sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Conselho Nacional PSD

Ferreira Leite anuncia que convoca directas a seguir ao OE

A líder dos sociais-democratas desfez o tabu logo na sua primeira intervenção, esta noite, na reunião do Conselho Nacional. E antecipou-se aos críticos que se preparavam para exigir uma clarificação. O processo da escolha de um novo líder para o partido terá início assim que o dossiê do Orçamento do Estado para 2010 estiver encerrado no Parlamento

Manuela Ferreira Leite antecipou-se aos críticos e, contra a opinião da maioria da sua direcção, anunciou esta noite no Conselho Nacional o timing em que irá dar início ao processo da sua sucessão no partido. A líder do PSD vai convocar um Conselho Nacional e eleições directas logo a seguir à discussão e votação final global do Orçamento do estado para 2010, o que deverá acontecer no final de Janeiro ou início de Fevereiro.

A ser assim, as eleições que determinarão quem sucederá a Ferreira Leite à frente do PSD deverão realizar-se em finais de Março, tal como o SOL já adiantara.

Ao abrir o jogo sobre o calendário que definiu para resolver a questão da liderança do partido, Ferreira Leite retirou margem de manobra aos seus críticos, que se preparavam para a pressionar, exigindo-lhe uma clarificação no Conselho Nacional. E esvaziou a maioria das intervenções.

Seguiu-se uma intervenção bastante dura de Pedro Passos Coelho, o único candidato assumido à liderança do PSD, que criticou a estratégia eleitoral da actual líder do partido, sublinhando que «o pior cego é aquele que não quer ver».

Logo à chegada, antes de entrar para a reunião, Passos Coelho disse que esperava que esta reunião fosse «um momento alto, no mau momento que o partido atravessa».

sofia.rainho@sol.pt

Sem comentários: