sábado, 23 de agosto de 2008

Loteamento dos terrenos da Fundição de Oeiras


Isaltino Morais suspendeu projecto da Fundição de Oeiras por causa do Exército

23.08.2008, José António Cerejo


A Câmara de Oeiras decidiu suspender a tramitação do processo de loteamento dos terrenos da antiga Fundição de Oeiras, em consequência do parecer desfavorável emitido pelo Exército no mês passado.
Em resposta a perguntas do PÚBLICO, o gabinete de comunicação da autarquia informou ontem, por escrito, que "a Câmara Municipal de Oeiras acata a referida decisão [parecer do Exército] ficando o processo suspenso". A informação acrescenta que a a Câmara "só lamenta que o referido parecer não tenha sido emitido mais cedo, uma vez que se tal tivesse sucedido os trâmites do processo teriam sido já suspensos, obviando o período de discussão pública que se encontra em curso" e que prosseguirá, apesar da suspensão do processo, até dia 30.


Jornal PÚBLICO (Local) pág 17

8 comentários:

Anónimo disse...

Alguma esperança que se reabilite este espaço com bom senso. E se os vários movimentos, os vários partidos, os vários indignados quebrassem paredes e se formasse uma única "cabeça composta de vários cerebros" representativa dos Oeirenses que amam a Memória e o Serviço Público mais do que os $$$$ (Lembram-se do MASA de Algés que ganhou o não Silo ?) e estudassem todas as sugestões apresentassem um projecto uma solução? Para ser discutida, claro, depois aprovada... Nunca será ao gosto de todos, mas seria a maioria e neste caso a maioria está de acordo que ""aquilo"" não.

Clotilde

antonio manuel bento disse...

Nos dias de hoje só o Exército de Portugal consegue pôr cobro aos intentos de Isaltino de Morais e suas gentes. Não são os tribunais que o travam, como já se viu, não são os eleitores - recoredemo-nos das camionetas com centenas de votantes levados de suas casas com instruções precisas do local onde deveriam pôr a cruz - não as restantes instituições como CCRS e outras; apenas o exército o consegue parar, é como nas favelas do Rio de Janeiro - Brasil - onde a lei não impera, a policia não entra e em último caso chama-se o exército. Há no entanto uma resalva e uma diferença de substância que todos nos devemos de orgulhar: O papel desempenhadp pelo Oeiras Local em todo este processo. Uma vitória foi termos conseguido impedir o El Corte Ingles na Fundição - ao que parece agora vai ser erguido em Porto Salvo, de acordo com dados recentes - e outra sem dúvida foi o imperioso contributo de denuncia o qual permitoiu ao exército agir a tempo.

António Manuel Bento, um cidadão a serviço da comiunindade

Anónimo disse...

desculpem a pergunta mas gostava de saber por via dos meus interessses personais como é que este belogue arranjou poder e condições para fazer o el cortez inglêz ir para porto salvo.
Sou brasilero, tenho interesses enconomicos em portugal, e tenho ouvido dezer que o el corte englez vai para porto bramdão.
estou a pensar comprar muitas acções do el corte englez e quero montar no armazem uma secção de caçadeiras e pistolas por isso a minha pregunta ao senhor bento.
obrigado e comprimentos grandes..

NP

Unknown disse...

.

Caro Nelson Pescarolla,

Em primeiro, seja bem-vindo.
Parece que ninguém está com disposição para lhe responder. Não leve a mal. É o Verão, são as férias... :)

Este blog não tem poder nenhum, ou melhor, tem o mesmo poder que qualquer outro blog tem: o poder de comunicar com as pessoas.
Não temos qualquer ambição em ser uma força de pressão sobre quem quer que seja.
Limitamo-nos a expor aqui as matérias que consideramos de interesse público e dar espaço à intervenção de quem quiser intervir.

Quanto ao El Corte Inglé, eles têm mais com que se ralar que com este blog...
Certamente a decisão deles nada teve a ver connosco.
Toda a informação que temos, lida por aí noutros blogs e sites, aponta neste sentido.
A escolha deles, após uma ideia inicial que apontava para a Fundição de Oeiras (e que se percebe agora porque foi descartada), recaiu no concelho de Cascais.
Falou-se na Quinta do Barão, mas também para esta existe um projecto de urbanização com hotelaria que inviabiliza a opção.

O El Corte Inglés foi sendo 'chutado' de sítio em sítio.
Fundição - népias pelas razões que hoje conhecemos.
Qta. do Barão - por razões similares.

Assim, a actual e mais recente informação disponível é de que o El Corte Inglés irá para a Qta. dos Gafanhotos (ou Qta. dos Grilos, não recordo bem; é uma delas) no concelho de Cascais, como já aqui por diversas vezes referi.

Dizer que vai para Porto Salvo... não tem fundamento e é coisa de gente vil, burra e maldosa que só pretende desestabilizar e espalhar a confusão.

Cumps

.

Isabel Magalhães disse...

Caro Nelson Pescanova;

Depois do excelente acolhimento que lhe foi feito pelo amigo J.A. Baptista só falta dizer-lhe que não consta a abertura de qualquer 'grande armazém' no Porto Brandão. Acho até que o Porto Brandão 'ía ao fundo' se lá pusessem um. ;)

Saudações.

IM

Jorge Pinheiro disse...

... E ainda a procissão vai no adro, como tenho repetidas vezes dito. Convém não desmobilizar agora, porque a suspensão é meramente técnica. A CMO comprou uma guerra com o exército, por estupidez e arrogância, ao considerar fora de prazo uma resposta. Como se sabe, para o exército (e outras entidades públicas) não há prazo (coisa completamente aberrante e anti-democrática, mas que neste caso dá jeito). Sucede que esta suspensão mais não é do que uma trégua para negociar. Ou seja, cortar dois ou três andares e dar umas contrapartidas.
Interessante, também, será apurar quem são os consultores do BES e saber que papel tiveram na elaboração do Programa OEIRAS XXI.
Interessante, ainda, será saber quem integra o capital social da INVESFUNDO que é a dona da urbanização projectada.
Interessante, finalmente, será saber como vai ser justificado o índice de 1,84% para aquela zona e a razão porque se atribui interess turístico.
Depois, e para acabar, convém desmontar a falácia camarária de que as contrapartidas da obra vão, finalmente, resolver o problema do Largo da Estação e do estacionamento envolvente. Sucede que essas obras são prioridade pública e já há muitos anos deviam estar resolvidas, sob pena de o Dr. Isaltino sair da Câmara com o epíteto de GRANDE ENTUPIDOR DE OEIRAS!

Unknown disse...

.

Caro expressodalinha

... resolver o problema do Largo da Estação e do estacionamento envolvente. Sucede que essas obras são prioridade pública e já há muitos anos deviam estar resolvida...

Essa é que é a VACA FRIA.
Há muitos anos que menciono essa questão. Sobretudo desde que há ca. 13 anos comecei a usar as camionetas.
Curiosamente, a solução que se foi desenhando no meu espírito é similar à actualmente apontada: um silo auto no Picadeiro com a placa superior ao nível do largo para serviço de terminal de camionagem; um túnel entre o silo e a estação subterrânea; elevadores no silo para serviço de quem sai ou entra no túnel para acesso às camionetas ou ao estacionamento; e por fim a retirada da perigosa e congestionante estação de serviço com a construção dum pequeno ajardinado central.

Até parece que leram o meu pensamento... :)

Seja como for, concordo com tudo o que diz no seu comentário. Nem mais!

Cumps

.

Jorge Pinheiro disse...

Obrgado. Abraço.