Um ponto de encontro. Um espaço de cultura. Um local onde falamos do concelho de Oeiras, de Portugal e do Mundo.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Dedicado a alguns anónimos...
.
Imagem da net
Disclaimer: Obviamente que este post não tem como destinatários os que com o maior respeito, educação e civismo aqui deixam comentários pertinentes - embora até contraditórios - e que exercem o direito de manter o anonimato.
35 comentários:
Anónimo
disse...
Isabel de Magalhães é uma personagem engraçada. Deverá ser a gestora deste Blog. O anonimato nos blogs para quem faz comentários é relativo - qualquer um pode colocar o nome que lhe interessar ou um qualquer blog, mesmo que não tenha nada a ver com esse blog. Não há gato escondido com rabo de fora. A senhora Isabel, por vezes não lhe apraz o "elefante na loja de cristal". Paciência. Há muitos telhados de vidro. Canto do cisne
Se calhar é VExa que me vem dar lições de boa educação e de respeito. Comece por olhar para si, para a sua falta de educação, para os insultos que - indiscriminadamente - vem deixando há anos a vários colaboradores do blogue - vá-se lá saber porquê! - já para não falar da cobardia do seu anonimato. Seja homenzinho!
Por aqui continuo fiel ao lema:
"Nunca discutas com um idiota. Ele baixa-te até ao seu nível e depois bate-te aos pontos porque tem experiência".
A propósito de alguns comentários impublicáveis e que só ofendem quem os escreveu:
Olha os ratos a saírem dos buracos! Manda-se o recado a um e logo reagem outros com culpas no cartório. Que criaturinhas baixinhas! Que gente tonta! DOENTES! INFELIZES!
Quantas vezes eu disse para não fecharem o Miguel Bombarda, devido aos riscos que se iriam correr com a dispersão caótica dos loucos?!
Mas os decisores (tarados) estavam feitos uns com os outros e fizeram ouvidos de mercador. Era de esperar. Agora aqui estão eles, os malucos, refastelados a libertarem-se das suas paranóias, neuroses, traumas e alucinações.
No tempo em que não havia computadores nem Internet, passavam o tempo a vaguear nus pela cidade, embrulhados em cobertores e a pedir uns tustes aos transeuntes. Eram tempos mais calmos. E era fácil identificá-los porque não eram ‘anónimos’. Reconheciam-se pelo cabelo à escovinha e os olhos esbugalhados.
Agora, até têm computadores e Internet, e calhando foi no hospital que aprenderam a mexer com o computador e com a dita. Sempre era uma forma de estarem ocupados e não baterem com a cabeça nas paredes e gritarem toda a noite com dores por terem os cornos partidos.
Neste blogue - e noutros - é perigoso coementar com nome sem registo porque há uns engraçadinhos que por vezes ursupam a identidade de terceiros. Não é uma crítica; é apenas um lembrete...
Os meus agradecimentos pela gentileza do seu comentário.
Ainda bem que assim é. Folgo em saber que este blogue está aberto ao humor, que é um modo, por enquanto gratuito, de lutar contra as tendências depressivas crescentes da maioria dos nossos concidadãos.
Gostei do blogue, do que vi e li até agora. É muito informativo. Lamento apenas certos comentários algo mordazes e mesmo cínicos que nele li, e que pouco contribuem para um debate franco de ideias e opiniões. Talvez aqueles que os escrevem não estejam de facto interessados. É um direito que lhes assiste. Mas como cada direito tem o correlato dever, é-lhes exigível que não perturbem os que o querem exercer (debate).
Senhora D. Isabel Magalhães Pode tratar-me pelo nome, prescindo do Eng. Quanto à utilização indevida do nome faço notar, pois já tive que recorrer aos seus serviços, que a PJ tem uma secção que se dedica unica e exclusivamente a crimes informáticos, pelo que com facilidade identifica qualquer pessoa. Como atrás refri tive essa experência e o engrassadinho foi apanhado.
Com a quantidade de meios - correctores ortográficos - hoje em dia postos à disposição de quem usa o computador, é incrível como se cometem erros tão grosseiros, como escrever SS onde deveria estar um Ç !
Este tema do anonimato interessa-me particularmente porque já tenho tido acesas discussões sobre o assunto noutros blogues onde impera o anonimato. Gostaria de esclarecer alguns anónimos, que a criação de um pseudónimo (nome fictício) não referencia nem denuncia ninguém. Pode ser que esta paixão pelo anonimato sejam ainda reflexos dos velhos tempos da PIDE em que tudo tinha que ser feito às escondidas, mas eu inclino-me mais para outra motivação: a possibilidade de hoje dizermos uma coisa e amanhã defendermos outra completamente diferente (conforme as conveniências) sem que nos possam apontar a falta de coerência. Se não perceberam, reparem no seguinte: se eu, sob o pseudónimo Faísca, falar hoje contra o anonimato e amanhã, por qualquer motivo, aqui vier defender o mesmo anonimato, toda a gente poderá acusar-me de troca-tintas e trapalhão; mas se o fizer como anónimo, poderei mudar de opinião todos os dias, que ninguém poderá apontar-me qualquer falta de coerência, pois os "anónimos" são às centenas. Por isso é que eu sou contra o anonimato nos blogues! Não é para referenciar ninguém nem a inclusão de um pseudónimo invadirá a privacidade de qualquer comentador, mas será apenas uma boa maneira de podermos referenciar os comentários e as ideias de quem aqui publica as suas opiniões. Só isso!
Outra coisa de que nunca gostei nos blogues, é o poder censório de quem o administra. Para que possamos criticar alguém, é necessário que se conheçam as duas versões: a nossa e a do outro! O que acontece com muita frequência, é que os administradores ou os moderadores dos blogues, têm uma feroz apetência por cortar o pio a quem tem ideias divergentes das suas. Depois, os outros participantes só conhecem a versão de quem dirige o blogue e nunca chega a saber o que foi dito pelos que ficaram silenciados. Não é bonito, não é justo e não é imparcial. Concordo que não se publiquem textos com palavrões, mas acho que deveriam ser publicados com um (...) idêntico ao "Piii" que se utiliza na rádio e na televisão. O texto poderia ser ajavardado (e há cada um!!!) mas serviria para aquilatarmos das razões do seu autor e para ficarmos a saber com que tipo de pessoa estamos a lidar. Censurando o texto... ficamos sempre na dúvida!
