quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Apontamentos de Outono


Apontamentos de Outono
06 Outubro2011 | 11:55
Nuno Garoupa


Passaram os cem dias do governo PSD/CDS. Foram o que foram. O Governo cumpre aquilo que pode cumprir, isto é, aplicar o programa acordado com a "troika


(1) Passaram os cem dias do governo PSD/CDS. Foram o que foram. O Governo cumpre aquilo que pode cumprir, isto é, aplicar o programa acordado com a "troika" com algum atraso aqui e acolá. Pedir que o Governo resolva em cem dias aquilo que são erros profundos de quinze anos de socialismo é demagogia. Exigir que o Governo se oponha a tudo aquilo que foi assinado pelo PSD+CDS+PS e que é menos agradável (privatizações, TSU, reforma do SNS, transportes, etc.) é irresponsabilidade, quando não mera hipocrisia política de quem está agora na oposição. Já o incumprimento de reformas em áreas como as autarquias é preocupante.

O Governo é aquilo que pode ser. Incumpre promessas eleitorais porque não tem força para mudar muito do que está mal. Esgota-se no programa de resgate; não tem nenhuma agenda reformista sólida. Dizer que é um governo neoliberal é pressupor que há uma programa coerente e consistente de reformas. Até agora ainda não se viu nada. E certamente a política orçamental é tudo menos neoliberal.

Fundamentalmente o Governo é mais do mesmo com umas tonalidades mais alegres ou mais criativas que o Executivo de Sócrates. Para quem esperava um Governo reformista é uma desilusão. Mas temo que, dentro do sistema que vigora em Portugal e com os poderes fácticos que verdadeiramente mandam, este é o Governo do possível.

(...)


8 comentários:

Oeiras disse...

Convém não sermos facciosos... houve 15 anos de governos socialistas desde 1976 mas o PSD esteve lá 17 anos (alguns foram em conjunto, o famoso bloco central).
Ah, já sei, os 15 anos do PS foram maus e os 17 anos do PSD foram gastos a remediar o desgoverno socialista...
Tem piada agora virem dizer que o governo é aquilo que pode ser. Então e o governo anterior, que tomou posse quando a crise já se adivinhava, podia ter feito mais, era?
Não sou acérrimo defensor do PS mas estes tendencionalismos cheiram um bocadinho mal.

Isabel Magalhães disse...

Caro Oeiras;

Gosto do seu senso de humor...





Ah! Não acredito que acredite no que escreveu. :D

Anónimo disse...

Pois é mesmo. Prometeu um novo Mundo na pala da mão sem aumento de Impostos e o que aconteceu?
Mentiu aos portugueses. Não são diferentes dos anteriores, antes pelo contrário, pois juraram que seriam honestos e não estão a ser.
São uma desilusão.

Isabel Magalhães disse...

O autor do artigo até dá a resposta ao anónimo [6 de Outubro de 2011 18:30] antes de ele escrever o comentário:


(...) dentro do sistema que vigora em Portugal e com os poderes fácticos que verdadeiramente mandam, este é o Governo do possível."

Anónimo disse...

Um texto muito acertivo em que o Sr. Garoupa trás à tona de água verdades que têm que ser ditas e relembradas muitas vezes.

Pedro Correia

Oeiras disse...

E quando foram as eleições, o PSD já não sabia que ia estar nas mãos da Troika? No entanto, não os ouvi dizer na campanha que não iam poder fazer nada e que iam ser "o governo possível"... não desculpe os políticos só por serem da sua cor, D. Isabel, eles são todos farinha do mesmo saco...

Isabel Magalhães disse...

O Oeiras provavelmente não lê o que eu escrevo; se lesse saberia que não sou clubista e que isso até me custa algumas 'ferroadas' de alguns PSD.

Tome em atenção o facto de que não publico apenas os artigos que subscrevo... ;)

Isabel Magalhães disse...

Resposta [Anonymous Oct 6, 2011 06:30 PM];


A 'pala' não é do boné?