dos Amigos de Olivença

(recebido por e.mail)


Professor de Inglês suspenso de funções


Trabalhava há quase 20 anos na DREN


Professor de Inglês suspenso de funções por ter comentado licenciatura de Sócrates


Um professor de Inglês, que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates. ...

sábado, 19 de maio de 2007

OEIRAS A ANDAR PARA TRÁS

Duas notícias, a última de sobeja importância para a freguesia da Cruz Quebrada.

1. O MoveOeiras voltou. Não é o antigo autocarro, nem tão pouco o serviço " Combus ".

É sim o novíssimo " BMW 530 xd ", viatura oficial do Sr. Presidente da CMO, que custou com todos os extras que trouxe, perto de € 100.000, 00.

Não esquecer que o Sr. Presidente da CMO, ainda não apresentou as contas do " MoveOeiras ", tendo referido num editorial de 2006 da revista " Oeiras Actual ", que o serviço custava aproximadamente € 80.000, 00.

Ou seja, menos € 20.000, 00 que a actual viatura do Sr. Presidente da CMO.

2. Foi ontem aprovada a Carta Educativa para o Concelho de Oeiras, com os votos favoráveis do PSD, PS e IOMAF. Votos contra da CDU e BE. Abstenções dos dois deputados do PSD oriundos da Cruz Quebrada / Dafundo, entre eles o Presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada / Dafundo, Comt. Carlos Jaime.

Segundo o plano apresentado pelo Sr. Presidente da CMO, - aliás bem feito e fundamentado - a freguesia da Cruz Quebrada / Dafundo vai perder as duas escolas EB1 que tem no seu território.

Tal facto é no mínimo inconcebível para a fixação de populações na freguesia e urge desde já iniciar uma recolha de assinaturas na freguesia da Cruz Quebrada / Dafundo para que o Sr. Presidente da CMO não leve para a frente tal projecto.

Não se pode aceitar que por interesses não definidos se promova o encerramento das escolas existentes, obrigando os perto de 149 alunos hoje existentes nas Escolas EB1 da freguesia, a procurarem vagas nas freguesias vizinhas, que aliás estão solidárias com este propósito das populações da Cruz Quebrada / Dafundo de manterem os estabelecimentos.

O Oeiras Local Foi Premiado


Agora é a vez de agradecer ao amigo Rui Freitas do "Pinhanços Dixit..." ter atribuído ao Oeiras Local este prémio, e de acordo com as regras do jogo nomeamos cinco blogues.


Os escolhidos devem copiar o logotipo (button) do 'Award' e colocar na barra lateral do seu blog. Depois é só escolher cinco blogs e fazer um Post indicando-os.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Combus para LaV, Queijas e Carnaxide

Entrou em funcionamento um novo (!!!) transporte público urbano para os munícipes de Oeiras, intitulado Combus. A área de serviço abrange Linda-a-Velha, Queijas e Carnaxide.


Consulte aqui o folheto com as carreiras locais.
Informações sobre os tarifários encontra-se aqui.

É pena já não ser gratuito para todos os menores e idosos como o era no projecto anterior de Teresa Zambujo. Mas pelo menos já circula.

Ai Portugal, Portugal!

Estádio Internacional de Al-Kahder

Portugal oferece Estádio a cidade da Palestina


O novo Estádio Internacional da cidade de Al-Kahder, nos arredores de Belém, Cisjordânia, cuja construção foi financiada por Portugal, através do Instituto Português de Cooperação para o Desenvolvimento (IPAD), vai ser inaugurado segunda-feira.

O recinto, uma oferta de Portugal aos desportistas palestinianos cuja construção custou dois milhões de dólares, tem capacidade para 6.000 espectadores, é certificado pela FIFA e dispõe de piso sintético e iluminação.A cerimónia de inauguração, que tem o alto patrocínio do presidente Mahmoud Abbas, abrirá com uma marcha de escuteiros locais, conduzindo as bandeiras de Portugal e da Palestina, e a execução dos respectivos hinos nacionais.

