terça-feira, 20 de outubro de 2009

Responsabilidade de quem?

Há vias públicas na zona baixa de Algés (e confirmam que quase em todas as outras Freguesias) em que a mobilidade tem de ser pedestre. Há mesmo arruamentos sem saída ou com saídas por escadas. Assim o parqueamento de viaturas deverá apenas ocorrer por alguns minutos para carregar alguma coisa, não devendo – não podendo – obstruir continuamente a via.

Estas larguezas serão em caso de acidente uma ajuda para que o socorro possa chegar e complementar as operações necessárias de intervenção.

Penso que estas vias especiais são conhecidas dos Bombeiros e Protecção Civil, das Juntas de Freguesia e entidades policiais, e certamente dos Serviços do Município de Oeiras.

Porém, todos vimos viaturas estacionadas nessas vias durante dias e noites. Há constantemente viaturas mal posicionadas em curvas e até mesmo em cima de sinalização proibindo o estacionamento.

De quem é, de quem será a responsabilidade deste “assobiar para o lado”? E em caso de acidente e da impossibilidade de socorro não chegar a tempo, qual o castigo para quem está a deixar as coisas chegarem a este estado?

Artigo publicado no Jornal de Oeiras desta data

Sem comentários: