segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Victória do Partido Socialista






MAIS DO MESMO

por Vasco Graça Moura - 30 Setembro 2009


O povo português acaba de demonstrar a sua fatal propensão para viver num mundo às avessas. Não há nada a fazer senão respeitá-la. Mas nenhum respeito do quadro legal, institucional e político me impede de considerar absolutamente vergonhosa e delirante a opção que o eleitorado acaba de tomar e ainda menos me impede de falar dos resultados com o mais total desprezo.

Só o mais profundo analfabetismo político, de braço dado com a mais torpe cobardia, explica esta vitória do Partido Socialista.

Não se diga que tomo assim uma atitude de mau perdedor, ou que há falta de fair play da minha parte. É timbre das boas maneiras felicitar o vencedor, mas aqui eu encontro-me perante um conflito de deveres: esse, das felicitações na hora do acontecimento, que é um dever de cortesia, e o de dizer o que penso numa situação como aquela que atravessamos, que é um dever de cidadania.

Opto pelo segundo. Por isso, quando profiro estas e outras afirmações, faço-o obedecendo ao imperativo cívico e político de denunciar também neste momento uma situação de catástrofe agravada que vai continuar a fazer-nos resvalar para um abismo irrecuperável.

Entendo que o Governo que sair destes resultados não pode ter tréguas e tenciono combatê-lo em tudo quanto puder. Sabe-se de antemão que o próximo Governo não vai prestar para nada!

É de prever que, dentro de pouco tempo, sejamos arrastados para uma situação de miséria nacional irreversível, repito, de miséria nacional irreversível, e por isso deve ser desde já responsabilizado um eleitorado que, de qualquer maneira, há-de levar a sua impudência e a sua amorfia ao ponto de recomeçar com a mais séria conflitualidade social dentro de muito pouco tempo em relação a esta mesma gente inepta a quem deu a maioria.

O voto nas legislativas revelou-se acomodatício e complacente com o status quo. Talvez por se tratar, na sua grande maioria, de um voto de dependentes directos ou indirectos do Estado, da expressão de criaturas invertebradas que não querem nenhuma espécie de mudança da vidinha que levam e que se estão marimbando para o futuro e para as hipotecas que as hostes socialistas têm vindo a agendar ao longo do tempo. O que essa malta quer é o rendimento mínimo, o subsídio por tudo e por nada, a lei do menor esforço.

Mas as empresas continuarão a falir, os desempregados continuarão a aumentar, os jovens continuarão sem ter um rumo profissional para a sua vida. Pelos vistos a maioria não só gosta disso, como embarcou nas manipulações grosseiras, nas publicidades enganosas, nas aldrabices mediáticas, na venda das ilusões mais fraudulentamente vazias de conteúdo.

A vitória foi dada à força política que governou pior, ao elenco de responsáveis que mais incompetentemente contribuiu para o agravamento da crise e para o esboroar da sustentabilidade, ao clube de luminárias pacóvias que não soube prevenir o desemprego, nem resolver os problemas do trabalho, nem os da educação, nem os da justiça, nem os da segurança, nem os do mundo rural, nem nenhuma das demais questões relevantes e relativas a todos os aspectos políticos, sociais, culturais, económicos e cívicos de que se faz a vida de um país.

Este prémio dado à incompetência mais clamorosa vai ter consequências desastrosas. A vida dos portugueses é, e vai continuar a ser, uma verdadeira trampa, mas eles acabam de mostrar que preferem chafurdar na porcaria a encontrar soluções verdadeiras, competentes, dignas e limpas. A democracia é assim. Terão o que merecem e é muitíssimo bem feito.

O País acaba de mostrar que prefere a arrogância e a banha de cobra. Pois besunte-se com elas que há-de ter um lindo enterro.

A partir de agora, só haverá mais do mesmo. Com os socialistas no Governo, Portugal não sairá da cepa torta nos próximos anos, ir-se-á afundando cada vez mais no pântano dos falhanços, das negociatas e dos conluios, e dentro de pouco tempo nem sequer será digno de ser independente. Sejam muito felizes.

15 comentários:

Os 3 Mosqueteiros de Oeiras disse...

Os 3 Mosqueteiros de Oeiras não podem estar mais de acordo e fazem destas as suas palavras, neste pequeno burgo junto ao estuário do Tejo cheio de intelectuais e gente com poder de compra, o maior do país segundo dizem...

Anónimo disse...

Isabel, nem parece seu publicar uma coisa destas. O artigo é puro e simples insulto. E não passará certamente pela cabeça de alguém que a Isabel se reveja nas palavras de VGM.

VGM, aliás, sempre foi mais papista que o Papa. Ainda me lembro de o ver na televisão nos tempos do cavaquismo. Cada vez que ele fala o PSD perde votos.

Isabel Magalhães disse...

Resposta 15:52


Tenho uma para a troca.

"Nem parece seu" fazer semelhante comentário sem se identificar. Sem a coragem, a dignidade, etc etc. se é que me entende...

Por mim, entendo o anonimato num caso de denúncia, quando há algo em jogo, - o posto de trabalho, por exemplo! - assim não; assim é falta de "coluna vertebral".

Seja crescidinho; assuma o que diz.

Tenha uma boa tarde.

Oeirenses disse...