Já fechámos urgências, maternidades, centros de saúde e escolas primárias, mas oferecemos um estádio à Palestina. Devíamos fechar o Hospital de Santa Maria e oferecer um pavilhão multiusos ao Afeganistão. A seguir fechávamos a cidade Universitária e oferecíamos um complexo olímpico (também com estádio) à Somália e por último fechávamos a Assembleia da República e oferecíamos os nossos políticos aos crocodilos do Nilo.

E aqui está...

http://www.sportugal.pt:80/noticia.php?noticiaID=21735

(recebido por e-mail)

quinta-feira, 17 de maio de 2007

da caixa de comentários do "OEIRAS LOCAL"

Direct Current deixou um novo comentário na sua mensagem "Assembleia Municipal":


Os comentários do Sr. AMB foram apagados porque a administração do blog "OL" entende que este tipo de comentários que insultam instituições de utilidade pública como a "civitas" não devem fazer parte de um blog de Oeiras com carácter informativo, participativo, civilizado e público.

É relativamente fácil à administração apagar comentários ou ligar a moderação de comentários. Mas só o fazemos quando há uma razão forte para isso.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

E Barcarena, salva-se ou não?

São 2100 os novos fogos previstos, a construir em terrenos da Reserva Agrícola Nacional, de Barcarena, Tercena até Queluz-de-Baixo. Ia acabar por ter de falar disto mais tarde ou mais cedo, da guerra do Isaltino com o Conselho de Administração do Taguspark , e o mais recente projecto urbanístico do Grupo Espírito Santo também.

A verdade encontra-se presente na frase auto-explicativa de Isaltino Morais sobre este projecto:

"interesse manifestado por diversos proprietários em vir a desenvolver intervenções urbanísticas na área em causa e no interesse emergente em vir a consolidar a estrutura urbana dos aglomerados".

Podemos concluir que os "diversos proprietários" vão ganhar uma pipa de massa com a reconversão dos seus terrenos agrícolas para superfícies urbanizáveis. É aqui, na venda de terrenos, que se dão os maiores lucros. É normal haver rentabilidades a atingir os 80% ou mais, com a reconversão dos terrenos. A construção das habitações têm um retorno de 30%, espaçado pelo tempo de construção e venda, regra geral, 2 anos. É um modo de ganhar a vida.

Só para aguçar a curiosidade, apresento de seguida algumas fotos dos locais em questão. Uns já estão urbanizados, e noutros são objectos do plano de pormenor, um processo administrativo hábil de contornar o PDM e onde reside a grande parte do poder dos autarcas, mas que só deve ser utilizado se daí houver manifesto interesse público e não o interesse dos proprietários de terrenos.

Para mim é bastante claro que os vereadores do PSD ou a CDU devem apresentar uma queixa formal no I.G.A.T. ou no M.P, porque senão, estarão a ser coniventes com todo este processo. Não basta ficarem "assustados"... foi exactamente para este tipo de coisas que eles foram eleitos.


Os terrenos em questão, uma mancha verde da Reserva Ecológica Metropolitana que Isaltino Morais quer transformar em zona urbanizável.

Outra vista, onde se vê Tercena e Massamá, extensa mancha urbanizada, consolidada! É nisto em que Isaltino quer transformar o que resta do vale verde de Barcarena. É a força do "Habitar Oeiras"!

Aqui já se vê toda a mancha urbana, com as construções recentes de habitações junto à Fábrica da Pólvora e ribeira de Barcarena.

A terraplanagem da parte Oeste do Vale de Barcarena já começou, junto a esta vila, na extensão do sector 3 do plano de desenvolvimento do Taguspark.

Zona interior do sector 3 do plano de desenvolvimento do Taguspark.