Bom dia, leitor "Penílio Mendes" [12 de Outubro de 2011 16:50];
Este é um local bem humorado onde - por vezes, muitas vezes - se tratam assuntos muito sérios com o maior humor. Não sei se é leitor recente mas o blogue está pejado de exemplos. Infelizmente parece que há alguém a quem a coisa não agradou e apagou, ou mandou apagar - com recurso a entrada abusiva no e-mail de uma das colaboradoras - milhentas foto-montagens que denunciavam muito do que se passa cá pelo concelho. Ficaram os textos, é facto, mas as fotos, essas, foram apagadas. Também pode dar-se o caso de ter sido o sistema que bloqueou / desactivou a conta na tentativa de impedir que 'martelassem' a password...
Neste blogue publica-se tudo - até o contraditório - exceptuando-se os insultos.
Há por aí um grupo de tontos ressabiados* que não percebe o mais básico - o que está aberto à discussão são os assuntos e não o autor, quem publica e/ou quem comenta.
Respondendo à sua pergunta, sou leitor recente. Este blogue foi-me indicado por um amigo, que é leitor, e que talvez conheça, chamado Rui Romeiro.
Quero também deixar um comentário com base no que disse o Sr. Faísca, quando ele refere, cito, que “Pode ser que esta paixão pelo anonimato sejam ainda reflexos dos velhos tempos da PIDE em que tudo tinha que ser feito às escondidas…”
Na verdade, se já não existe essa famigerada polícia política, a perseguição nunca desapareceu completamente. Muitas circunstâncias podem levar uma pessoa a ter que ser cautelosa. Sei de casos, isto vindo de fonte segura, passados na Câmara de Oeiras com funcionários desta. Alguns são do domínio público.
O risco de perder o emprego pode ser suficiente para uma pessoa se escudar no anonimato, para poder fazer revelações que assinadas com o próprio nome poderiam ser-lhe críticas e causarem-lhe, no mínimo, transtornos profissionais.
Amiga Isabel, não podia deixar de lhe enviar os parabéns pela brilhante idéia, tipo "apanha-moscas", na qual tantos caíram. Foi ainda a oportunidade de permitir o livre diálogo e troca de comentários SÉRIOS entre alguns leitores, anónimos, pseudónimos ou identificados. Só quem gere/administra um blogue (como nós), sabe que o anonimato permite dizer-se o que se quer, de quem se quer e como se quer, mas há formas de o impedir (como referiu o comum amigo Leite Pereira, a quem aproveito para enviar um abraço). Por outro lado, como já aqui foi escrito, o anonimato serve também para proteger o autor de pressões e vinganças no local de trabalho. E, como ambos também sabemos, os casos ligados à Câmara Municipal de Oeiras são disso o melhor exemplo; no "Pinhanços dixit...", como no "Oeiras Local", tal subterfúgio é frequente e eu percebo bem porquê! Talvez por ser uma Senhora, a Isabel esteja mais sujeita a receber "comentários" (de bradar aos céus) cujo único destino só pode ser o "arquivo" (para memória futura)!? Mas, como escreveu, e bem: "Nunca discutas com um idiota. Ele baixa-te até ao seu nível e depois bate-te aos pontos porque tem experiência". Nem mais! Um beijo, com a amizade de sempre.
Temos muitos visitantes mas um grande défice de comentadores pertinentes; o que - infelizmente - abunda são uns quantos desqualificados com pretensões a transformar este espaço numa javardice. Como diz o 'outro': Over my dead body!
O nome do seu amigo não me é estranho mas não estou a 'ver'... Sorry! Para ele um agradecimento pela divulgação.
Quanto ao anonimato, o exemplo que menciona tem sido muitas vezes referido por mim e é um direito dos que pretendem salvaguardar a sua vida pessoal. Agressões, insultos, injúrias 'no quentinho do conforto do anonimato' é coisa de gentalha, de escória da sociedade, quiçá de garotelhos ou da brigada do primo 'Al'!
Faz-me alguma confusão ver que o assunto do anonimato nos blogues, afinal não é percebido apenas por pessoas menos capacitadas mas também por utilizadores com um nível cultural superior.
É referido pelo Penílio Mendes e pelo Rui Freitas que a utilização do anonimato pode evitar futuras pressões ou vinganças pessoais. Vamos lá ver se eu consigo explicar-me bem: essas pressões ou vinganças só poderão ter lugar se a pessoa escarrapachar aqui todos os seus dados pessoais (nome, morada, profissão, local de trabalho, nº de telefone ou qualquer outro elemento identificativo). Ora não é isso que se pretende com a criação de um pseudónimo, mas tão somente, podermos referenciar os comentários feitos por qualquer pessoa, e possivelmente confrontá-la com alguma ideias contraditórias expressas anteriormente. Vou dar um exemplo: O Penílio (creio que podemos dispensar mutuamente o tratamento por "Senhor"), acrescentou à minha referência sobre a PIDE, que a perseguição nunca desapareceu apesar da extinção dessa polícia política. Tem toda a razão, e os casos conhecidos são bem elucidativos de que a perseguição política continua tão feroz como antigamente, mas voltemos ao nosso exemplo. Admitamos que amanhã o Penílio escrevia aqui um comentário qualquer onde defendia que, nem a PIDE tinha existido nem as perseguições continuavam nos dias de hoje. Era, evidentemente, caso para alguns de nós o confrontarmos com as suas palavras anteriores onde defendia ideias contrárias! Agora vejamos a mesma situação passada sob anonimato. O Penílio poderia hoje atacar a PIDE como "Anónimo" e amanhã poderia defender a PIDE também como "Anónimo" que não haveria maneira de sabermos quem é que tinha defendido uma ou outra ideia e o Penílio poderia continuar a expor aqui, todos os dias, ideias completamente contraditórias, sem que alguém pudesse confrontá-lo com essa disparidade de critérios.
