terça-feira, 26 de agosto de 2008

Loteamento dos terrenos da Fundição de Oeiras

Da caixa de comentários

http://oeiraslocal.blogspot.com/2008/08/isaltino-morais-suspendeu-projecto-da.html

expressodalinha disse...
... E ainda a procissão vai no adro, como tenho repetidas vezes dito. Convém não desmobilizar agora, porque a suspensão é meramente técnica. A CMO comprou uma guerra com o exército, por estupidez e arrogância, ao considerar fora de prazo uma resposta. Como se sabe, para o exército (e outras entidades públicas) não há prazo (coisa completamente aberrante e anti-democrática, mas que neste caso dá jeito). Sucede que esta suspensão mais não é do que uma trégua para negociar. Ou seja, cortar dois ou três andares e dar umas contrapartidas.Interessante, também, será apurar quem são os consultores do BES e saber que papel tiveram na elaboração do Programa OEIRAS XXI.Interessante, ainda, será saber quem integra o capital social da INVESFUNDO que é a dona da urbanização projectada.Interessante, finalmente, será saber como vai ser justificado o índice de 1,84% para aquela zona e a razão porque se atribui interess turístico.Depois, e para acabar, convém desmontar a falácia camarária de que as contrapartidas da obra vão, finalmente, resolver o problema do Largo da Estação e do estacionamento envolvente. Sucede que essas obras são prioridade pública e já há muitos anos deviam estar resolvidas, sob pena de o Dr. Isaltino sair da Câmara com o epíteto de GRANDE ENTUPIDOR DE OEIRAS!
24 de Agosto de 2008 21:33

40 comentários:

Unknown disse...

.

TOMA LÁ QUE JÁ ALMOÇASTE !!

É ASSIM MESMO !!

.

Anónimo disse...

Oeiras vai ultrapassar este impasse o projecto vai acabar por ser construído. Não podemos tolerar que o estado centralista impeça projectos que por si só vão contribuir para o crescimento de Oeiras.

Anónimo disse...

"... vão contribuir para o crescimento de Oeiras."

Os tumores e os cancros também crescem e isso não faz deles coisas boas e positivas.

Só não vê quem é cego... ou demasiado estúpido... ou então tem interesses na negociata!

JP

Anónimo disse...

Se é amblíope, pode ir ao meu programa ....
Mas querem ver que é por isso que o sr. Isaltino quer torres tão grandes... é que só assim certos "amblíopes funcionais" as podem ver...

Anónimo disse...

Essas respostas denotam uma grande aversão à mudança por parte de quem as produziu. O mundo muda, as cidades mudam e quer queiramos quer não o progresso é inevitável.

Clotilde Moreira disse...

expressodalinha,

Apesar do que alguns dizem, muitos mais desejam uma zona aproveitada com bom senso e que traga uma verdadeira qualidade de VIDA. O desenvolvimento não é só betão nem ganhos fabulosos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Nem tudo é progresso. Por exemplo, não é progresso impedir projectos cujo o objecitvo é valorizar ainda mais o concelho de Oeiras. Esta gente nunca deve ter saído de Portugal, só pode. Desde quando é que um projecto que contempla a construção de escritórios e de espaços comerciais é mau. Este projecto vai contribuir para a revitalizaçao das zona e atrair mais empresas.

Segundo a opinião dos destes iluminados também não se devia ter feito o Parque das Nações. Deixava-me lá uma zona industrial decadente que seguramente tem muito melhor aspecto do que uma zona totalmente requalificada.

Anónimo disse...

Errata:

Linha 2 - deve ler-se objectivo onde está objecitvo;

Linha 8 - deve ler-se Deixava-se onde está Deixava-me.

Anónimo disse...

"... também não se devia ter feito o Parque das Nações..."

Que, como todos sabemos pelas notícias, foi um elefante branco, só tem dado problemas, é um esterco urbanistico às moscas, e não resolveu problema nenhum!

Você é mesmo cego que nem uma toupeira... FÓNIX! Há jaulas vagas no Jardim Zoológico...

