quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Futuro incerto para os hospitais de Egas Moniz, São Francisco Xavier e Santa Cruz

Jornal Público – Secção Local – 20 de Janeiro de 2010
Ana Rita Faria

"O Ministério da Saúde está à procura de um terreno de nove hectares para mudar de localização o actual Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, composto por três unidades diferentes."


São Francisco Xavier

Uma História Verdadeira – aconteceu na 2ª feira dia 18. Na semana anterior tinha caído e batido com o ombro direito; as dores não estavam a passar apesar da medicação que tinha iniciado face aos problemas que tenho com este ombro. Por isso resolvi rumar ao Hospital São Francisco Xavier.

Expliquei ao que ia. Fizeram perguntas, anotaram as minhas respostas e colocaram uma pulseira verde no pulso – pouco grave / Ortopedia - e mandaram esperar na sala. Depois fui chamada para fazer um RX. Voltei à sala.

Depois fui de novo chamada ao gabinete de Ortopedia. Realmente tinha havido um traumatismo, uma luxação por isso a grande negra que estava a meio do braço e a razão das dificuldades de mexer o braço. Mas nada partido nem rachado. Disseram para manter a medicação que estava a fazer acrescentando mais um medicamento. Ajustaram os dias de medicação, deram-me conselhos como devo actuar com este braço até que as coisas vão ao seu lugar.

Ia cheia de medo e voltei muito calma. E isto tudo não demorou duas horas. Sem atropelos. Talvez tenha ido num dia de perfeita harmonia.

Hoje ao ler a noticia acima fiquei amedrontada: uma coisa a funcionar bem que, para ser melhor se calhar precisa de mais pessoal e de actualizar equipamentos e vai ser deitada abaixo para enfiarem os serviços de TRÊS hospitais num só? Há certamente qualquer coisa que me escapa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este tipo de postura é típica de português (velho do Restelo), não sei se esteve atenta às várias notícias de que foram divulgadas, desde a ordem dos médicos, aos Adm. Hospitalares, etc., aplaudem esta medida. A Sra. só revela que não faz ideia do que é um hospital moderno e como deve funcionar, ou seja só diz disparates.

cpts

Menina Idalina disse...

Olha um anónimo defensor da política de saúde do sr. Sousa, que se revela muitissimo eficaz, como temos verificado.

E depois, com o Correia de Campos acabavamos com as unidades de saúde e criavamos VMER; depois, Sócrates recauchutado , resolve criar muitos hospitais .... porque estão velhos . Sim, façam muitos hospitais e como Oeiras é muito rica, cheia de "guito", será um Hospital local e o Isaltino porá quiça o Alexandre Luz a geri-lo conjuntamente com o Marcos Sá.
Mas será que ninguém é capaz de discutir a politica de saúde ?

Ó Clotilde, desculpe que lhe diga mas um caso individual não serve para justificar uma opção política.

Clotilde Moreira disse...

Menina Idalina,
Tem razão que o meu relato verídico não serve para colocar o anónimo tão irado. Nem eu quero justificar nada. Até porque ouvi dizer que para Oeiras virá um hospital mental.
Já agora tenho ido várias vezes ao Egas Moniz e sabe que tenho sido bem tratada.
O Xaninho sabe gerir hospitais?
Clotilde