Zona interior do "Cabanas Golf" que está a ser urbanizada com novas vivendas promovidas pelo G.E.S., área extensa que vai até junto da rotunda do Taguspark.

Futuros terrenos a serem urbanizados pelas vivendas promovidas pelo G.E.S.


A política de urbanizar terrenos outrora agrícolas acarreta um impacte ambiental, degradação da qualidade de vida, diminuição dos espaços de compensação e de refúgio ambiental, aumento do esforço nas redes de abastecimento de água, saneamento, electricidade e vias de comunicação.

Passando de um panorama de desenvolvimento policêntrico para um alastramento - ou consolidação segundo o ponto de vista de Isaltino - às áreas anexas, teremos uma mancha urbana onde os seus habitantes dificilmente poderão continuar a usufruir de um ambiente saudável, limpo e natural. Fica dado o alerta para as forças políticas responsáveis na questão e responsabilizáveis pela tutela se nada fizerem.

terça-feira, 15 de maio de 2007

CIVITAS DE OEIRAS


Caros amigos,


Abaixo segue a convocatória para uma reunião da Civitas de Oeiras que se realiza na próxima 5.ª feira (na FAPCO, sita na Rua da Junção do Bem, nº64 Oeiras - ver imagem em anexo).


Para quem não conhece a Civitas sugiro que consulte o sítio http://www.civitas.pt. Notem que, apesar de se tratar de uma organização de âmbito nacional existe a liberdade de os núcleos, como o de Oeiras, poderem desenvolver actividades locais de interesse para as populações.


Lembro que, se não fosse a intervenção cívica das populações de diversas localidades do nosso concelho, entre outros exemplos, já se teria construído uma Cidade Judiciária em Caxias, erguido um conjunto de imóveis em pleno Rossio de Porto Salvo, e construído um bloco de edifícios junto ao terreno previsto para o Parque dos Poetas (o mal-afamado Mamarracho dos Poetas) com um índice de construção igual ao triplo do que está regulamentado no PDM de Oeiras. Se não forem tomadas atitudes firmes, os atentados urbanísticos, ambientais e financeiros (como acontece com o SATU) podem continuar a suceder-se, sem que ninguém lhes ponha cobro.


Portanto, devemos continuar atentos e actuantes, não só na identificação dos problemas mas, sobretudo, na procura de soluções. Não nos opomos ao progresso. Pelo contrário, queremos que o nosso concelho se continue a desenvolver mas que esse desenvolvimento seja harmonioso, recuperando as partes mais degradadas, dando nova vida aos centros históricos que se encontram despovoados, criando espaços de coesão social e integrando minorias. Enfim, queremos um concelho onde todos participem.

A reunião de 5.ª feira está aberta a todos os interessados e é importante comparecer.

Cumprimentos,

João Lourenço

Contactos da Civitas Oeiras
Página do núcleo de Oeiras
http://www.civitas.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=30&Itemid=47

Email: civitas.oeiras@gmail.com

Blog: www.civitas-nucleodeoeiras.blogspot.com

...................................................................................

Caro Cidadão,


Realiza-se no próximo dia 17 de maio, quinta-feira, às 21:30h, uma reunião alargada do nosso núcleo Civitas de Oeiras (na Fapco, rua da Junção do Bem, nº64 Oeiras).

Ordem de trabalhos:

_A Civitas Nacional renovada.
_O Congresso
_Revisão da Agenda XXI
_O nosso núcleo
_Informações

É muito importante que compareça e participe. Traga amigos.



Visite o sítio do Mamarracho dos Poetas

http://www.geocities.com/mamarracho_dos_poetas/

(recebido por e-mail)

Assembleia Municipal

No passado dia 07.05.2007, teve lugar a continuação da Assembleia Municipal de Oeiras, donde constava da ordem de trabalhos, a eleição do representante das Juntas de Freguesia do concelho de Oeiras ao Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a realizar nos próximos dias 15 e 16 de Junho.