JP

Anónimo disse...

Vai-me então dizer que não fazia falta um espaço como o Parque das Nações em Lisboa? Se diz que o Parque das Nações é um esterco urbanístico então imagino o que dirá do resto da cidade de Lisboa.

Segundo a sua opinião tudo o que é novo deve ser um esterco. A meu ver isso chama-se uma mentalidade retrógrada e aversa à mudança. E depois os outros é que são os animais.

Anónimo disse...

Querida Júlia Pinheiro,

Não se exalte!

O anónimo, ao que se lê, tem a mioleira tão empedernida que nada lhe dará flexibilidade de espírito e capacidade analítica.

Esqueça. A inteligência não é para todos...

T. Campilho
astróloga-socióloga

Anónimo disse...

Querida Júlia Pinheiro,

Não se exalte!

O anónimo, ao que se lê, tem a mioleira tão empedernida que nada lhe dará flexibilidade de espírito e capacidade analítica.

Esqueça. A inteligência não é para todos...

T. Campilho
astróloga-socióloga

Anónimo disse...

Voltei aqui hoje e estou a reparar que há pessoas que estão a defender "construção de escritórios...", "atrair mais empresas..." que parece ser palavras encomendadas.
1º - Já há no Municipio de Oeiras muitas áreas específicas de escritórios além de outros dispersos e há tb um número deles vazios;
2ª - Atrair empresas é preciso que elas existam e - de acordo com as informações da comunicação social -todos os dias fecham, encolhem ou deslocalizam-se. Como há ainda área construidas para ocupar...
3º - Ter os pés bem assentes na realidade: o espaço da ex-Fundição tem muitas potencialidades para ser um marco importante na vida da Vila de Oeiras mas não precisa de ser só imobiliário e torres.
4º - Continuarei a acompanhar o O.L.

José da Mota Carvalho

Anónimo disse...

Esse anónimo, é coitado…

Ele só deve é ter saído de Portugal, foi para as favelas do Rio de Janeiro ou para o musseque do Kazenga em Angola, ou outro bairro popular africano.

Ele nunca dever ter ido a nenhuma moderna cidade do mundo civilizado. Se o tivesse feito mesmo aqui na Europa, sabia logo, que Portugal é o cú e o mau cheiro do urbanismo, que herdamos da ocupação romana, infelizmente.

O que o IOMAF quer fazer em Oeiras é enterrar o povo, e vivo!
É isso que ele faz há 23 anos.

Desses «oeirenses» da trampa, estamos nós povo de cá, cheios e pelos cabelos, quem dita o progresso da Nossa Terra somos nós, porque na vossa terrinha são vocês.

O que o IOMAF e o I.Morais têm feito é roubar e explorar Oeiras e o seu povo genuíno.

Afinal essa gente é inimiga do Povo, os que nos roubam e sugam e aqueles que defendem esse tipo de exploração a que ignorantemente chamam de «progresso».

BASTA, irra já é demais.

Povo Livre

Jorge Pinheiro disse...

Surpreendido pelo destaque dado a um comentário meu feito num post anterior, agradeço à Isabel e apenas quero mais uma vez referir que não vale a pena exaltações. As pessoas tem opiniões diferentes e algumas por razões que não são facimente explicáveis. Num momento em que o mundo se interroga sobre a sustentabilidade das cidades (e isso passa muito pela mobilidade e acessibilidades)e em que a CMO aprovou a 26 de Março o programa Oeiras 21+, inserido na AGENDA 21, tendo mesmo indicado Nova Oeiras como o "Bairro 21" (um dos projectos a lançar, juntamente com outros 9), é estranho que queira avançar com a Fundição, naqueles moldes. Eu não tenho qq ligações sentimentais à Fundição. Defendo mesmo que os barracões sejam derrubados e nem sei para que querem a sede que vai ficar de pé e valorizada em 1,1 milhões de euros. Para quê? Não se sabe! A CMO não diz! Agora 1,89% (quase 4 vezes a média do concelho) de índice de construção, com um malabarismo jurídico que confere interesse turístico ao local, mais escritórios e condomínios fechados (é que se não sabem, cada 2 blocos constituem um condomínio fechado), fracamente é, no mínimo, aberrante. O anónimo nº 1 ainda não percebeu que é ele que está a fazer o papel de Velho do Restelo. Isto já não se usa!