Vasco da Graça Moura é sem dúvida um grande escritor e um grande intelectual.
Como político é um desastre e um espalhafatoso.
O mesmo desprezo que Vasco da Graça Moura revela pela vontade do povo português expressa nas urnas é o mesmo desprezo com que eu o brindo!
Vasco da Graça Moura (VGM) foi (e é) o Turquemada do cavaquismo!
Só que o cavaquismo definha, se não definhou já totalmente!
VGM é pois o símbolo daquilo que eu mais detesto num certo PSD (partido vulgo social democrata, embora não se saiba muito bem onde é que meteram esta ideologia, possivelmente onde o PS meteu, e bem, o marxismo)!
A mania da superioridade moral, a ausência de valores sociais, o snobismo próprio de quem se julga ser de uma classe superior, o impropério bem falante quando apenas se tem dor de corno!...
Com tudo isto VGM que vá apregoando por aí o pântano, esquecendo-se de como a sua "moeda má" deixou o país em 2005, e que anuncie aos sete ventos o fim da independência de Portugal porque, como diz o ditado... os cães ladram mas a caravana passa!...
Só não passa mesmo é a dor de cotovelo que VGM tem pelo seu partido ter tido os resultados que ultimamente se têm vindo a verificar!
Mas para isso Vasco da Graça Moura tem uma solução: que vá para uma cura termal com águas próprias que o ajudem a atenuar a referida dor e que o aliviem da indigestão ácida com que nos quer presentear!
Por mim dispenso-o porque como escritor de temas políticos é uma completa nódoa!

Anónimo disse...

Puro e simples?

Anónimo disse...

Assino com todas as letras o artigo e lamento a falta de discernimento dalguns pseudo-ofendidos.
O texto é um exercixo de inteligência sobre factos que são irrefutáveis. É lamentável que um povo dê maioria a esta corja de xuxialistas que vivem a pensar em dar rendimento minimo para ganhar votos.
Estes srs. vão continuar a enterrar o país até este afundar com o unico objectivo de manter o poder a qualquer preço.
Obviamente só um povo com pouca formação não percebe o que está em causa.
O exemplo melhor ainda é o do nosso concelho - Oeiras - onde gente tão culta e letrada entrega quase com maioria a gestão dos seus dinheiros a um condenado a sete anos de prisão por vários delitos económicos, significativo........
Meus caros é este o país que temos mas garanto que nestes quatro anos pelo meu lado vou estar atento e continuar a apontar o que está mal, doa a quem doer.
Se houvesse mais Vascos neste país talvez se pudesse falar de espirito cívico e valores democráticos.

Anónimo disse...

Antes um VGM «mais papista que o papa» que os socialistas de palas agarrados ao tacho que nos querem fazer crer que este é o melhor governo que Portugal já teve. Em 14 anos estiveram lá 12 a afundar o país.

Anónimo disse...

Já viram o Jornal da Região de Oeiras de 13 de Outubro? Então vejam na página 9 as imagens da massa associativa do Isaltino e depois digam-me se aquela gente é letrada ou licenciada. Só se forem licenciados na arte de exigir casas como se vê nas reuniões da cãmara .

Os 3 Mosqueteiros de Oeiras disse...

Caros Oeirenses, intelectuais e votantes

Torquemadas eram 3 (Wikipedia) mas pensamos que Oeirenses se referem ao da Inquisição porque se trata de uma instituição suficientemente desvalorizada e na qual interessa colocar VGM, culpado do pecado de se insurgir contra o resultado de uma votação. Isto sim, é o método inquisitorial!
Oeirenses deve ter algum intelectual que,em anos idos, trabalhou em secções de "agitprop" de outras organizações. A operação é clássica e é politicamente correcta(PC).Pela prosa se pode ver que Vasco Graça Moura é o típico delinquente de opinião, sem apelo nem agravo. Torquemada, se é o que eu penso, era um menino de berço ao pé destes Oeirenses. No tempo do verdadeiro Pombal, os verdadeiros Oeirenses já lhe teriam traçado o destino...

oeiraslocal disse...

Anónimo 15h52;
O que está à discussão é o teor do artigo. A tentativa de minimização de quem publica é de péssimo gosto.

Anónimo disse...

Este pseudo-intelectual gosta de passar atestados aos portugueses, esquecendo-se de que se está a ver ao espelho. Não eram estupidos quando votaram Cavco Silva, pois não?

Anónimo disse...

Este «pseudo-comentador» não consegue elaborar umas linhas de raciocínio para lá das palas que usa.

Oeirenses disse...

Caros 3 Mosqueteiros de Oeiras,
Nem lhe vou responder à letra porque já sei onde é que quer chegar!...
Não vale a pena colocar-me rótulos porque mesmo assim eu continuo a pensar pela minha cabeça e não pela dos outros.
Não sou apartidário é certo, mas só eu respondo pelas minhas tomadas de posição!
E quanto ao "PC" vire-se para outro lado porque isso comigo não pega!
Pelo respeito que tenho por mim próprio não vou sequer dizer mais nada sobre a sua resposta ao meu comentário.
Deixo à opinião e também à inteligência de quem nos lê o ajuizar sobre a minha posição (que mantenho) e à sua resposta "reaccionária" (porque reagiu) à minha crítica veiculada sobre o artigo do "inefável" Vasco da Graça Moura (VGM)!
Sem qualquer ofensa extra porque não preciso disso para fazer valer os meus pontos de vista!
Mantenho que Vasco da Graça Moura politicamente é uma nódoa e como alguém muito célebre dizia... "uma nódoa só sai com benzina"!

AFS disse...

Registo a evolução no OL:

Vasco Graça Moura é muito mais interessante que António Ribeiro Ferreira ;)

Isabel Magalhães disse...

AFS;

Registo a sua dose extra de humor! :)