quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fim à avaliação até sexta-feira

28 Outubro 2009 - 00h30
Professores fazem ultimato ao Governo

A actual avaliação de desempenho dos professores tem de ser suspensa até sexta-feira, defendeu ontem a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), justificando o pedido ao Ministério da Educação com o facto de o modelo vir a ser suspenso em breve na Assembleia da República, com o voto favorável de todos os partidos da Oposição.


Sexta-feira é o último dia previsto na lei para as escolas definirem o calendário para a aplicação do actual modelo de avaliação, iniciando-se assim o segundo ciclo avaliativo. “Se não for suspenso, vai criar um problema de organização às escolas. Quando tiverem tudo pronto, o trabalho feito vai todo para o lixo porque, entretanto, a Assembleia da República já estará organizada para votar a suspensão da avaliação”, afirmou Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, explicando: “Ainda não estão sequer constituídas as comissões parlamentares. Por isso é impossível suspender a avaliação até 30 de Outubro. Há o compromisso dos partidos de votarem favoravelmente a suspensão do actual modelo de avaliação.”

Caso o Governo não proceda à suspensão imediata da avaliação, a solução passa pelas escolas: “Apelamos que acautelem na calendarização obrigatória por lei o tempo necessário para a questão ser resolvida politicamente.”

CM - André Pereira

8 comentários:

Anónimo disse...

Fim da avaliação... É triste este país. Viva o antigo regime e as progressões automáticas na carreira. Até porque o meu prof. de matemática precisa de descansar e o prof. português não tem tempo (coitado) de preparar as aulas.
Alteração ao sistema de avaliação, sim. Acabar com o sistema... Tenham dó! Somos o "cú" da Europa e continuaremos a sê-lo.

Anónimo disse...

essa é a verdadeira questão de sempre que tentam camuflar,é que nunca nenhum sistema de avaliação vai funcionar quando não se quer ser avaliado!
e mais não se quer ser avaliado porque pode ser prejudicial ás carreiras...pode se a avaliação for negativa demonstrando que determinado professor não está a desempenhar correctamente as suas funções, não é?!?
é ainda por demais sintomático que os grandes avaliadores da nossa sociedade não queiram ser avaliados...será que é por eles saberem como funcionam e são falíveis os seus próprios sistemas de avaliação!?!

Anónimo disse...

Avaliação SI, mas esta não. Vem outra avaliação.
Avaliação SIM, mas esta Não. Vem outra avaliação. Avaliação Sim, mas esta Não.
Avaliação Não Não Não. Os professores não querem ser avaliados. Os PCP'S nunca querem ser avaliados, para não porem a mostra as suas inutilidades. Os que não são PCP'S alinham porque sabem que muitos tambem são uns inuteis na profissão.

AFS disse...

Eu tive Bom, senhores anónimos. Sei que não sou muito bom e por isso sou inferior a vós, entendidos na matéria. Conhecem algum sistema de avaliação infalível e 100% justo? Eu não. Mas tento aperfeiçoar aquele que aplico anualmente, diversificando-o, melhorando-o, ouvindo outras opiniões, lendo sobre o assunto.

Há sistemas que não resultam tão bem como outros, que valorizam mais forma que conteúdo, que exigem muito no que é acessório e pouco no que é essencial.

Suspender a avaliação é isso mesmo: SUSPENDER. Sabe o que significa? Um exemplo escolar prático e simples: um aluno faz algo muito mau na escola e é suspenso. Volta uns dias depois. Às vezes é o melhor remédio, não é?

Portanto o título do post não é muito correcto, de facto, mas decerto não foi com essa intenção.

Unknown disse...

Portugal precisa urgentemente de emagrecer a sua Função Publica!

Os Professore devem ser avaliados como todos nós somos.

Não são seres perfeitos, todos erramos e pagamos pelos nossos erros. Ao reconhecer o nosso erro melhoramos para os evitar.

As avaliações são benéficas, quem é bom vai ser sempre bom.

É urgente este país ter níveis de rigor, éticos, valores e morais mais elevados!

Meio mundo a viver à conta de outro meio mundo é que não pode ser.

Queixam-se de ganhar mal, esquecem-se é das regalias e benefícios que tem em relação aos que trabalham no privado.

Anónimo disse...

Caro AFS
Diz portanto que enquanto avaliador busca incessantemente a melhoria do seu sistema de avaliação, ainda bem é sinal que merece o Bom que teve na sua avaliação!

Já agora quantas vezes é que para melhorar o seu sitema o suspendeu e permitiu que os seus alunos tivessem avaliação automática permitindo passagem admnistrativa????

É que na prática é isso que a FENPROF iria criar, julgo que se os seus alunos ou pais lhe propusessem isso não iria gostar pois não, diria até que era desonesto intelectualmente para consigo enquanto avaliador e pessoa de bem...

Pois é... que bem prega Frei Tomás!!!

AFS disse...

Caro anónimo,

Sabe, eu não sou sindicalizado. Não gosto de carneiradas, acho que uma boa parte da descredibilização da classe docente na sociedade vem daí. Sou pró-avaliação, não concordei com algumas coisas do modelo, mas cumpri-o. Não aprecio particularmente que me observem a dar aulas, mas NÃO ME IMPORTO, porque acho isso essencial para a minha avaliação. A minha prestação numa sala de aula é o essencial da minha profissão. Os materiais que preparo são o essencial da minha profissão.

Mas actualmente o importante é o papel e quanto mais inútil e imbecil, melhor. As resmas e resmas e resmas de papel que se gastam por essas escolas fora para escrever coisas que ninguém lê e não contribuem para o sucesso e motivação de ninguém, antes pelo contrário...

Bom, não posso continuar porque ainda tenho testes para corrigir. Já o fim-de-semana passado foi inteiramente em casa a ver testes, mas pronto, são regalias que eu tenho.

Anónimo disse...

Caro AFS
Não tinha descortinado essa postura pró avaliação, mas de facto não me respondeu á questão fugindo para algo que não falei que foi as "regalias"!!!

a questão base é que sendo o processo de aavaliação um processo dinãmico e evolutivo e que visará uma constante melhoria e adaptação ao longo dos tempos(exactamente como o sr. descreve no que se refere oas seus métodos avaliativos) terá alguma lógica suspendê-lo?

não será melhor põ-lo em prática de uma vez por todas e ir corrigindo o necessário , para não haverem mais passagens admnistrativas!?!