Anónimo disse...

O facto é que há aqui muita gente que não aceita a realidade como ela é. Vão me dizer que só em Portugal é que se transformam antigas áreas industriais em zonas comerciais e de escritórios? Este tipo de projectos existem em todo o mundo.

Portanto, os comentários que aqui são vistos só podem dever-se ao desconhecimento das pessoas que nunca visitiram outros países no mundo. Vão aos Estados Unidos, ao Canadá, à Holanda, à Bélgica, à Alemanha, ao Reino Unido, etc... e abram esses olhos.

Isto não se trata de uma questão de inteligência. Trata-se de uma questão de analisar as questões de forma independente e não à luz de interesses obscuros.

O projecto é da autoria do Sua Kay um arquitecto com experiência e bons trabalhos. Ele sabe o que está a fazer ao contrário das pessoas que aqui falam sem saber. A prova disso é que foi contratado para desenhar vários edifícios detidos for fundos internacionais de investimento imobiliário.

Como já tinha referido, o progresso é inevitável e portanto é tudo uma questão de esperarmos e vermos como se irá desenrolar a história.

Anónimo disse...

Exemplos:

BELLEVUE, WA

http://en.wikipedia.org/wiki/Bellevue%2C_WA

http://img159.imageshack.us/img159/6900/bellevueheader3kp.jpg

http://img150.imageshack.us/img150/3097/bellevuetowers2qi.jpg

http://img323.imageshack.us/img323/4428/washingtonsquare6vs.jpg

http://www.thebravern.com/renderings/rendering-northwest2-lg.jpg

http://www.thebravern.com/renderings/rendering-northeast2-lg.jpg

http://www.bravernresidences.com/gallery/images/1.jpg

http://img239.imageshack.us/img239/8337/ashwoodcommonsiisy1.jpg

http://seattletimes.nwsource.com/ABPub/2007/08/31/2003859667.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e324/Seattlefreeskier/Bellevue%20Development/Summit.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e324/Seattlefreeskier/Bellevue%20Development/4BellevueCenter.jpg

http://i77.photobucket.com/albums/j73/RandyLucas425/DSC02557.jpg

http://aycu11.webshots.com/image/34490/2002554005274157709_rs.jpg

http://www.sclaterpartners.com/images_proj/LSE-NWa1%20(3).jpg

http://www.sclaterpartners.com/images_proj/LSE-SWa1%20(3).jpg

http://www.amaa.com/_uploads/photo/project/195_lg1_AvalontBellevue_01.jpg

http://www.amaa.com/_uploads/photo/project/195_lg2_AvalontBellevue_02.jpg

Rendam-se ao mundo civilizado. Ainda têm muito que aprender. Deviam deixar de ver a SIC e a TVI. Saiam desta mediocridade que é Portugal e conheçam outras realidade.

Clotilde Moreira disse...

Leram o Jornal Público de 22 de Agosto pág 10 e a pág 6 de 24/8? Eu como sou um bocado "lerdinha" tenho estado a ler devagar pois há várias afirmações que me dão esperança de já se começar a pensar numa perspectiva superior aquilo que um senhor anónimo ainda defende.
Clotilde

Jorge Pinheiro disse...

O Anónimo só pode ser arquitecto! Olhe que transformar os barracões em lofts ou ateliers para artistas ou outra utilidade cultural não foi nada que não tivesse sido proposto ao tio Isaltino. Mas, sabe, não dava rentabilidade ao Zé Guilherme, nem aos apaniguados do BES. Por isso, mais do mesmo. Muito moderno. É o progresso... Os sites enviados já têm uns anitos, não é?

Anónimo disse...

Os projectos que coloquei aqui são recentes. Alguns ainda nem começaram a ser construídos.