Só por isso, é que eu sou contra o anonimato e não acredito que a inclusão de um nome qualquer (fictício ou não) possa identificar a pessoa e trazer-lhe problemas futuros. Eu assino sempre como Faísca e quem é que sabe quem eu sou se eu não disser aqui o meu nome verdadeiro, o nº de telefone, a minha idade, a rua onde moro ou o local de trabalho?
A assinatura Faísca serve apenas para poderem referenciar os meus comentários e responsabilizar-me por eles, tal como o Penílio fez (e muito bem) no seu comentário anterior.
Espero ter sido bem explicito, mas isto é assunto que dará sempre pano para mangas.
Como membro da equipa está 100% a par dos dejectos que enchem a caixa de comentários e da origem de muitos deles...
Que eu - por ser mulher - estou mais sujeita a insultos também é verdade mas aqui - neste espaço - tudo lhes serve como arma de arremesso; porque 'tenho familiares professores' (esta é de morrer a rir!); porque ando à procura de protagonismo; porque sou pintora; porque pinto 'riscas'; porque 'ainda' não estou nas enciclopédias (esta é uma bacorada de ignorantes que não sabem mesmo nada do assunto!).
Resumindo: esses insultos não me afectam, o que vem de baixo não não me atinge e só me insulta quem pode e sabe; e não é o caso! A misogenia de alguns dos conspurcadores da caixa de comentários terá origem - não sei não me interessa! - numa enorme pobreza de espírito, na insegurança, em problemas geracionais, na falta de cultura... ou de chá. Ou em todas simultaneamente. Se o intuito desses desclassificados é irritarem-me e/ou fazerem-me baixar o nível, podem tirar o cavalinho da chuva e esperar sentados. Mas que me divirto imenso a devolver a tacada de luva branca, isso é um facto inegável.
Isabel, quero pedir desculpa pelo espaço que estou a ocupar, pois como novato neste blogue, já aqui fiz várias intervenções, mas gostaria de discordar de si numa atitude que parece contradizer as últimas palavras do seu último comentário.
Diz a Isabel que, por mais insultuosos que sejam os comentários, não a farão baixar o nível das suas respostas. Acredito que receba comentários dos mais ordinários que possamos imaginar e do mais baixo nível cultural e educacional, mas na minha modesta opinião, a maneira mais elevada que a Isabel tinha de responder a esses energúmenos, era simplesmente expô-los e de seguida ignorá-los. Eu sei que é muito difícil resistir à tentação de devolver os impropérios e os insultos, mas é isso que eles pretendem. Nada dá mais gozo a um javardo que resolve usar um blogue para insultar meio mundo, do que ir tendo resposta às suas investidas. E quanto mais baixas elas forem, melhor, pois estará a jogar no seu campo.
Referir as "bacoradas de ignorantes" ou chamar-lhes misóginos, conspurcadores, pobres de espírito,inseguros, com problemas geracionais, incultos, com falta de chá ou desclassificados não será certamente a melhor maneira de se ver livre desse tipo de pessoas. Isto é uma atracção para eles!
Isabel, até parece que estou a quer ensinar-lhe alguma coisa, mas não se trata disso e sim, de recorrer à minha experiência por outros blogues e fóruns, onde já vi excelentes trabalhos destes, sucumbirem perante a incapacidade dos(as) autores(as) resistirem à tentação de entrarem num diálogo que só pode conduzir à degradação e ao descrédito do blogue. Cheguei aqui através do seu "convite" feito no Passeio Livre e gostei do blogue, mas não gostaria de vê-lo seguir o caminho do PL (e de outros) que se de degradaram porque os seus autores não se coibiram de entrar no mesmo esquema dos abrunhos que, no final, se vangloriam por terem rebentado com o blogue que invadiram. Felizmente, e pelo que me informaram, parece que o caso do PL está resolvido.
Continue com o seu excelente trabalho e ignore os grunhidos de alguns javardos. Exponha-os para que não a acusem de censura, mas deixe a análise dos grunhidos ao critério dos leitores ou à apreciação dos que entenderem esse tipo de linguagem.
Eu gostaria de contrapor: Com nick, com heterónimo ou como anónimo ninguém está 100% protegido e acredite no que lhe digo; há sempre forma de saber a identidade do comentador... e até mais dados. Seja com mandato ou porque alguém tem um amigo de um amigo que conhece alguém num servidor, ou num alojador de blogues, há sempre possibilidade de saber o IP e o nome desse cliente.
Quanto à tal 'transparência' que um nick pode dar e mais o tal fio condutor das ideias e opiniões, o Faísca pode cá vir hoje e dizer que é do Sporting e mais logo, ou amanhã, com outro nick dizer que é do Benfica. Neste blogue e em todos os outros abundam os que usam múltiplas identidades. Ainda ontem - ou transantontem - alguém usou a identidade do Engº Leite Pereira. Eu sei que não estava registado mas se o quiserem fazer também é fácil; basta uma pequena alteração porque o registo, como sabe, é 'case selective'. ;)
Percebo o seu ponto de vista e acredite que por vezes a tentação é de publicar tudo mas o Faísca não está no convento... Há 'n' comentários que recebemos referentes a terceiros que - sem dúvida alguma - me fariam cair em cima uma pipa de processos. Como, certamente, sabe a Lei dos blogues é ainda um bocadinho confusa e dá pano para mangas. Resumindo - e eu já falei com um conhecido advogado sobre o assunto - o blogger (pessoa que registou o blogue) é responsável por tudo o que lá se publica; comentários anónimos idem. Sei, da Fonte da Telha - como diz a Tiazoca de Oeiras com imensa graça - de um blogue cá do concelho que foi encerrado e o autor tem um processo por difamação com pedido de indemnização. Posso até acrescentar que a PJ exigiu o IP dos comentadores anónimos. E mais não digo...
