terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tribunal detecta um rol de ilegalidades em parcerias público-privadas de Oeiras

Por Inês Boaventura

Relatório preliminar diz que câmara tentou fugir ao limite de endividamento e aponta diversas decisões lesivas. Executivo municipal está a preparar contestação às conclusões da auditoria


http://jornal.publico.pt/

17 comentários:

Anónimo disse...

Por isso o Luzinha já se pirou da cãmara há uns meses.

Adozindo Correeiro disse...

Por causa das ilegalidades? Não me façam rir! O Luz pirou-se porque é melhor ser assessor do sec de estado do que do nº 2 da câmara.

Anónimo disse...

O Luzinha e o Secretário de Estado podiam reunir-se e dar uma ajuda para a resolução do problema. Os gajos dizem que a culpa é do isaltino. Agora o isaltino é o culpado de tudo. O isaltino é mas é culpado de dar cobertura a uma cambada de lambe botas.

Miguel Pinto disse...

Os eleitos do Bloco de Esquerda votaram contra todas as propostas relativas às parcerias.
Por isso não fomos notificados.

Anónimo disse...

Moral da história: As grandes negociatas continuam.

Miguel Pinto disse...

O Marcos Perestrelo faz-se de ingénuo. Todos os veradores e todos os deputados do PS votaram a favor das propostas relativas às parcerias público privadas. À Lusa falou como se o PS não tivesse que ver com o assunto. Por ironia todos os PS são condenados a pagar multas.

Anónimo disse...

Ó Miguel Pinto, a Câmara Municipal vai apresentar a sua contestação e caso o TC mantenha a sua decisão irá contestar as multas nos tribunais.

Anónimo disse...

E o vereador Amílcar do PCP/CDU foi a favor. As PPP são boas se forem para escolas mas ñ deixam de ser PPP. Qual a renda mensal das novas escola do Alto de Algés e de Porto Salvo?

Anónimo disse...

Antes escolas do que calhaus de um milhão e meio por ajuste directo.
(Espero que a Sra artista do blogue publique e não me bata) .

Anónimo disse...

O problema são mesmo as parcerias publico privadas (uma desgraça para as próximas décadas)e não as escolas. O que se passa em Oeiras é inacreditável e não percebo como é possível confiar nas propostas da IOMAF. Eu votava sempre contra a não ser que estivesse comprado.
Realmente fiquei estupefacto com a preocupação do PS e da CDU até me fizeram lembrar os IOMAF e os laranja/alface que andam sempre a lamber as botas ao isaltino e agora andam por aí a dizer que o culpado disto é ele.

Miguel Pinto disse...

Sabem quanto dinheiro gastou a Câmara com as parcerias? Entrou, apenas, com a sua parte no capital social.
E quanto custaram as obras à Câmara?

Oeiras disse...

Imagine que tem uma casinha antiga e gostava de ter casa nova. Se tiver dinheiro para pagar a pronto, será bom investir nessa casa nova. Se não tiver, tem duas opções: ou se remedeia com a casa velha até os tempos estarem melhores, ou pede dinheiro ao banco e compra a casa, ficando a pagar uma renda até ao fim da vida.
Quando der por si, nos 30 ou 35 anos em que ficou a pagar essa casa, pagou mais do dobro do valor dela ao banco.
São assim as PPP. Temos escolas e centros geriátricos (talvez venhamos a ter centro de congressos e pólo de formação) porque nos foram dados de bandeja pelo empreiteiro, mas vamos pagá-los ao dobro do preço durante 25 anos.

Miguel Pinto disse...

Sabem qual o valor estimado para pagar a escola do Alto de Algés?
33 milhões de euros.
Sabem quanto a Câmara pagou?
Zero euros.
Quem irá pagar?

Miguel Pinto disse...

Sabem o valor estimado para a escola de Porto Salvo?
30 milhões de euros.
Quanto pagou a Câmara?
Zero euros.
Quem vai pagar?

Anónimo de Porto Salvo disse...

Ó Miguel Pinto
Quanto custam os centros geriátricos?

Miguel Pinto disse...

O centro geriátrico de S. Julião da Barra, situado em Porto Salvo, custa 18 milhões de euros.
Quanto pagou a Câmara? Zero euros.
Quem vai pagar?

Anónimo disse...

Existe uma coisa chamada inflação. 1 euro hoje vale mais que 1 euro daqui a 10 anos. Quem empresta o dinheiro à Câmara Municipal tem de ser remunerado pelo seu custo de oportunidade, ou seja, tem de receber um juro adequado. Estes valores são bastante normais e o único lucro do privado é na fase de construção. Porque no resto o processo é semelhante a um empréstimo como os da habitação. A CMO paga a renda que é utiliza para amortizar o empréstimo.