terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A culpa de Eva

Opinião








00h00m

Uma inglesa de 23 anos queixou-se à polícia do Dubai por ter sido violada por um empregado de hotel, e acabou detida por sexo "ilegal" e consumo ilícito de álcool, arriscando 6 anos de prisão.

A notícia veio na edição "online" do "Expresso" e vale a pena ler alguns dos comentários que suscitou, que revelam até que ponto continuamos, no que respeita à mulher, presos a uma cultura atávica de preconceitos e intolerância boçais, de raiz cristã mas não substancialmente distinta, talvez só um pouco mais envergonhada, da que enforma a "sharia" das teocracias islâmicas. O tipo comum de homem português tem, de facto, telemóvel de última geração no bolso, alta definição na sala e a "coutada do macho latino" na cabeça. E se a lei (sobretudo a civil, mas também a penal) se tem entre nós autonomizado progressivamente da influência da Igreja, a "provocação" da mulher continua, por exemplo, a ser "atenuante" em crimes de violação. Como se, vindas do fundo do cérebro reptilíneo, as sombras de Tertuliano ou de S. Paulo nos fornecessem permanentemente o álibi de que precisamos, o de que Eva "provocou" Adão.

5 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O que é que é sexo ilegal??
E legal??
Essa agora deixou-me curioso....

Isabel Magalhães disse...

Caro Pedro Coimbra;

Tanto quanto infiro do artigo do M.A.P. a resposta à sua pergunta deve estar nas leis do Dubai.

Isabel Magalhães disse...

Caro Pedro Coimbra;

Por lapso esqueci-me do "smile".

Ele aqui está. :)


Saudações

IM

AFS disse...

Grande artigo de opinião de Manuel António Pina. Por cá, por muita tecnologia que nos atirem para cima, continuamos a ser profundamente retrógrados e atrasados.

A religião raramente ajuda no que quer que seja, mas não é a culpada de tudo.

Isabel Magalhães disse...

AFS;

Subscrevo.

Grande artigo de opinião de Manuel António Pina.