Quanto ao espaço que ocupa, nada a desculpar. A caixinha serve para isso mesmo, para trocar ideias, para conversar, para brincar e até dizer umas parvoeiras se nos apetecer e não constituírem ofensa para ninguém.
Confesso que gostei do seu blogue e, às vezes, quando gosto de uma coisa, entusiasmo-me e esqueço-me que as pessoas poderão entender as minhas palavras, não como uma intenção de ajudar mas sim como uma intromissão. Devo dizer que, algum reparo que eu tenha feito à gestão do blogue, teve apenas como intenção evitar situações desagradáveis que já vi noutros blogues. É apenas o peso de alguma experiência!
Voltando ao tema do anonimato, concordo inteiramente consigo quando diz que, com "nick", com heterónimo ou como anónimo, ninguém está 100% protegido. Claro que não! Todos sabemos de inúmeros casos em que , os chamados “hackers”conseguiram furar potentes esquemas de protecção em bancos e até no Pentágono. Portanto, não há sistemas seguros, mas tal como eu já referi tanta vez, a criação de um nome fictício não tem como intenção esse tipo de protecção mas tão somente a possibilidade de ser um meio mais fácil de referenciarmos determinado comentário. Vou dar mais um exemplo: Neste momento estou a responder aos comentários de Isabel Magalhães e, tanto a Isabel como qualquer leitor deste blogue, saberão a quem me estou a referir e quais as ideias que a Isabel defendeu nas suas intervenções. Já o mesmo seria bem mais difícil de fazer se eu estivesse a comentar a intervenção de algum anónimo, pois não haveria maneira de indicar a qual dos muitos anónimos que aqui escrevem, me estava a referir. Há sempre a hipóteses de referir o dia e a hora a que o anónimo escreveu, mas obriga, tanto o comentador como os leitores, a terem que andar de comentário em comentário, à procura do anónimo que escreveu naquele dia e àquela hora. É estúpido, não é?
Sabendo nós, que nenhuma protecção é 100% segura, facilmente concluímos que, tanto faz assinarmos como Faísca, Isabel, Zé Marmelo ou como "Anónimo", pois o perigo é sempre o mesmo.
Diz a Isabel que, "...o Faísca pode cá vir hoje e dizer que é do Sporting e mais logo, ou amanhã, com outro “nick” dizer que é do Benfica." Isso é verdade (embora muito pouco provável, na medida em que, de futebol, só sei que a bola é redonda… penso eu!), mas se a Isabel quiser debater comigo qualquer tema, terá apenas que se ater às minhas opiniões como Faísca, esquecendo ou pondo de parte as opiniões que possam aparecer com outro nome, ainda que sub-repticiamente tenham sido feitas por mim.
Quanto ao outro tema, é verdade que "não estou no convento" mas, apesar de ateu, tenho muitos anos de “missa”, de “sermões” e de convívio com os "frades". Quando eu me referia a não censurar os comentários mais disparatados, é óbvio que não estava a aconselhá-la a publicar comentários que infringissem as leis dos blogues. É evidente que, publicar um comentário onde se acusa levianamente alguém, torna o(a) autor(a) do blogue responsável pelo que foi dito. Não era a isso que eu me referia, mas tão somente a comentários, às vezes alarves, que os autores dos blogues decidem eliminar (porque não lhes agradam) mas que resolvem mais tarde comentar sem que saibamos o que neles foi dito. Apesar de tudo, concordo em que se eliminem comentários alarves, desde que feitos por anónimos. Como amante da fotografia tenho, há alguns anos, uma galeria no Olhares (Shana) onde já recebi todo o tipo de comentários, desde os mais elogiosos aos mais ordinários. Felizmente, estes últimos têm sido poucos, mas nunca deixei de publicá-los, contrariamente ao que faz a maioria dos utilizadores do Olhares. E publico-os para que toda a gente se aperceba que tipo de pessoas são aquelas que recorrem a esses meios insultuosos. O mais curioso é que, já por várias vezes, essas pessoas, depois de verem as suas palavras lá escarrapachadas, me pedem desculpa pelo que disseram e que, por favor retire os seus comentários. Faço-o de bom agrado e tudo se revolve da melhor maneira.
Isabel, isto não serão conselhos mas apenas pequenas lições que a vida me foi dando ao longo dos anos.
35 comentários:
Isabel de Magalhães é uma personagem engraçada. Deverá ser a gestora deste Blog. O anonimato nos blogs para quem faz comentários é relativo - qualquer um pode colocar o nome que lhe interessar ou um qualquer blog, mesmo que não tenha nada a ver com esse blog.
Não há gato escondido com rabo de fora.
A senhora Isabel, por vezes não lhe apraz o "elefante na loja de cristal". Paciência.
Há muitos telhados de vidro.
Canto do cisne
Sentiu-se atingido, caro "anónimo"? [11 de Outubro de 2011 19:15]
Claro que o "anonimato é relativo" mas onde é que eu digo o contrário, não me dirá?
Tenha uma boa noite e continuação de boa leitura do Dicionário dos provérbios.
Esta Isabel Magalhães é ridicula...
O anónimo [11 de Outubro de 2011 21:35] não foi muito contemplado com inteligência e senso de humor pois não? eheheh!
Dizem até que uma coisa está implicitamente ligada à outra... :D
Ó Telepac de Setúbal;
Se calhar é VExa que me vem dar lições de boa educação e de respeito. Comece por olhar para si, para a sua falta de educação, para os insultos que - indiscriminadamente - vem deixando há anos a vários colaboradores do blogue - vá-se lá saber porquê! - já para não falar da cobardia do seu anonimato. Seja homenzinho!
Por aqui continuo fiel ao lema:
"Nunca discutas com um idiota. Ele baixa-te até ao seu nível e depois bate-te aos pontos porque tem experiência".