Jorge Pinheiro disse...

Cara Clotilde, eu não tenho esperanças nenhumas. Contra os "grandes senhores do capital" já devidamente distribuído ou a distribuir, pouco há a fazer. Agora vai-se entrar no jogo do cigano, menos dois andares, menos três... Em breve teremos muitos anónimos a morar na Fundição. De qq forma vamos fazer o que podermos. Para já era fundamental, quem ainda não foi, ir à CMO, consultar o processo e dar opinião, até 31/8.

Jorge Pinheiro disse...

...E depois o progresso é andares em condomínio fechado, escritórios iguais a tantos outros e as lojas do costume, tudo sobrepujado por dois prédios de 25 andares, que nem se podem considerar arranha-céus, de tão baixos que são?! Ah... E UM HOTEL!

Anónimo disse...

Mesmo não concordando com a opinião do anónimo, que tão vigorosamente defende um projecto assaz conturbado, onde para a sua execução se deseja ultrapassar pela esquerda baixa disposições legais e outras, como aqui no OL se demonstra; mesmo que os argumentos que este recorra sejam o gosto pessoal, a fezada, o progresso como entidade vaga e difusa , mesmo assim... continuo a congratular-me que no OL o deixem comentar , porque isso é a essência da democracia, pese embora alguns comentários aqui produzidos menos elegantes .
É que a pouca consistência dos seus argumentos dão razão a quem os contesta elegantemente e civilizadamente .
Disse!

Isabel Magalhães disse...

Caro expresso da linha;

Não há nada a agradecer, o seu comentário merecia maior destaque.

Apenas uma chamada de atenção, dia 31 de Agosto é domingo.

Anónimo disse...

Pouca consistência dos meus argumentos. Realmente, isto é o cúmulo das falácias. Só porque eu não concordo com a opinião da maioria os meus argumentos não são válidos.

E os argumentos das outras pessoas que se limitam a fazer ataques ao executivo camarário, esses já não são fezada? E qual é o problema de argumentar com o gosto pessoal. Que em saiba a nossa opinião pessoal deve condicionar as nossas escolhas. Neste caso uma das razões porque apoio este projecto é porque este me agrada estéticamente falando.

Quanto ao progresso como entidade vaga e difusa, sinceramente não compreendo. O facto de ter electricidade em casa, de existerem carros, etc... é para si algo vago e difuso. A mim parece-me que é bem real e tem um nome, progresso decorrente dos avanços científicos. Esta gente não sabe mesmo desmontar um argumento.

Aliás, nem os sabem produzir sequer. Onde é que estão os estudos que indicam que este empreendimento é prejudicial para Oeiras. É que como diz o ónus da prova quem alega algo tem a obrigação de o prova. Artigo 342º do Código Civil. Tirando o facto de o índice de construção superar os 1,84 não vi mais nenhum argumento inteligível contra o projecto.

Deixem-se de brincadeiras de crianças. É óbvio que a maior parte destes comentários apenas se centraram em desvalorizar a qualidade da minha opinião em vez de se centrarem no projecto. Na minha modesta opinião isso é um Argumentum ad hominem.

Por favor, se não concordam com a minha opinião rebatam-na com factos comprováveis e não se limitem a atacar a minha pessoa. Isso apenas denota falta de argumentos.

Anónimo disse...

Anónimo : De latim eu conheço " Ad nauseum" daqueles que têm perturbações narcísicas de personalidade e que só param quando o espelho os reflete. Reconhece-se ?

Anónimo disse...

Eu só quero discutir o projecto. Não sou eu que estou a desviar o assunto. Fazer ataques pessoais é do mais baixo que há. Devemo-nos centrar no que interessa.

ososilva disse...

O anónimo às 0h36 acha pouco o facto de o índice de construção superar os 1,84?

