quarta-feira, 4 de março de 2009

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA








DESMORONAMENTO DE UMA FALÁCIA


Com oscilações de intensidade, mas com constância, grassou, entre nós, a linha de pensamento que propõe a adopção do princípio orientador da presença de “menos Estado” na sociedade, sobretudo no sector económico. E a onda de privatizações iniciou-se. Entrava-se no encarecimento das “virtudes” da chamada sociedade civil e da auto-regulação do mercado. E foi um… “fartar vilanagem”. E nada foi poupado, desde os essenciais serviços de saúde até à rede de distribuição de água e saneamento e recolha de lixo. Entrou-se num tempo de falsa euforia liberal. Do desmoronamento desta falácia a actual crise generalizada dá cabal testemunho. Que custos não acarreta!...

Só na mente – e nas contas bancárias – dos ambiciosos advogados de muitos interesses particulares – e não comunitários – a aposta teria sucesso. Entre a população, embora embevecida perante um bem adornado “prato de lentilhas”, persistiu, contudo, algum avisado cepticismo. Prova-o o recente estudo encomendado pelo STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local) em que se conclui que 70% dos portugueses não concordam com a privatização dos serviços municipais de água e saneamento, segundo revelou a comunicação social.

De acordo com informação deste sindicato, em cerca de 40 autarquias do país estes serviços foram concessionados.

Em Oeiras também se chegou a admitir a privatização dos serviços municipais de águas e saneamento. A hipótese, contrariando a corrente dominante, não chegou a sair do ovo. A História emitirá o seu juízo.

Jorge Miranda
jorge.o.miranda@gmail.com

Com os habituais agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo e à revista municipal oeiras actual pelo uso da foto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é. Quem diria que há um ano eram loas ao privado e anátemas ao público.
Claro que os mais avisados sabiam e diziam (mas poucos os ouviam)que o mercado é importante, mas com regras.Mas não! Teóricos encartados defendiam a desrregulação a baixo preço e o resultado está a vista e com preço alto a pagar por nós. Sim porque os beneficiários "gananciosos" (palavra de Bush, Obama, Sócrates e Cavaco)já despacharam as mais valias obtidas nos últimos anos.
Agora ponderam nos States a nacionalização total da banca...mas por tempo limitado. Enfim as virtualidades do capitalismo sem concorrência.

Anónimo disse...

Teorias há muitas.