Passe bem.
Isabel
Está com muio humor e oportunidade.
Continue
Do alto da Barra
Caro Do Alto da Barra;
Obrigada.
Obrigada por ser uma pessoa normal e encarar o significado do post como ele de facto é: uma pequena brincadeira com humor e oportunidade.
IM
A propósito de alguns comentários impublicáveis e que só ofendem quem os escreveu:
Olha os ratos a saírem dos buracos! Manda-se o recado a um e logo reagem outros com culpas no cartório. Que criaturinhas baixinhas! Que gente tonta! DOENTES! INFELIZES!
Achei graça e mais graça achei quando refere "nunca discutas com um idiota..." Tem toda a razão.
O nome que assino é mesmo o meu. Não sou anónimo.
Quantas vezes eu disse para não fecharem o Miguel Bombarda, devido aos riscos que se iriam correr com a dispersão caótica dos loucos?!
Mas os decisores (tarados) estavam feitos uns com os outros e fizeram ouvidos de mercador. Era de esperar.
Agora aqui estão eles, os malucos, refastelados a libertarem-se das suas paranóias, neuroses, traumas e alucinações.
No tempo em que não havia computadores nem Internet, passavam o tempo a vaguear nus pela cidade, embrulhados em cobertores e a pedir uns tustes aos transeuntes. Eram tempos mais calmos. E era fácil identificá-los porque não eram ‘anónimos’. Reconheciam-se pelo cabelo à escovinha e os olhos esbugalhados.
Agora, até têm computadores e Internet, e calhando foi no hospital que aprenderam a mexer com o computador e com a dita. Sempre era uma forma de estarem ocupados e não baterem com a cabeça nas paredes e gritarem toda a noite com dores por terem os cornos partidos.
Penílio Mendes
Leitura aconselhada aos anónimos sabichões e inteligentes:
Anonymity on the Internet
Penílio Mendes
Caro Leite Pereira;
(Engº, se preferir!)
Neste blogue - e noutros - é perigoso coementar com nome sem registo porque há uns engraçadinhos que por vezes ursupam a identidade de terceiros. Não é uma crítica; é apenas um lembrete...
Os meus agradecimentos pela gentileza do seu comentário.
Caro leitor "Penílio Mendes";
Eu aprecio sempre um bom momento de humor...
Cara Sra. Isabel Magalhães:
Ainda bem que assim é. Folgo em saber que este blogue está aberto ao humor, que é um modo, por enquanto gratuito, de lutar contra as tendências depressivas crescentes da maioria dos nossos concidadãos.
Gostei do blogue, do que vi e li até agora. É muito informativo.
Lamento apenas certos comentários algo mordazes e mesmo cínicos que nele li, e que pouco contribuem para um debate franco de ideias e opiniões. Talvez aqueles que os escrevem não estejam de facto interessados. É um direito que lhes assiste. Mas como cada direito tem o correlato dever, é-lhes exigível que não perturbem os que o querem exercer (debate).
Vou ficar leitor assíduo.
Melhores Cumprimentos
Penílio Mendes
Quando é que esse grupelho muda de conversa que já enjoa sempre a mesma cantilena? Pirrónicos. Ressabiados.
Inscrevam-se nos A.A. Desamparem!
L.O.L.
Isabel Magalhaes tem muita razão.
Há comentários que não se devem publicar.
Ofendem a dignidade das pessoas.
Senhora D. Isabel Magalhães
Pode tratar-me pelo nome, prescindo do Eng. Quanto à utilização indevida do nome faço notar, pois já tive que recorrer aos seus serviços, que a PJ tem uma secção que se dedica unica e exclusivamente a crimes informáticos, pelo que com facilidade identifica qualquer pessoa. Como atrás refri tive essa experência e o engrassadinho foi apanhado.
Caro Leite Pereira;
Tenho um comentário com o seu nome no presente post
[Publicada por Leite Pereira em OEIRAS LOCAL a 12 de Outubro de 2011 18:28]
que sinceramente d u v i d o que tenha sido escrito por si, motivo pelo qual não o publico.
Agradeço e passarei a ter outros cuidados.
Com a quantidade de meios - correctores ortográficos - hoje em dia postos à disposição de quem usa o computador, é incrível como se cometem erros tão grosseiros, como escrever SS onde deveria estar um Ç !
Ai menina dos cinco olhos, por onde andas tu…
Penílio Mendes
Este tema do anonimato interessa-me particularmente porque já tenho tido acesas discussões sobre o assunto noutros blogues onde impera o anonimato.
Gostaria de esclarecer alguns anónimos, que a criação de um pseudónimo (nome fictício) não referencia nem denuncia ninguém. Pode ser que esta paixão pelo anonimato sejam ainda reflexos dos velhos tempos da PIDE em que tudo tinha que ser feito às escondidas, mas eu inclino-me mais para outra motivação: a possibilidade de hoje dizermos uma coisa e amanhã defendermos outra completamente diferente (conforme as conveniências) sem que nos possam apontar a falta de coerência.
Se não perceberam, reparem no seguinte: se eu, sob o pseudónimo Faísca, falar hoje contra o anonimato e amanhã, por qualquer motivo, aqui vier defender o mesmo anonimato, toda a gente poderá acusar-me de troca-tintas e trapalhão; mas se o fizer como anónimo, poderei mudar de opinião todos os dias, que ninguém poderá apontar-me qualquer falta de coerência, pois os "anónimos" são às centenas.
Por isso é que eu sou contra o anonimato nos blogues! Não é para referenciar ninguém nem a inclusão de um pseudónimo invadirá a privacidade de qualquer comentador, mas será apenas uma boa maneira de podermos referenciar os comentários e as ideias de quem aqui publica as suas opiniões. Só isso!
