segunda-feira, 24 de outubro de 2011

No país das maravilhas

Gestores de topo com pensão vitalícia para ex-políticos - Politica - DN


Gestores de topo com pensão vitalícia para ex-políticos

por DN.pt


Mais de 400 ex-políticos de todos os quadrantes, à excepção do BE, ainda beneficiam desta benesse que foi revogada em 2005 pelo PS.
A possibilidade de se acumularem subvenções vitalícias com vencimentos no sector privado faz com que gestores de topo beneficiem ainda daquela benesse. Casos de Jorge Coelho, Manuel Dias Loureiro, Armando Vara ou Ângelo Correia.
Documentos oficiais a que o DN teve acesso revelam que Jorge Coelho - que o DN tentou em vão contactar - acumula o seu salário de presidente da Mota-Engil com uma subvenção vitalícia que no momento em que lhe foi originalmente atribuída era de 2400 euros/mês.
Já Manuel Dias Loureiro, gestor de fundos de investimento - e ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios, holding do BPN -, recebe 1700 euros, sendo que, conforme disse ao DN, não tenciona prescindir a não ser que a lei o obrigue. "Nunca pensei nisso", disse.

13 comentários:

Anónimo disse...

Tudo bons rapazes.

odete

Leite Pereira disse...

Gostaria de conhecer a dita lista. A TV limita-se a indicar os membros do PSD e depois inclui o Coelhho, Melancia, Vara e Victorino. E o Soares e os restantes onde estão? É inacreditável que esses cavalheiros que trabalharam 8 ou 15 anos e reformam-se comordenados superiores aos do topo da função pública que tiveram de trabalhar 35 anos. É um escândalo e, espero segundo ouvi hoje que o PSD e o CDS têm uma proposta para terminar com as ditas subvenções pois a maioria deles exercem funções de administradores em grandes empresas.Acho inadmissível que os ditos cavalheiros ainda têm lata de aparecer na televisão com palpites onde se podem fazer cortes nas despesa. Excepção à regra que eu saiba são o 1.º Ministro que recusou a dita subvenção há uns anos atrás e Santana Lopes. Ainda há quem tenha vergonha na cara com as leis leoninas que os próprios benmeficiários aprovaram na AR

Leite Pereira disse...

Mais uma questão que gostaria de saber a resposta.
Quanto recebe a Fundação Mário Soares de subsídios públicos? Pagos pelo Estado ou Autarquia. Qual o fim da dita fundação.

Isabel Magalhães disse...

Caro Leite Pereira (espero que seja o Engº L.P.);

O DN edição em papel publicou a lista.

Quanto à F M Soares, também deixei essa pergunta no Facebook quando li a notícia de que seria contemplada com mais verba do que a habitual. Entretanto, alguém me disse que depois das fundações públicas iriam tratar das outras que recebem subsídios.

Isabel Magalhães disse...

Fundação Mário Soares

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/64-mil--para-a-fundacao-mario-soares

Rui Pinto disse...

É um fartar de vilanagem do erário público!!

Isabel Magalhães disse...

Espero que este governo continue a arrumar a casa...

Assim lho permitam!

Anónimo disse...

Tadinho do Melancia: não era ele que queria um campo de golf no Alentejo com o Vitorino?
Maria Carlota

Leite Pereira disse...

Senhora D. Isabel

A questão levantada foi pelo verdadeiro Leite Pereira. Aproveito também para lamentar o que vai suceder ao Melancia que vai viver com grandes dificuldades, como o Vara, Ferreira do Amaral e outros.

Leite Pereira disse...

Peço desculpa mas transcrevo o artigo sobre o objecto da FMSoares. É para isto que vão os nossos impostos. Promover vaidades?
ARTIGO 5º (Objecto)

1. A Fundação desenvolverá as actividades que os seus órgãos entendam como mais adequadas à realização dos seus fins, tomando como pontos de referência na escolha das suas iniciativas e na dos respectivos destinatários ou dados biográficos daquele que lhe dá o nome: um político português que, coerente e empenhadamente, lutou pela implantação no seu País da Democracia e de um regime de solidariedade e justiça social, um europeu interessado na construção de uma Europa onde a preservação das identidades nacionais se conjugue com a edificação de uma sociedade política plurinacional, um cidadão do Mundo envolvido activamente na promoção da Paz, de maior justiça nas relações entre os povos e na concreta universalização do respeito pelos direitos humanos.

2. Sem prejuízo do exercício de outras actividades próprias da realização dos seus fins, poderá a Fundação:

a) Executar, promover ou patrocinar projectos de investigação em domínios concernentes aos seus fins;

b) Constituir e organizar o arquivo pessoal do Dr. Mário Soares e todos os outros que aí sejam incorporados;

c) Realizar, promover ou patrocinar acções de formação e de debate através de conferências, seminários e colóquios;

d) Realizar, promover ou patrocinar actividades de fomento cultural e de divulgação, em especial as dirigidas à juventude;

e) Realizar, promover ou patrocinar actividades editoriais;

f) Instituir prémios e conceder bolsas de estudo, compatíveis com os seus fins e possibilidades;

g) Subvencionar a publicação de estudos;

h) Constituir e montar uma biblioteca especializada nas áreas da ciência política, da história contemporânea, das relações internacionais e dos direitos humanos;

i) Promover o desenvolvimento de estudos europeus, tendo em vista a nova construção europeia e a participação de Portugal na União Europeia;

j) Estimular a cooperação cultural e científica entre Portugal e os países africanos lusófonos, o Brasil, Timor – Leste, Índia (Goa) e Região Administrativa Especial de Macau.

Isabel Magalhães disse...

Caro Leite Pereira;

Eu também lamento muito a "indigência" dos citados...

Tadinhos!

Leite Pereira disse...

Como refere Clara Ferreira Alves no Expresso: se a Fundação Mário Soares serve para preservar a sua biblioteca fica mais económico ao erário público entregá-la à Torre do Tombo

Isabel Magalhães disse...

Nem mais! :)