Os Presidentes de Juntas de Freguesia eleitos pelo PSD, apresentaram uma lista a votação, que mereceu os votos de todos os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.

Assim, com os votos favoráveis do PSD, PS, CDU e BE, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Linda-a-Velha e Algés, como efectivo e suplente, respectivamente, foram eleitos com 22 votos a favor.

A lista derrotada apresentada pelo Grupo de Cidadãos " Isaltino, Oeiras Mais à Frente ", obteve apenas 19 votos.

Tal facto, demonstra acima de tudo, que os diversos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, estão atentos aos desenvolvimentos políticos do concelho e que - contrariamente ao que se pretende passar - actuarão de acordo com os seus princípios, fiéis às suas bases, na defesa dos interesses das populações do Concelho de Oeiras.

Por último, demonstra o crescimento do interesse e importância da Assembleia Municipal como fórum de debate público e político, nomeadamente de oposição consciente e positiva às actuações do Executivo camarário e do seu Presidente.

De referir ainda que o Presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada - Dafundo, um independente eleito nas listas PSD, se apresentou a esta eleição como suplente na lista IOMAF.

domingo, 13 de maio de 2007

FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL


Palácio dos Aciprestes


A FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL festejou hoje o seu 13º Aniversário, no Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha, com a presença do Sr. Marquês de Pombal Sebastião de Daun e Lorena e Senhora.


O Presidente do Conselho de Administração Sr. Dr. José Tavares Salgado presidiu à sessão que abriu com o lançamento do Prémio Fundação Marquês de Pombal 2007 - "Inovação e Novas Tecnologias nas PME", a que se seguiu a palestra "A Cidadania e a Liberdade de Imprensa".


A numerosa assistência foi brindada com o Concerto "A Viagem na Nau do Tempo" pelo grupo de música antiga IL DOLCIMELO.


A encerrar foi servido um Carcavelos de Honra.

PARABÉNS



A minha oferta

com votos de
FELIZ ANIVERSÁRIO!
...e eu trago o Champagne!


Aos que fazem o Oeiras Local, colaboradores e leitores, os que comentam e os que não deixam pegadas, o nosso agradecimento por um ano de companhia.
Muitas FELICIDADES para TODOS!
tchim tchim!!!

À falta de...

patrocínio da "Oeiras 100%"...
Ofereço eu o bolo!

Muitos PARABÉNS e que CONTEM(os) MUITOS MAIS...!



sábado, 12 de maio de 2007

PARABÉNS A NÓS !

.

CONVITE

SUPER RAVE SUPER RAVE SUPER RAVE



Com os 'ARRE-TISTAS' do costume...

!!! OEIRAS LOCAL !!!

COMEMORAÇÃO DO I ANIVERSÁRIO

Dia 13 DE MAIO DE 2007
Das 00:00 às 24:00
Em http://oeiraslocal.blogspot.com/

!!! APARECE !!!

PATROCÍNIOS:

LANCHE IZIDORO,
RESTAURADOR OLEX,
BRYLCREEM
DET,
SILVO,
JUÁ,
SUNSILK

.

AGÊNCIA IMOBILIÁRIA

Já comprou o seu pedaço lunar?

1 ha por 25 euros.


sexta-feira, 11 de maio de 2007

DESAPARECIDA


A pequena Madeleine continua desaparecida desde a noite de 3 de Maio.
Se tiver informações ligue para um destes números de telefone:


289 884 500 , 282 405 400 , 218 641 000 , 112


quarta-feira, 9 de maio de 2007

terça-feira, 8 de maio de 2007

Sondagem Ota


Se tiver problemas a votar na versão Flash, use este link.

Nota explicativa:

Se escolher a opção da Ota, estará a confirmar a decisão política do actual governo.

Se escolher a opção da Margem Sul, candidata-se a uma viagem paradisíaca às ilhas Cayman, com tudo pago pelo Grupo Espírito Santo pelos serviços prestados à
Holding.