Anónimo disse...

http://www.irvineoffice.com/holdings/properties/xq/asp/property.141/propertytype.0400/area.1/qx/displayProperty.htm

http://www.irvineoffice.com/holdings/properties/xq/asp/property.77/propertytype.0400/area.1/qx/displayProperty.htm

http://www.irvineoffice.com/holdings/properties/xq/asp/property.83/propertytype.0400/area.1/qx/displayProperty.htm

http://www.irvineoffice.com/holdings/properties/xq/asp/property.142/propertytype.0400/area.1/qx/displayProperty.htm

http://www.irvineoffice.com/holdings/properties/xq/asp/property.41/propertyType.0400/area.2/qx/displayProperty.htm

http://www.irvineoffice.com/holdings/properties/xq/asp/property.140/area.2/qx/displayProperty.htm

Um índice 1,84 não me parece excessivo visto ser uma zona central e com muito movimento. Nesse sentido deve permitir-se um aumento da densidade.

Anónimo disse...

Reparem só no horror que é uma torre elevar-se numa zona low-rise. É uma imagem aterradora:

http://farm1.static.flickr.com/59/155135159_1c9e78eb4a_b.jpg

http://farm1.static.flickr.com/23/34902732_50ad2f0185_o.jpg

http://farm1.static.flickr.com/217/444544427_7f57b02c43_b.jpg

http://farm2.static.flickr.com/1161/615582726_fc6ab1ad1a_b.jpg

http://farm1.static.flickr.com/29/89291162_b3b6376b0d_b.jpg

Que horror! Reparem só no planeamento urbano. Odivelas é muito melhor.

http://farm4.static.flickr.com/3148/2432494714_0eff52c30d_b.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2117/2432498710_f273b20ddd_b.jpg

Anónimo disse...

A aberração que querem fazer na Fundição de Oeiras:

http://www.suakay.com/portfolio/housing/05_fundicao_oeiras/images_roll/00.jpg

http://www.suakay.com/portfolio/housing/05_fundicao_oeiras/images_roll/01.jpg

http://www.suakay.com/portfolio/housing/05_fundicao_oeiras/images_roll/02.jpg

http://www.suakay.com/portfolio/housing/05_fundicao_oeiras/images_roll/03.jpg

http://www.suakay.com/portfolio/housing/05_fundicao_oeiras/images_roll/04.jpg

http://www.suakay.com/portfolio/housing/05_fundicao_oeiras/images_roll/05.jpg

É hediondo. Como é que possível fazerem isto? É um autêntico atentado urbanístico. Os edifícios são feios, não há espaços verdes nem estacionamentos e o empreendimento está isolado. Nem sequer existem transportes públicos na sua proximidade.

Anónimo disse...

Os nossos vizinhos europeus

BARCELONA

http://farm4.static.flickr.com/3027/2714936070_32a49875b2_o.jpg

Olhem-me só para a densidade. Estes ultrapassaram o índice 1,84 de certeza!


MADRID

http://i26.photobucket.com/albums/c126/mdepablo4/MArenaInt/RConjunto/ph11095070102621.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3228/2682522250_094ac0bbc5_b.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3151/2749091368_80234ccdf4_b.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3201/2749091828_de1fdee087_b.jpg


PARIS

http://farm4.static.flickr.com/3153/2800385864_db98b13dd0_o.jpg


ROTERDÃO

http://207.44.228.231/marin/Toelichting%20NO_11012006.jpg

http://i33.tinypic.com/sd01vp.jpg


FRANKFURT

http://foto.arcor-online.net/palb/alben/64/136464/3136393265313232.jpg

http://img505.imageshack.us/img505/8959/img2630je2.jpg

http://img167.imageshack.us/img167/8286/img2691ng5.jpg


LONDRES

http://www.willfox.com/images/skyscrapers/heron/4.jpg

http://www.willfox.com/images/skyscrapers/heron/3.jpg

http://i203.photobucket.com/albums/aa250/Sbz2ifc/HeronTower60.jpg

http://i23.photobucket.com/albums/b387/wjfox2005/London_general/city_of_london/heron.jpg


Questão da praxe: Estarão eles todos doidos ao construírem estas aberrações. Cá para mim foram todos contaminados pelo vírus isaltino criado nos laboratórios IOMAF.

