quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Porque lhe cresce o nariz?

O governo que temos, é useiro e vezeiro em anunciar aos quatro ventos, em grandes parangonas, aquilo que fez, aquilo que faz e aquilo que irá fazer (fará?), "esquecendo-se" apenas que, a maior parte das vezes, a forma não corresponde ao conteúdo; isto é, mente descaradamente...!

(Esta do "mente descaradamente", saíu-me e até gostei).

Para quem tenha dúvidas, pretendo dissipá-las com dois exemplos:

1.º - Lembram-se da "promessa" recentemente feita de que os Passes Sociais NÃO IAM AUMENTAR de preço? Pois é, mas a realidade é bem diferente e tive a prova provada no passado dia 1 de Agosto, numa carruagem de comboio em que viajava!
Para meu espanto, e sem exagerar, cerca de 90% dos passageiros viajava sem título de transporte válido, aos quais o chamado "revisor", "picas", ou como o queiram designar, ia alertando, sem aplicar qualquer coima. Vá lá!
Passado o momento de indignação dos passageiros, percebi qual o "busilis"...
Até ao "anúncio" do não aumento, o Passe Social tinha a validade de um mês; após o "anúncio", esse mesmo passe, passou a ter a validade de 3o dias. Ou seja, título de transporte adquirido no dia 1, tem validade até o dia 30 desse mesmo mês; se o dito tiver 31 dias, o "Zé pagante" tem de adquirir novo título ou, em alternativa, comprar bilhetinho para o dia que sobra!
"É só fazer as contas", como diria o "outro engenheiro"...
Segundo percebi, ninguém sabia disso, porque "alguém" se esqueceu de o anunciar/divulgar com as mesmas parangonas da encapotada mentira!
Digam-me lá: o Passe Social, aumentou ou não aumentou?

2.º - Em enormíssimas parangonas, este governo que temos anunciou também (em tudo quanto era sítio, como o "Oeiras Local" já referiu), a aquisição de 500 mil unidades do "portuguesíssimo" computador "Magalhães". Até aqui, tudo bem e até parecia que este governo que temos havia, finalmente, acertado. Mas não é que falhou e mentiu despudoradamente?
Lá voltam as vossas dúvidas...
Sendo assim, vejamos o que se publica e anuncia por aí!
Magalhães, o mais escandaloso golpe de propaganda do ano
Os noticiários abriram com pompa e circunstância anunciando o lançamento do "Primeiro computador portátil português", o Magalhães.A RTP refere que é "um projecto português produzido em Portugal". A SIC refere que "um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel" e que a "concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnologico." Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC, é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon. As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o Magalhães e algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem blogues atentos. Na imprensa salvou-se, que eu tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: "Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto."Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.
Nota: uma vénia para o Caldeirada de Neutrões.
Ora digam lá, metendo a mãozinha na consciência: este governo que temos, mente ou não mente despudoradamente?
(gostei desta, também... mentir por três vezes seguidas, é obra!)

18 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Rui;

E eu gostei do seu artigo. É bom quando alguém dá 'A César o que é de César' ou 'tira' ao sr sousa aquilo de que ele se apropria para servir a sua (dele) politiqueira mentira.

Anónimo disse...

Os anti-Socrates buscam sempre o acessório e esquecem o principal.
Toda a gente sabe que hoje uma grande parte dos fabricantes usam diversas marcas para a venda de produto igual ou semelhante. Quem não se recorda da Rover?
Ora o principal é que os computadores, vão ser postos na "rua", nas escolas, nas casas dos jovens.
A dor de cotovelo é danada.
Fiquem com a "Velhinha do Restelo" que hoje diz uma e amanhã diz outra diferente.
SLBento

Anónimo disse...

Aqui esta foi apanhada com a coisa dos 30 dias no passe. Mas só agora percebi ou talvez não dada a minha pequena caixa craniana. Meti-me no autocarro no dia 31 de Julho. Tinha carregado o passe de 3ª idade no dia 1 de Julho para o mês de Julho e naquele dia deu vermelho. Então a motorista informou-me que os carregamentos são para 30 dias e não o mês. Tive de sair; amavelmente a motorista deixou-me ao pé das bilheteiras.
Só o L1 é que dá senha para colar e dá 31 dias esclareceram-me. Estou a pensar: então em Fevereiro o passe é mais barato????
Clotilde

Rui Freitas disse...