Se escolher a opção de Santarém, prepare-se que todo o sector turístico de Lisboa e do Oeste vai estar contra si - embora seja esta a opção que possibilita menores riscos ambientais, garante a expansão futura e menores custos terá para a operação das companhias aéreas.

Se escolher a opção da Portela, estará implicitamente a indicar que o tráfego aéreo excedente a médio e longo prazo terá que utilizar os aeroportos de Madrid, Porto, Beja ou Faro como alternativa. O sector ferroviário agradece-lhe mas o Stanley Ho é capaz de mandar a máfia de Macau cortar-lhe as mãos por ter deitado a perder um grande investimento imobiliário nos terrenos que iam ficar vagos na Portela.

Se escolheu a opção cancelado, parabéns, é um gestor competente e corajoso porque sabe tomar uma decisão difícil face ao actual cenário macro-económico. Mas deve tomar atenção de que ninguém da política está interessado em pessoas como você por não estar para prestar favores ao lobby da construção civil e do turismo em Portugal.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Mensagem do 33º Aniversário do PSD




Mensagem aos militantes em tempo de aniversário [07-05-2007]

Caro Companheiro, O Partido Social Democrata completou ontem 33 anos de vida.

Celebrámos o aniversário em Aveiro, através de um mega-jantar que juntou mais de 2 mil sociais-democratas.

Nesta data evocamos Sá Carneiro, prestamos homenagem à história do Partido e viramo-nos para o futuro.

Evocando Sá Carneiro, com saudade e emoção, lembramos o político de génio que, contra ventos e marés, fundou a social-democracia Portuguesa. Hoje, 33 anos depois, a melhor forma de evocar Sá Carneiro não é tanto falar dele; é sobretudo seguir o exemplo dele – coragem, convicção, credibilidade, vontade de mudar, apelo aos princípios e valores que formam o nosso ideário social-democrata e que fazem da política uma actividade digna e nobre.

Prestar homenagem à história do Partido é recordar a luta pela liberdade, o combate por uma democracia civil e pluralista, a determinação na entrada de Portugal na Europa, o empenho na modernização e no desenvolvimento de Portugal. Todos esses momentos, tiveram a marca do PSD. Todos os grandes períodos da nossa história democrática sentiram a influência do reformismo social-democrata e do espírito de mudança que caracteriza o nosso Partido.

É o legado do nosso fundador e a história rica do nosso património político que nos levam a encarar o futuro com energia e coragem.

Queremos ganhar 2009. E vamos ganhar. Mas não queremos ganhar a qualquer preço.

Queremos ganhar com ética e com credibilidade. A política Portuguesa precisa de ser credível.

Queremos ganhar agarrados ao trabalho, ao mérito e às convicções. Não agarrados aos lugares ou deslumbrados pelo poder.

Queremos ganhar para incutir no País alma, ambição e orgulho. Não nos resignamos perante o pessimismo, o atraso estrutural e o continuado afastamento de Portugal em relação à Europa.

Queremos ganhar dando esperança aos jovens, solidariedade aos idosos, fazendo uma aposta estratégica nas PME, investindo na classe média tão asfixiada de impostos, diminuindo a carga fiscal para atrair investimento e gerar emprego, mudando a sério na educação e dignificando os professores, incrementando a descentralização e valorizando o papel dos autarcas que a lógica centralista e controladora do Governo todos os dias tenta afrontar.

Para tudo isto o papel dos militantes – de cada militante – é essencial. Eles, os militantes, são o coração do Partido, o património mais rico deste grande Partido.

Com a sua ajuda o PSD não será apenas o melhor Partido Português.

Consigo, o PSD voltará a ser o maior Partido de Portugal.

Por isso, a minha homenagem maior é para os militantes sociais-democratas.