Jorge Pinheiro disse...

Caro anónimo,
Percebo que entrou na euforia da net. Como imagina não tenho tempo, nem pachorra para tanta informação, por mais apetecível que seja. Aceito os seus gostos. Aliás, é coisa que não discuto: a estética do projecto. O índice implicaria uma perequação compensatória que na consulta não aparece. Tb. não aparece um extracto do PDM para aquela zona. E, pior, não existe estudo de impacto ambiental. Esse é que tinha de lá estar e não, como, afirma um estudo a dizer que é prejidicial para Oeiras. Isso sim seria extraordinário! Vamos esperar pelos próximos desenvolvimentos. Entretanto, e porque me parece pessoa de gostos urbanos, recomendo que se mude para Barcelona ou NY. Aí poderar ver os benefícios daquelas urbanizações que tanto estima. Ah, só mais uma coisa. Tenho para mim que, com excepções, os arquitectos são, actualmente, os patos bravos. Até porque se parar a construção ficam no desemprego. Tenho muito medo deles!
Isabel:sendo 31 Domingo, o prazo acaba no dia útil seguinte.

Unknown disse...

.

Porque será que me assalta a suspeição de que há aqui alguém prenhe de bom gosto pela estética dos euros, com interesses económicos no loteamento, hein...!?

.

Isabel Magalhães disse...

Caro 'expresso da linha';

JP;

Agradecida. Era essa informação que me faltava.

Quanto ao projecto, continuo a subscrever a sua opinião. Nada me move contra o aspecto estético, - antes pelo contrário - não fora as tais 'coisinhas' que muito bem foca e que aliás tem vindo sempre a mencionar.

Tb estou curiosa de saber a que fim será destinada a 'SEDE'.

Aguardemos.

Jorge Pinheiro disse...

Isabel,
Eu é que agradeço a possibilidade de debater este assunto com tanta abertura. Penso que ainda vamos falar muito mais deste assunto, mas é de louvar a elevação com que o debate correu (com uma ou duas exaltações normais), incluindo o Anónimo que, pese embora a ter mantido esse estatuto soube resistir a um discurso menos correcto. É com discussões destas que se alicerça a cidadania, mesmo que nem todos concordemos.
Para mim está em causa o modelo de desenvolvimento e de sustentabilidade HOJE em Oeiras. Provavelmente se este projecto (com menos densidade e com torres mais "amigáveis") fosse proposto à 15 anos, eu até aplaudia. Agora no caos urbanístico e de circulação que se vive, não. A construção tem de parar para dar lugar à construção de infraestruturas. Só depois se pode voltar a pensar em construir.

Isabel Magalhães disse...

O anónimo que, gentilmente, contribuiu com informação vária sobre grandes construções, - que não abri por falta de tempo - mas a avaliar pelo nome de muitas das cidades que menciona e eu conheço, está a esquecer-se do ponto principal da crítica de muitos dos leitores, - sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade.
Nas cidades que menciona e eu conheço, há transportes públicos - metro e metro de superfície - há infraestruturas, - escolas e infantários em número suficiente, hospitais, serviços - vias rápidas desniveladas com várias faixas de rodagem, isto apenas numa abordagem em pequena escala.
E nós, residentes do concelho de Oeiras temos o quê? Está a contar com o SATU-O? O Combus? Já agora, e como suponho que tenha carro, não costuma ficar em filas intermináveis para sair e voltar a casa? E estacionamento, tem estacionamento no seu prédio/condomínio?
Sabe, é dessas 'coisinhas' que falamos aqui, não fazemos crítica pela crítica...
Pelo menos eu.

Isabel Magalhães disse...

JP;

O O.L. está aberto ao debate de todos os assuntos que possam interessar a Oeiras e ao país.
Se no meio da 'normal' confusão que sempre se estabelece aparece um ou outro menos... enfim...! é o preço que se paga por ter um blog aberto a comentadores sem registo.
Dos agradecimentos já falámos; não carece. ;)

Abraço.

IM

Jorge Pinheiro disse...

OK.