Outra coisa de que nunca gostei nos blogues, é o poder censório de quem o administra. Para que possamos criticar alguém, é necessário que se conheçam as duas versões: a nossa e a do outro! O que acontece com muita frequência, é que os administradores ou os moderadores dos blogues, têm uma feroz apetência por cortar o pio a quem tem ideias divergentes das suas. Depois, os outros participantes só conhecem a versão de quem dirige o blogue e nunca chega a saber o que foi dito pelos que ficaram silenciados. Não é bonito, não é justo e não é imparcial.
Concordo que não se publiquem textos com palavrões, mas acho que deveriam ser publicados com um (...) idêntico ao "Piii" que se utiliza na rádio e na televisão.
O texto poderia ser ajavardado (e há cada um!!!) mas serviria para aquilatarmos das razões do seu autor e para ficarmos a saber com que tipo de pessoa estamos a lidar.
Censurando o texto... ficamos sempre na dúvida!
Bom dia, leitor "Penílio Mendes" [12 de Outubro de 2011 16:50];
Este é um local bem humorado onde - por vezes, muitas vezes - se tratam assuntos muito sérios com o maior humor. Não sei se é leitor recente mas o blogue está pejado de exemplos. Infelizmente parece que há alguém a quem a coisa não agradou e apagou, ou mandou apagar - com recurso a entrada abusiva no e-mail de uma das colaboradoras - milhentas foto-montagens que denunciavam muito do que se passa cá pelo concelho. Ficaram os textos, é facto, mas as fotos, essas, foram apagadas.
Também pode dar-se o caso de ter sido o sistema que bloqueou / desactivou a conta na tentativa de impedir que 'martelassem' a password...
Continue connosco.
Bom dia, Faísca;
Neste blogue publica-se tudo - até o contraditório - exceptuando-se os insultos.
Há por aí um grupo de tontos ressabiados* que não percebe o mais básico - o que está aberto à discussão são os assuntos e não o autor, quem publica e/ou quem comenta.
* Claro que esses são confortavelmente anónimos!
Este blogue atrai cada prosa: agora é o Faisca e o Penílio Mendes
É preciso paciência para a administração deste espaço.
Do alto da Barra
Mas também atrai muita porcaria anónima!
Valha-nos essa pluralidade!
Caro do Alto da Barra;
Os leitores que refere tiveram sempre uma postura correcta e todos os que assim procedem são bem-vindos.
Continue connosco.
Exma. Sra. Isabel Magalhães,
Respondendo à sua pergunta, sou leitor recente.
Este blogue foi-me indicado por um amigo, que é leitor, e que talvez conheça, chamado Rui Romeiro.
Quero também deixar um comentário com base no que disse o Sr. Faísca, quando ele refere, cito, que “Pode ser que esta paixão pelo anonimato sejam ainda reflexos dos velhos tempos da PIDE em que tudo tinha que ser feito às escondidas…”
Na verdade, se já não existe essa famigerada polícia política, a perseguição nunca desapareceu completamente.
Muitas circunstâncias podem levar uma pessoa a ter que ser cautelosa.
Sei de casos, isto vindo de fonte segura, passados na Câmara de Oeiras com funcionários desta. Alguns são do domínio público.
O risco de perder o emprego pode ser suficiente para uma pessoa se escudar no anonimato, para poder fazer revelações que assinadas com o próprio nome poderiam ser-lhe críticas e causarem-lhe, no mínimo, transtornos profissionais.
Penílio Mendes
Amiga Isabel, não podia deixar de lhe enviar os parabéns pela brilhante idéia, tipo "apanha-moscas", na qual tantos caíram.
Foi ainda a oportunidade de permitir o livre diálogo e troca de comentários SÉRIOS entre alguns leitores, anónimos, pseudónimos ou identificados.
Só quem gere/administra um blogue (como nós), sabe que o anonimato permite dizer-se o que se quer, de quem se quer e como se quer, mas há formas de o impedir (como referiu o comum amigo Leite Pereira, a quem aproveito para enviar um abraço).
Por outro lado, como já aqui foi escrito, o anonimato serve também para proteger o autor de pressões e vinganças no local de trabalho. E, como ambos também sabemos, os casos ligados à Câmara Municipal de Oeiras são disso o melhor exemplo; no "Pinhanços dixit...", como no "Oeiras Local", tal subterfúgio é frequente e eu percebo bem porquê!
Talvez por ser uma Senhora, a Isabel esteja mais sujeita a receber "comentários" (de bradar aos céus) cujo único destino só pode ser o "arquivo" (para memória futura)!? Mas, como escreveu, e bem: "Nunca discutas com um idiota. Ele baixa-te até ao seu nível e depois bate-te aos pontos porque tem experiência". Nem mais!
Um beijo, com a amizade de sempre.
Caro 'Penílio Mendes;
Chega Isabel, dispensa-se a Exma.:)
Seja bem-vindo e espero que fique assíduo.
Temos muitos visitantes mas um grande défice de comentadores pertinentes; o que - infelizmente - abunda são uns quantos desqualificados com pretensões a transformar este espaço numa javardice. Como diz o 'outro': Over my dead body!
O nome do seu amigo não me é estranho mas não estou a 'ver'... Sorry! Para ele um agradecimento pela divulgação.
Quanto ao anonimato, o exemplo que menciona tem sido muitas vezes referido por mim e é um direito dos que pretendem salvaguardar a sua vida pessoal. Agressões, insultos, injúrias 'no quentinho do conforto do anonimato' é coisa de gentalha, de escória da sociedade, quiçá de garotelhos ou da brigada do primo 'Al'!
Continue connosco.
Faz-me alguma confusão ver que o assunto do anonimato nos blogues, afinal não é percebido apenas por pessoas menos capacitadas mas também por utilizadores com um nível cultural superior.
É referido pelo Penílio Mendes e pelo Rui Freitas que a utilização do anonimato pode evitar futuras pressões ou vinganças pessoais.