O seu exemplo é o nosso estímulo. O estímulo para fazer mais e melhor. Em nome da social-democracia. Em prol do futuro de Portugal.


O Presidente do PSD

Luís Marques Mendes


7 de Maio de 2007

in memoriam

domingo, 6 de maio de 2007

O cônsul honorário

Por estas horas já o ministro dos Negócios Estrangeiros deveria ter explicado com que critérios nomeou cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio um empresário que foi detido pela justiça brasileira e que nas últimas eleições financiou o PS. O financiamento do partido no governo dá direito ao título de cônsul honorário?

sábado, 5 de maio de 2007

oeiras cada vez mais rosa

OEIRAS, POIS CLARO... (III)
[670] «Em Julho do ano passado, Isaltino Morais anunciou que o PS is ter dois pelouros na gestão da Câmara de Oeiras. A coligação informal pós-eleitoral concretizada com o líder dos socialistas locais, Emanuel Martins, tornou governável a autarquia onde Isaltino não conseguira a maioria absoluta. E representou mais um ponto de união entre Isaltino e Emanuel, desde há pouco irmãos na maçonaria, na Grande Loja Legal de Portugal.»«O irmão de Isaltino Morais», António José Vilela (Sábado, 3.5.2007: 22).
# posted by PG : 4.5.07

