sábado, 2 de agosto de 2008

Algarve - Banco Alimentar contra a fome




Falta de leite motiva recolha extraordinária do Banco Alimentar Contra a Fome


O Banco Alimentar Contra a Fome promove, este fim-de-semana, uma campanha de recolha extraordinária no litoral algarvio, devido ao facto de a região enfrentar problemas de «fome crescente», faltando sobretudo «leite».


Teresa Cavaleiro, do Banco Alimentar Contra a Fome, apresenta as razões para lançar a recolha extraordináriaTeresa Cavaleiro diz que cada vez há mais pessoas com fome no Algarve

Em declarações à TSF, Teresa Cavaleiro, uma das responsáveis pelo Banco Alimentar Contra a Fome no Algarve, disse que a iniciativa, que vai decorrer numa altura em que a região recebe muitos turistas, vai recolher todo o tipo de alimentos, ainda que a entidade necessite sobretudo de «leite».


«Estamos com falta de leite», porque a validade do leite recolhido na campanha de Maio «vai terminar» e o Banco Alimentar Contra a Fome só vai realizar outra campanha «a nível nacional» em Dezembro, explicou.


Teresa Cavaleiro adiantou que os alimentos recolhidos vão ser distribuídos no Algarve, mas não só entre pessoas pobres, tendo em conta que a instituição tem vindo a receber cada vez mais pedidos de ajuda de trabalhadores da classe média, que enfrentam problemas de endividamento.


Nota Breve - Esta notícia não diz, certamente, respeito a Portugal, pelo menos não ao Portugal do sr. sousa, onde tudo está bem, a economia é florescente, não há desemprego, - foram criados 150.000 postos de trabalho - e o fosso entre os que mais têm e os que nada têm é cada vez menor.

14 comentários:

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Claro que não!

A notícia diz respeito a um qualquer país africano e apenas africano que é onde estas coisas se veem com regularidade.

Aliás, aquelas notícias surgidas aqui há uns 15 dias atrás, de que as Misericórdias estavam a receber cada vez mais pedidos de ajuda alimentar por parte de gente que tem trabalho - e trabalho razoavelmente pago - mas, mesmo assim, não consegue meter "pão" na mesa da família, essas notícias, dizia, são todas mentirosas e só prentendem desestabilizar.

Abraço

Ruben

Anónimo disse...

É de facto um país estranho em que muitos desses pedidos de comida da classe média vão por e-mail, porque passar fome ainda vá, agora cancelar a internet em casa é que nem pensar!

JM

meninaidalina disse...

Escrevia Agostinho Fortes em 1925 " Muito se tem tentado entre nós, em favor das classes privadas dos dons da fortuna . Mas, infelizmente, o que tanto a acção publica como a privada têm conseguido neste ramo do problema social é tão pouco eficaz que deixa a impressão de que a miséria é cultivada com ternura, amor, e dedicação , como planta rara e sem preço, de modo a garantir a existência de certas instituições e justificar corações bondosos e altruístas que se apressam a socorrer os seus semelhantes miseráveis .
Passados estes anos todos , parece evidente que os consideráveis recursos públicos e privados despendidos não foram ao cerne da questão e do problema . Em Portugal as aparentes soluções passaram quase sempre por definição de algumas políticas sociais , certamente importantes , mas relegou-se para as poeiras da indiferença que as soluções também dependessem das políticas económicas. Quando a política económica não consegue conjugar o crescimento com a distribuição , não devemos esperar que as desigualdades resultantes da actividade económica sejam compensadas por política redistributivas . Estas jamais poderão eliminar as desigualdades . É por estas e tantas outras, que no hoje, sentimos que cada vez mais somos uma sociedade de pobres e a pobreza começou a alastrar às classes médias . E espantamo-nos . Porque agora somos muitos envolvidos e embrenhados, tão somente , na luta pela sobrevivência, num clima de incerteza e insegurança . E nesta luta desesperada e desigual perdemos objectivamente a cidadania . Não pensamos nem equacionamos outras formas de desenvolvimento das sociedades .
E pergunto eu : a quem serve e se destinam os meios de bem-estar que o progresso vai produzindo ? O avanço tecnológico deve servir como instrumento de bem-estar ou como causa de degradação humana e de sofrimento ? Qual a dimensão ética numa sociedade de desperdício ou seja a não utilização de recursos humanamente válida e justificável.
Muito do que se faz, é necessário para minimizar a situação de privação que alguns, muitos, se encontram e até minimizar sofrimentos inerentes à privação . Mas, o problema não está no que se faz , mas naquilo que fica por fazer .

Isabel Magalhães disse...

O anónimo [2 de Agosto de 2008 9:52] pode ter parcialmente razão mas falta-lhe alguma elasticidade para 'ir mais além'...
Já ouviu falar em contracto de fidelização de 12 meses que os operadores de telemóveis e os fornecedores de serviço internet, - adsl, cabo, etc. - obrigam aquando da assinatura do contracto?
Consegue imaginar o que será ter assumido compromissos, compra de apartamento, viatura, e, depois, de repente, não poder fazer face à despesa? Eu consigo imaginar e peço a Deus que nos poupe de tal situação.

Isabel Magalhães disse...

Viva, Ruben;

Talqualmente! ;)


Outro []

I.

Isabel Magalhães disse...

'Dona Anunciação';

Excelente contributo. Obrigada.

I.

Jorge Pinheiro disse...

Estas iniciativas são sempre de louvar.

Unknown disse...

.

Isabel,

... e acrescento que eu próprio já fui solicitado, diversas vezes, por familiares, amigos e conhecidos para ENVIAR EMAILS em nome deles para tratarem de determinados assuntos, devido a NÃO TEREM COMPUTADOR.

E ESTA, HEIN ?!

Eu sei que é difícil mas... HAJA BOM SENSO.

.

Anónimo disse...

Mas , agora vão ter todos computadores , nem que recorram ao Magalhães, que o estado vai oferecer as famílias com crianças. Mas atenção que a net também terá um contrato de fidelização de 12 meses. LOL

Isabel Magalhães disse...

"o estado vai oferecer as famílias com crianças" sic.

Vai oferecer as famílias com crianças??!! E quem é que as quer? ;)

Unknown disse...

.

Num país - Portugal - com uma população cada vez mais ENVELHECIDA, o des-governo vai ter que escarafunchar muito para encontrar CRIANÇAS a quem oferecer aquela bostada...

.

Anónimo disse...

Ora, há famílias em que cabe sempre mais um e se vier com computador acoplado melhor ! LOL

Isabel Magalhães disse...

Na grande e conhecida família 'Rosa' cabe sempre mais um e, desde que diga 'amén', tem JOB garantido! ;)

Isabel Magalhães disse...

J;

Parece que o 'portátil' não é assim tão mau! Está em uso na Europa, há alguns anos, e o resultado é satisfatório. ;)