sábado, 16 de agosto de 2008

TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla

Em Braga, no dia 21 de Junho de 2008, um grupo de cidadãos com Esclerose Múltipla (EM) e alguns técnicos da área da saúde e familiares, decidiram constituir uma associação, TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla, para intervir no distrito de Braga e, num futuro próximo, alargar o seu apoio a toda a região norte e finalmente a todo a país.

Tem como objectivos prioritários:
Criar um Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas, em particular para a EM, podendo albergar outras doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, …), que pretende dar apoio aos doentes e familiares, privilegiando a multidisciplinaridade, assistida por todas as valências como a neurologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, apoio jurídico, etc. Pretende igualmente funcionar como centro de dia para os doentes, que por razões de saúde, já não tenham ocupação profissional.

No dia 5 de Outubro de 2008, domingo, nós, a TEM, queríamos fazer dois espectáculos de solidariedade: um pelas 11h e o outro pelas 16h30, sendo o das 16h30 o que vai ter a presença das “ditas individualidades”. No dia seguinte far-se-á escritura e o porto de honra.

Consulte, comente e divulgue o blog, http://tem-assoc.blogspot.com (é necessário copiar o endereço, não dá para fazer duplo clique sobre o endereço), pela sua lista de emails. E participe no concurso.

E todos os apoios são bem vindos, nem que seja de 1 cêntimo ou uma folha de papel, neste momento temos um pouco mais do que nada.

Muito Obrigado.

Com os nossos melhores cumprimentos,

P’la comissão instaladora

Paulo Alexandre Pereira
tem.assoc@gmail.com


Paulo Alexandre da Silva Pereira
http://www.mct.uminho.pt/membros/ppereira.html
Departamento de Matemática para a Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800 - 058 Guimarães
Portugal

Tel: 351-253-510439
Fax: 351-253-510401
Sec: 351-253-510400
U.M.:351-253-510510

3 comentários:

Menina Marota disse...

Ao meu marido foi diagnosticada há cerca de nove anos, esclerose múltipla.

Não foi fácil lidar com a situação e com a doença, que se agravou ainda mais, por uma medicação errada que lhe foi aplicada.

Nestes nove anos foi uma luta tremenda para compreender a doença porque o desconhecimento dela era muito grande.

Actualmente, já se fala muito dela mas, naquela altura, pouco ou nada havia sido divulgado.

Uma associação desta zona, que estava muito interessada em ganhar sócios, ainda me enviou alguma publicação, mas o meu marido não quis aderir...

E entre o inferno e o céu, cá vamos vivendo, ele conforme pode e eu no apoio que lhe posso dar e o conforto da medicação que toma e não só.

Depois de anos a saltar de um lado para o outro, muita fisioterapia, muita hemeopatia, muita medicação natural, muitos médicos, a doença está estável ou seja, felizmente não avançou.

Ele pode ainda fazer, apesar de continuar a não ser muito autónomo, uma vida dentro do possível normal.

Quis dar o meu testemunho, porque há ainda, muita vergonha e muito preconceito, acerca destas e doutras doenças. Falta dizer que o meu marido tem, actualmente, 52 anos de idade.

Um abraço e bom fim de semana

Isabel Magalhães disse...

Querida MM, minha Blogamiga;

Fico sempre sem saber o que dizer face a um testemunho assim...

Muita força, muito ânimo, muita ESPERANÇA de que a Ciência evolua e possa ajudar os que sofrem.

Bjs do coração.

I.

Unknown disse...

.

Querida Menina Marota,

Não há que ter qualquer espécie de vergonha ou constrangimento em falar abertamente nas doenças que nos afectam, a nós ou às pessoas que nos são queridas.
Além das nossas próprias doenças, as das pessoas com quem partilhamos a vida podem condicionar de forma muito crítica e dramática a nossa existência.
A minha mulher que o diga... que fiquei deficiente (AVC) há 13 anos...
Falarmos, partilharmos as nossas experiências pode ajudar imenso pessoas com problemas idênticos.

O importante é percebermos que ninguém pede para ficar doente ou deficiente!
Não vale a pena perguntar "porquê eu?" O Calimero é engraçado, mas nos desenhos animados.
Afinal somos apenas animais e estamos sujeitos às leis da natureza, além de não sermos deuses nem termos uma ciência médica que nos permita resolver tudo em absoluto.
O melhor que conseguimos alcançar é atenuar os efeitos nocivos e nefastos da doença e, sobretudo, aprender a viver com ela. Para VIVER!!

Conheço vagamente a doença (quando estive internado contactei com doentes) e admiro a vossa coragem partilhada.
O "Eu quero" tudo supera!

Obrigado pela partilha.
Fica a minha solidariedade e Amizade, Querida Amiga bloguista.

Fica também um grande beijo para ti e um abraço - só com o braço esquerdo :) - para o teu corajoso marido, que também não conheço.

.