BLOGUITICA

Uma questão de respeito

É verdade. Por uma questão de respeito, e na qualidade de co-administrador convidado, é no "Oeiras Local" que entendo dever explicar a minha algo prolongada ausência. Respeito por mim e pelos colegas Administradores deste "blog".
De facto, pelas mais diversas razões, tenho andado arredado da "blogosfera" e nem o meu próprio "blog" tenho actualizado. Questões de saúde (ou "altos e baixos" nesse bem precioso) por um lado, mas também razões de desalento com a mediocridade que campeia neste pequeno rectângulo à beira-mar plantado e/ou de um ainda mais pequeno espaço territorial chamado Oeiras, no qual está integrada a Freguesia de Paço de Arcos.
Não gosto de aplicar "brasileirismos" nos meus textos mas, hoje, não resisto a fazê-lo: Estamos todos "na maior, cara"...
Parece que vivemos no paraíso (ou no tal "oásis" que, um dia, alguém encontro, a exemplo da ausência de crise que outro "iluminado" anunciou despudoradamente).
Que me perdoem, os que me conhecem menos bem ou nem sequer me conhecem, mas estamos TODOS (a maioria, ao que parece) a padecer de espondilose e, por isso, a nossa coluna vertebral já não consegue manter-se erecta!
Certo! Admito que não estou (não tenho estado) nos meus "melhores dias", apesar das cinzentas mini-férias que decidi gozar. Pelos vistos, não foram suficientes, já que, saio e regresso, e os mesmos problemas persistem!
Oeiras, parada! Paço de Arcos, parado! Lisboa, parada!
Parada, é como quem diz, pois na capital do "reino" tudo se precipitou!
Li jornais na Net e pasmei... uma velhota de setenta e tal anos, doente, é condenada por roubar uma embalagem de cosmética! Legalmente, não posso discordar, claro!
O "engenheiro" que não é engenheiro continua a "endrominar-vos" a todos e... sobe nas sondagens!
Valentim Loureiro, convoca uma conferência de Imprensa... para queixar-se do aparato da PJ!
Isaltino Morais (é a primeira vez que me dirijo directamente ao Presidente com quem trabalhei durante quase dez anos sem problemas e a quem devo um favor não pedido mas jamais esquecido), segue, sereno, na sua cruzada de transformar o Município num grande bloco de betão... com girassóis à mistura! Emanuel Martins (liderzinho cada vez mais contestado no PS Oeiras), pseudo-inimigo figadal de Isaltino durante a Campanha 2005 (lembram-se do "Livro Negro do Verbo Isaltinar?"), presta bacocas declarações aos jornais (como frisei no meu "blog"), alegando que o "acusado" (e já não apenas "arguido") tem tão só "um problema pessoal"!
Isto tudo, meus Amigos, é de bradar aos céus e, confesso, inibe a vontade de alguém (estúpido, admito) que ainda acredita que é possível fazer Política Séria... a Sério!
Inibe, frustra, desmotiva e, sobretudo, cansa!
É que, cansa mesmo "remar contra a maré"!
Em Paço de Arcos, passa-se exactamente a mesma coisa... Mas isso, perdoem-me, explicarei no meu "Pinhanços Dixit". É uma "luta" mais privada, como compreenderão! Já ninguém "liga" a nada e tudo vai bem em terras de "D. João Serrano"!
Por último, "explode" o esperado "caso" Câmara Municipal de Lisboa!
Carmona Rodrigues (que continuo a achar o menos culpado e envoldido de todos), é ouvido no MP. Vai a Londres, dar uma olhadela a uma exposição de motos antigas. Está no seu direito!
Chega, conversa com Marques Mendes, e aceita renunciar ao mandato. Sim: tenho a certeza de que aceitou, como tenho a certeza de que está inocente!
Baseado nessa "lealdade", Marques Mendes anuncia nas televisões que Carmona vai renunciar e a Câmara de Lisboa irá a eleições intercalares!
Não duvido, nem por um milésimo de segundo, que foi assim... ou não tivesse o privilégio de conhecer bem e pessoalmente o Dr. Marques Mendes. Mesmo que não o conhecesse bem (e não é o caso), seria possível acreditar num suicídio político frente às câmaras da televisão?
Nunca, jamais, em tempo algum...!
Para mim, o Prof. Carmona Rodrigues cometeu (pelo menos) um erro! Não denunciou, em tempo certo, quem o queria "tramar". Santana Lopes? Helena Lopes da Costa?
Não só... Carmona Rodrigues teve a coragem e a paciência de "aturar" atoardas quase diárias, vindas de todos os quadrantes políticos: uma facção do próprio PSD, o PS, a CDU e o inenarrável deputado do BE (Zé Sá Fernandes), a quem, um dia, os lisboetas irão (deverão) julgar também na "praça pública" pelos gravíssimos problemas que impôs à Edilidade e trouxe a Lisboa, sempre sob a "capa" do menino bonzinho que só queria o bem para a Cidade.
Quantos milhões custou esse senhor aos cofres da CML? A troco de quê, teremos de perguntar um dia?
A Marques Mendes, sério, recto, credível, homem de uma só palavra, encurtou-se o caminho. A única solução possível, foi aquela que, com CORAGEM de desprendimento, tomou!
As "luzes do poder" não o ofuscam! Já "deu, para esse peditório"! Não precisa provar mais nada!
É Marques Mendes como sempre tive a HONRA de o conhecer! Corta a direito e não espera benesses das suas decisões.
Teria sido tão mais fácil "assobiar para o lado", fingir que não via nem ouvia, e certamente voltar a ganhar Lisboa para o PSD.
Não! Não é isso que o faz correr!
A sua palavra é apenas uma! Os seus compromissos são com a Verdade, com a Trasparência, com a Credibilidade (de cuja falta, tanto se queixam e descrêm os eleitores)... com Portugal!
Entendo-o perfeitamente. Ganhar por ganhar; ganhar a qualquer preço, não são as suas metas, porque ele - tal como eu, humilde militante do Partido Social Democrata -, sabemos que o Povo que elege não é estúpido... Sabe ler nas entrelinhas e tomar a decisão certa no momento certo!
Será que PS, CDU, CDS-PP e o "tal" deputado do BE teriam a mesma coragem?
Duvido!
Guerrilha, é a arma dos cobardes... e foi isso que aconteceu em Lisboa.
dois pesos duas medidas



oeiras
em
cor de rosa
encarnada


imagem cais da linha