Permitam-me que responda num "três em um":
Amiga Isabel: obrigado pela sua habitual perspicácia;
Amiga Clotilde: "tome lá, que é para aprender..." e, já agora, boa questão... E em Fevereiro?
Ao "Anónimo" ofendido: é assim "a modos" que um "Magalhães linha branca", ou genérico, não?
A terminar, uma rectificação: onde escrevi 1 de Agosto, queria naturalmente escrever 31 de Julho, claro! As minhas desculpas!

Anónimo disse...

Senhor Rui, falar mal é fácil, fazer é que é difícil. E o senhor é especialista nisso, pois não fez nada em Paço de Arcos.
Agora está a tentar mostrar aqui neste blog de 5ªcategoria que é muito bom, mas mesmo assim não está a conseguir.

O Cu de Oeiras disse...

Eu digo assim:

"Este demente mente descaradamente"

Anónimo disse...

Concordo com o rui fretes. As verdades são para ser ditas. Todos os políticos têm interesses monetários e pessoais. Os bons não vão para a politica.

Rui Freitas disse...

Por norma, não costumo responder a comentários sem nexo ou sentido, como os aqui colocados pelo "rui frete" e pelo "rito labarito" mas, como hoje até estou de mau humor, aqui vai...
"rui frete", falar mal á tão fácil, que apenas pode ser ultrapassado pela cobardia de um "pseudónimo". Os HOMENS, HOMENS a sério, dão a cara nas suas críticas... Os cobardes, fazem como você! Se não fiz nada em Paço de Arcos (leia-se, Junta de Freguesa), que dizer dos "génios" do actual mandato? Além disso, se o OEIRAS LOCAL é um blog de 5.ª categoria, porque o incomoda tanto?
Pense nisso, embora pensar não seja o seu forte, como se constata!
"rito labarito", não posso estar mais de acordo consigo: "as verdades são para ser ditas"! Por isso não as calo nem ninguém me fará calar... mas já tentaram!
Não me considero um político, mas sim alguém que gosta de fazer política; a sério, com seriedade, com honestidade. Não conheço outra forma de estar na política, que é como quem diz, na vida! Quanto aos interesses monetários e pessoais, presumo que desconhece em absoluto o que é ser Autarca numa Junta de Freguesia. Mais "acima"; não sei nem quero saber. Sou e quero continuar a ser um Homem bom, honesto, com palavra e não um oportunista igual aos que venho a "conhecer" nos anos recentes!
Finalmente (porque os últimos são os primeiros), deixo um abraço ao amigo Boavida... Conseguiste bater o meu recorde! Gostei do "Este demente mente descaradamente". Nota 100!

Anónimo disse...

Para o «rui frete»:

Poderia Vexa fazer o favor de dizer «à gente» qual é o seu blog? Não é por nada, é só para lhe podermos atribuir a categoria respectiva, ou será que nem categoria tem para ter e manter um blog?

Anónimo disse...

O tipo «é demente e mente descaradamente» num país de dementes que votaram nele e que enchem a boca para dizer que nunca estivemos tão bem.

Anónimo disse...

Rui de Freitas, sobre a linha branca, disse.
Sobre o cerne da questão, ficou-se nas covas. Se não fosse a "linha branca", muitos portugueses não tinham ainda grande parte dos seus electrodomésticos. Por culpa do Sr Sousa. Talves se tenha esquecido o Sr Freitas que qaundoo senhor professor Cavco Silva foi para o governo, após Matio Soares ter livrado este pais da banca rota, recebem o preço do petróleo em baixo, o dolor em baixo e dinheiro nos cofres do Ministério das Finaças. Cavo e Ferreira Leite, nem a "linha branca" conseguiram colocar em acção. O pápaó do grande deficit quem foi, o sr Prof Cavaco Silva.
SLBento

antonio manuel bento disse...

Bom dia a todos, adormecido mas não esquecido! Continuo presente e atente a este espaço que tanto gostop e prezo. Esta minha intervenção prende-se apaenas com o propósito de afastar mal entendidos e suspeitas - sei que habituais - nomeadamente quanto ao anónimo de cima que assina com nome de Bento. Afirmo que nada tenho a ver com o sujeito.