Vamos lá ver se eu consigo explicar-me bem: essas pressões ou vinganças só poderão ter lugar se a pessoa escarrapachar aqui todos os seus dados pessoais (nome, morada, profissão, local de trabalho, nº de telefone ou qualquer outro elemento identificativo). Ora não é isso que se pretende com a criação de um pseudónimo, mas tão somente, podermos referenciar os comentários feitos por qualquer pessoa, e possivelmente confrontá-la com alguma ideias contraditórias expressas anteriormente.
Vou dar um exemplo:
O Penílio (creio que podemos dispensar mutuamente o tratamento por "Senhor"), acrescentou à minha referência sobre a PIDE, que a perseguição nunca desapareceu apesar da extinção dessa polícia política. Tem toda a razão, e os casos conhecidos são bem elucidativos de que a perseguição política continua tão feroz como antigamente, mas voltemos ao nosso exemplo. Admitamos que amanhã o Penílio escrevia aqui um comentário qualquer onde defendia que, nem a PIDE tinha existido nem as perseguições continuavam nos dias de hoje. Era, evidentemente, caso para alguns de nós o confrontarmos com as suas palavras anteriores onde defendia ideias contrárias!
Agora vejamos a mesma situação passada sob anonimato. O Penílio poderia hoje atacar a PIDE como "Anónimo" e amanhã poderia defender a PIDE também como "Anónimo" que não haveria maneira de sabermos quem é que tinha defendido uma ou outra ideia e o Penílio poderia continuar a expor aqui, todos os dias, ideias completamente contraditórias, sem que alguém pudesse confrontá-lo com essa disparidade de critérios.
Só por isso, é que eu sou contra o anonimato e não acredito que a inclusão de um nome qualquer (fictício ou não) possa identificar a pessoa e trazer-lhe problemas futuros. Eu assino sempre como Faísca e quem é que sabe quem eu sou se eu não disser aqui o meu nome verdadeiro, o nº de telefone, a minha idade, a rua onde moro ou o local de trabalho?
A assinatura Faísca serve apenas para poderem referenciar os meus comentários e responsabilizar-me por eles, tal como o Penílio fez (e muito bem) no seu comentário anterior.
Espero ter sido bem explicito, mas isto é assunto que dará sempre pano para mangas.
Amigo Rui;
Obrigada pelo seu gesto.
Como membro da equipa está 100% a par dos dejectos que enchem a caixa de comentários e da origem de muitos deles...
Que eu - por ser mulher - estou mais sujeita a insultos também é verdade mas aqui - neste espaço - tudo lhes serve como arma de arremesso; porque 'tenho familiares professores' (esta é de morrer a rir!); porque ando à procura de protagonismo; porque sou pintora; porque pinto 'riscas'; porque 'ainda' não estou nas enciclopédias (esta é uma bacorada de ignorantes que não sabem mesmo nada do assunto!).
Resumindo: esses insultos não me afectam, o que vem de baixo não não me atinge e só me insulta quem pode e sabe; e não é o caso!
A misogenia de alguns dos conspurcadores da caixa de comentários terá origem - não sei não me interessa! - numa enorme pobreza de espírito, na insegurança, em problemas geracionais, na falta de cultura... ou de chá. Ou em todas simultaneamente.
Se o intuito desses desclassificados é irritarem-me e/ou fazerem-me baixar o nível, podem tirar o cavalinho da chuva e esperar sentados. Mas que me divirto imenso a devolver a tacada de luva branca, isso é um facto inegável.
Outro beijinho com amizade.
Isabel, quero pedir desculpa pelo espaço que estou a ocupar, pois como novato neste blogue, já aqui fiz várias intervenções, mas gostaria de discordar de si numa atitude que parece contradizer as últimas palavras do seu último comentário.
Diz a Isabel que, por mais insultuosos que sejam os comentários, não a farão baixar o nível das suas respostas. Acredito que receba comentários dos mais ordinários que possamos imaginar e do mais baixo nível cultural e educacional, mas na minha modesta opinião, a maneira mais elevada que a Isabel tinha de responder a esses energúmenos, era simplesmente expô-los e de seguida ignorá-los. Eu sei que é muito difícil resistir à tentação de devolver os impropérios e os insultos, mas é isso que eles pretendem. Nada dá mais gozo a um javardo que resolve usar um blogue para insultar meio mundo, do que ir tendo resposta às suas investidas. E quanto mais baixas elas forem, melhor, pois estará a jogar no seu campo.
Referir as "bacoradas de ignorantes" ou chamar-lhes misóginos, conspurcadores, pobres de espírito,inseguros, com problemas geracionais, incultos, com falta de chá ou desclassificados não será certamente a melhor maneira de se ver livre desse tipo de pessoas. Isto é uma atracção para eles!
Isabel, até parece que estou a quer ensinar-lhe alguma coisa, mas não se trata disso e sim, de recorrer à minha experiência por outros blogues e fóruns, onde já vi excelentes trabalhos destes, sucumbirem perante a incapacidade dos(as) autores(as) resistirem à tentação de entrarem num diálogo que só pode conduzir à degradação e ao descrédito do blogue.
Cheguei aqui através do seu "convite" feito no Passeio Livre e gostei do blogue, mas não gostaria de vê-lo seguir o caminho do PL (e de outros) que se de degradaram porque os seus autores não se coibiram de entrar no mesmo esquema dos abrunhos que, no final, se vangloriam por terem rebentado com o blogue que invadiram. Felizmente, e pelo que me informaram, parece que o caso do PL está resolvido.
Continue com o seu excelente trabalho e ignore os grunhidos de alguns javardos. Exponha-os para que não a acusem de censura, mas deixe a análise dos grunhidos ao critério dos leitores ou à apreciação dos que entenderem esse tipo de linguagem.
Força, Isabel.
Faísca;
[14 de Outubro de 2011 11:37]
Eu gostaria de contrapor: Com nick, com heterónimo ou como anónimo ninguém está 100% protegido e acredite no que lhe digo; há sempre forma de saber a identidade do comentador... e até mais dados. Seja com mandato ou porque alguém tem um amigo de um amigo que conhece alguém num servidor, ou num alojador de blogues, há sempre possibilidade de saber o IP e o nome desse cliente.
