sábado, 16 de agosto de 2008

Coisas de Linda-a-Velha (9)

Jardim das Tílias
1. Parque Infantil
Equipamentos - Escorrega 4 a 12 anos
Como se pode ver nas duas fotos o escorrega está partido a toda a largura, exactamente no local onde as crianças se sentam para iniciar a descida. Dizer do perigo e dos riscos que daí podem advir parece-me desnecessário.


2. Bebedouro Público

Em 2005, aquando das obras de melhoramento do Parque Infantil, durante a presidência de Teresa Zambujo, foi feita a substituição de equipamentos, colocado um pavimento e uma cerca com cancela e foi também substituído o bebedouro em pedra que datava da construção do Jardim das Tílias no ano de 1997. O actual bebedouro, de material metálico e com duas bicas, - uma destinada a deficientes - encontra-se muito deteriorado, as cubas enferrujaram como se pode ver nas fotos e o caudal da água não atinge mais de três centímetros de altura, mesmo sem estar a decorrer qualquer rega no jardim. Também não dispõe, como dispunha o anterior, de uma cuba na base destinada aos muitos pássaros que ali matavam a sede e tomavam banho.

Bebedouro metálico com bica dupla

Substituiram o bebedouro e 'esqueceram-se' de reparar o empedrado

Caudal máximo: 3 cms de altura. (Observação feita ao longo de 3 semanas)

A cuba e a ferrugem

Como nota breve apenas a informação de que não se trata de qualquer crítica destrutiva, antes sim uma chamada de atenção para as 'pequenas coisas' que muitas vezes passam despercebidas.

[Fotos: © Isabel Magalhães]

5 comentários:

Anónimo disse...

Isabel,

Assim com fotos fica mais clara a notícia. Aqui no Jardim de Algés com frequência uns "meninos" brincam dentro de parque infantil e com o peso desadequado vão estragando o equipamento. Já avisei a CMO; vamos lá a ver se me ouvem pois, mesmo que esteja pessoal no jardim parece que ele não tem ordem ou autoridade para meter os "meninos" na ordem.

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

'Uma imagem vale mil palavras'. ;)

Em relação ao escorrega partido penso que o problema também tem origem no uso indevido por 'meninos' com mais de 12 anos e que por ali abundam tarde na noite.

Anónimo disse...

Reparo agora que os bebedouros são dois, sendo um para o dificiente da cadeirinha de rodas!.. Ilariante a todos os titulos - e os dificientes que me desculpem - porque não colocar então mais um terceiro bebedouro à altura da boca e ligeiramente inclinado para os idosos com dificuldades em dobrar as costas?, e contra a discriminação ponha-se no chão os sinais de relevo para os ceguinhos, indicando a proximidade deste bebedouro ou estaremos perante uma barreira arquitectonica!?

José Carlos

Anónimo disse...

Gato escondido...



com o rabo de fora!

Anónimo disse...

Pior ainda que a ferrugem é o fraco caudal que obriga a que se chegue a boca à saída da água.

O escorrega partido deveria ser imediatamente substituído antes que alguma criança sofra um horrível acidente.