Atentamente,

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Ruvasa disse...

Viva!

Axcho que a Isabel deve exigir uma reparação *a altura, com declaração nos jornais e indemnização choruda.

Dar o nome "Magalhães", como se fosse o pioneiro dos pioneiros a uma coisa requentada é, na verdade, algo de inconcebível e só de quem... Desculpem mas não digo o resto.

Ruben

Isabel Magalhães disse...

Resposta ao comentário [11 de Agosto de 2008 10:12]

Quem não deve, não teme.
No O.L. sabemos quem é quem e o anónimo 'SLBento' está identificado.

Isabel Magalhães disse...

Amigo Ruvasa;

'Indemnização choruda'?! Com tantos Magalhães que há no país não deve dar um euro per capita...! ;)

Estou a lembrar-me da senhora a quem foi atribuído um euro mensal de acerto do complemento da pensão de reforma e que lhe é pago de cinco em cinco meses... por questões logísticas.

Tb me recordo de quando Cavaco Silva era PM e deu de aumento, do subsídio de alimentação aos funcionários públicos, doze escudos e cinquenta centavos. Só por curiosidade, à época o preço da 'bica' era precisamente Esc. 12$50. Fiquei tão feliz por poder beber mais uma 'bica' por mês...

Tb me lembro quando Mário Soares tirou 28% do 13º mês dos funcionários públicos (não estou certa se foi só aos funcionários públicos) para equilibrar as finanças do 'reino'.

Moral da história: sempre 'liquessados' e mal pagos.

Quanto ao produto 'requentado' é PUB enganosa, e nem a DECO nos vale. ;)

Rui Freitas disse...

Pensei seriamente em não me dar ao trabalho de responder ao "anónimo" de 10 de Agosto de 2008 15:03... Mas lá vai!
1.º - Quando p Prof. Cavaco Silva chegou ao Governo, esse sim, recebeu um país à beira da banca-rota, recuperou-o e fê-lo progredir;
2.º - Banca-rota porquê? Pela "magia" do sr. dr. Mário Soares. A se não fosse o FMI?!?!? Ou já esqueceram?
3.º - Para não atirar mais areia para os olhos, aconselho o "anónimo" a aprender a fazer contas: dólar alto é diferente de dólar baixo, como agora; petróleo a subir vertiginosamente é muito distinto de estar a descer cada vez mais (o facto de isso não se reflectir no preço da gasolina em Portugal, é puro pormenor, não é?);
dinheiro nos cofres à custa de mais e mais impostos, é bem diferente de dinheiro nos cofres à custa de crescimento económico...
Mas, como até há pessoas que gostam de ser masoquistas... Então que fiquem com esses "brilhantes cérebros". O problema é que eu não votei neles, mas tenho que "apanhar com eles".

Anónimo disse...

Qundo estou de mau humor dou um passeio por este Blog. É assim como o retiro da Santa Casa onde os "compadres" se encontram para jogar à bisca lambida. Aquele senhor a quem chamam Rui Fretes deve ser alguem que já passou pela JFdePaço de Arcos e que ainda anda com uma dor de cotovelo por ter sido "corrido". A raivinha de dentes, ainda lhe continua a atormentar o fisico e alma apesar da idade.
Só para lhe avivar a memória, quando fala que Cavaco Silva é que fez tudo de bom para este país. Pois foi, mas recorde-se que foi graças à estratégia e aos amigos de Soares que Portugal e Espanha entraram pelas portas da Europa em simultaneo.
A propósito, será que se recorda de ter que ir de madrugada para as bichas para comprar gasolina, recorda-se dos cortes de energia electrica durante horas ? Não era para economizar. Era por não haver divisas para a pagar o "pitrol"
Fique-se lá com a vossa terúlia de lamúrias entre vós e de mentiras contra o Sr Sousa. Por muito mal que tenha feito, que se pode dizer de Barroso e Santana Lopes.
Conflituoso da Silva

Anónimo disse...

Isabel Magalhães fala num deste comentários que tal anónino está identificado.
Parece que quer voltar aos tempos da PIDE.
Existe neste Blog o "controle" dos comentários, o que é lamentável.
Pois os mesmos só deveriam ser retirados à posteriori.
Ora se o comentário foi colocado sem restrições, é porque não terá nada de anormal e inofensivo.
Não será ?