Quanto à tal 'transparência' que um nick pode dar e mais o tal fio condutor das ideias e opiniões, o Faísca pode cá vir hoje e dizer que é do Sporting e mais logo, ou amanhã, com outro nick dizer que é do Benfica. Neste blogue e em todos os outros abundam os que usam múltiplas identidades. Ainda ontem - ou transantontem - alguém usou a identidade do Engº Leite Pereira. Eu sei que não estava registado mas se o quiserem fazer também é fácil; basta uma pequena alteração porque o registo, como sabe, é 'case selective'. ;)
Faísca;
[14 de Outubro de 2011 14:03]
Percebo o seu ponto de vista e acredite que por vezes a tentação é de publicar tudo mas o Faísca não está no convento...
Há 'n' comentários que recebemos referentes a terceiros que - sem dúvida alguma - me fariam cair em cima uma pipa de processos. Como, certamente, sabe a Lei dos blogues é ainda um bocadinho confusa e dá pano para mangas. Resumindo - e eu já falei com um conhecido advogado sobre o assunto - o blogger (pessoa que registou o blogue) é responsável por tudo o que lá se publica; comentários anónimos idem. Sei, da Fonte da Telha - como diz a Tiazoca de Oeiras com imensa graça - de um blogue cá do concelho que foi encerrado e o autor tem um processo por difamação com pedido de indemnização. Posso até acrescentar que a PJ exigiu o IP dos comentadores anónimos. E mais não digo...
Quanto ao espaço que ocupa, nada a desculpar. A caixinha serve para isso mesmo, para trocar ideias, para conversar, para brincar e até dizer umas parvoeiras se nos apetecer e não constituírem ofensa para ninguém.
Continue connosco.
Olá Isabel,
Confesso que gostei do seu blogue e, às vezes, quando gosto de uma coisa, entusiasmo-me e esqueço-me que as pessoas poderão entender as minhas palavras, não como uma intenção de ajudar mas sim como uma intromissão.
Devo dizer que, algum reparo que eu tenha feito à gestão do blogue, teve apenas como intenção evitar situações desagradáveis que já vi noutros blogues. É apenas o peso de alguma experiência!
Voltando ao tema do anonimato, concordo inteiramente consigo quando diz que, com "nick", com heterónimo ou como anónimo, ninguém está 100% protegido. Claro que não!
Todos sabemos de inúmeros casos em que , os chamados “hackers”conseguiram furar potentes esquemas de protecção em bancos e até no Pentágono. Portanto, não há sistemas seguros, mas tal como eu já referi tanta vez, a criação de um nome fictício não tem como intenção esse tipo de protecção mas tão somente a possibilidade de ser um meio mais fácil de referenciarmos determinado comentário. Vou dar mais um exemplo:
Neste momento estou a responder aos comentários de Isabel Magalhães e, tanto a Isabel como qualquer leitor deste blogue, saberão a quem me estou a referir e quais as ideias que a Isabel defendeu nas suas intervenções. Já o mesmo seria bem mais difícil de fazer se eu estivesse a comentar a intervenção de algum anónimo, pois não haveria maneira de indicar a qual dos muitos anónimos que aqui escrevem, me estava a referir. Há sempre a hipóteses de referir o dia e a hora a que o anónimo escreveu, mas obriga, tanto o comentador como os leitores, a terem que andar de comentário em comentário, à procura do anónimo que escreveu naquele dia e àquela hora. É estúpido, não é?
Sabendo nós, que nenhuma protecção é 100% segura, facilmente concluímos que, tanto faz assinarmos como Faísca, Isabel, Zé Marmelo ou como "Anónimo", pois o perigo é sempre o mesmo.
Diz a Isabel que, "...o Faísca pode cá vir hoje e dizer que é do Sporting e mais logo, ou amanhã, com outro “nick” dizer que é do Benfica." Isso é verdade (embora muito pouco provável, na medida em que, de futebol, só sei que a bola é redonda… penso eu!), mas se a Isabel quiser debater comigo qualquer tema, terá apenas que se ater às minhas opiniões como Faísca, esquecendo ou pondo de parte as opiniões que possam aparecer com outro nome, ainda que sub-repticiamente tenham sido feitas por mim.
Quanto ao outro tema, é verdade que "não estou no convento" mas, apesar de ateu, tenho muitos anos de “missa”, de “sermões” e de convívio com os "frades".
Quando eu me referia a não censurar os comentários mais disparatados, é óbvio que não estava a aconselhá-la a publicar comentários que infringissem as leis dos blogues. É evidente que, publicar um comentário onde se acusa levianamente alguém, torna o(a) autor(a) do blogue responsável pelo que foi dito. Não era a isso que eu me referia, mas tão somente a comentários, às vezes alarves, que os autores dos blogues decidem eliminar (porque não lhes agradam) mas que resolvem mais tarde comentar sem que saibamos o que neles foi dito.
Apesar de tudo, concordo em que se eliminem comentários alarves, desde que feitos por anónimos.
Como amante da fotografia tenho, há alguns anos, uma galeria no Olhares (Shana) onde já recebi todo o tipo de comentários, desde os mais elogiosos aos mais ordinários. Felizmente, estes últimos têm sido poucos, mas nunca deixei de publicá-los, contrariamente ao que faz a maioria dos utilizadores do Olhares. E publico-os para que toda a gente se aperceba que tipo de pessoas são aquelas que recorrem a esses meios insultuosos. O mais curioso é que, já por várias vezes, essas pessoas, depois de verem as suas palavras lá escarrapachadas, me pedem desculpa pelo que disseram e que, por favor retire os seus comentários. Faço-o de bom agrado e tudo se revolve da melhor maneira.
Isabel, isto não serão conselhos mas apenas pequenas lições que a vida me foi dando ao longo dos anos.
Um abraço e um óptimo fim de semana.
Enviar um comentário