quinta-feira, 24 de julho de 2008

Da caixa de comentários - Limpeza étnica

anunciação disse...
Lembrem-se das Campanhas Autárquicas
- O candidato político seja ele de que partido, percorre bairros sociais , possíveis votantes e promete mundos e fundos: realojamentos , desdobramentos dos realojamentos familiares; arranjos, higiene, segurança e por fim beijinhos a todos que fiquei bem na TV
Campanhas Legislativas
- O candidato, seja ele que partido for, promete ajudar os idosos, melhorar o SNS, a Justiça a Segurança Social etc. Promete baixar impostos...... Prometem, prometem, prometem
Os jornalistas para colar olhos cansados ao televisor tudo mostram, até tiroteios em directo, de tudo falam, superficialidades momentos não escalpelizados, e bora para outra noticia, que temos de meter publicidade mais alta e ganhar dinheiro. O share foi bom hoje. (em tudo podemos aferir excepções) O que eu desejo apenas lembrar é que o Bairro da Quinta da Fonte, e outros prontos a explodir são fruto do populismo, do desconhecimento da realidade de um país de excluídos com 20% de pobres sem exercício da cidadania. Claro que nos revolta que o cigano, que se expõe e manipula a informação, tenha plasma, games boy etc e ainda usufrua do Rendimento Mìnimo Garantido; Claro que nos choca que tenham dívidas as Câmaras quando as rendas são miseraveis (mas o autarca político não pode perder votos em acções de despejo mediatizadas;) Claro que nos choca que o RSI estja a ser aplicado de forma menos correcta mas, o políco não pode arriscar fazer o corte do subsídio e ser exposta a miséria do país ao vivo e a cores . Há que manter controlada este tipo de exclusões. Caro que o autarca e o politico, se juntam numa marcha ridicula pela paz quando sabemos que se faz a mesma para a abertura do telejornal. Claro que o politico vai deitar as culpas, se o sururu for muito grande, para cima de um qualquer técnico que está ao seu serviço e dizer que este não cumpriu as funções que lhe foram confiadas, mas esse desgraçado técnico não pode ter opinião, excepto a do político, senão como está a recibo verde vai para a rua. E se o técnico avisa, os relatorios são remetidos para as gavetas. Não pertence à cor. Com estes exemplos quero eu apenas dizer que: são perigosas os estigmas e preconceitos produzidos por um discurso generalista e superficial. Se queremos mudar, temos de perceber a causa dos problemas e actuar sobre ela . É tão corrupto o cigano que recebe RSI e tem rendimentos chorudos em economia paralela, quanto o politico que dá Tv e electrodomésticos em campanha eleitoral, não declara os "donativos da campanha". E ambos estão impunes . Mas, não posso generalizar que todos os ciganos e políticos sejam corruptos .
24 de Julho de 2008 0:09

17 comentários:

Anónimo disse...

Sobre estes desencontros entre o que não têm e têm e escondem, a falta de imparcialidade de que não fiscaliza lembrei-me de um desabafo que ouvi: a minha empregada trabalha em 5 casas, só eu desconto porque a obriguei, e parece que é só isso que indica, as duas filhas recebem senhas para a comida da escola, tem casa da câmara e critica-me porque tenho um Nokia. Eles lá têm 4 telefones que fazem fotos que trocam durante o dia entre elas e critica a minha TV pois têm um plasma. Percebem?

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Eu já 'perdi' várias empregadas. Umas que, face à informação de que têm que trazer os documentos para os devidos descontos, - que eu pago na totalidade - dizem logo que 'assim' não querem. Outras, vão protelando, 'que esqueceram, que isto e aquilo' até que, esgotadas as desculpas, desaparecem...

Anónimo disse...

Devemos evitar a referência a etnias, raças, nacionalidades, cor da pele sob pena de podermos ser apelidados de racistas ou xenófobos. Mas isso não quer dizer que haja a chamada "discriminação positiva" que desresponsabiliza e desculpabiliza os actos criminosos.

Uma lei muito simples poderia ser implementada, e que NEM SEQUER PODERIA SER CONOTADA COM QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO RACISTA OU XENÓFOBA: Porque não cria uma lei que expulse automaticamente dos bairros sociais todos os indivíduos condenados por certo tipo de crimes, como: por tráfico de droga, de armas, assalto à mão armada? Acho, além disso, que o vandalismo contra o património público também deveria ser um motivo para expulsão de bairros sociais.

A medida serviria simultaneamente para melhorar o ambiente dos bairros sociais e reduzir o crime em geral: dentro e fora dos bairros. É indigno que algumas pessoas já recebam a nossa solidariedade e depois se portem como muitas vezes todos nós constatamos.

Há muita gente honesta e trabalhadora nos bairros sociais que está neste momento "refém" dos bandos e grupos de criminosos (não importa referir a etnia ou raça).

Quando acontece um crime no bairro ninguém sabe de nada; ninguém viu nada. Sabem porquê? Será falta de solidariedade? Não! É medo, medo de represálias.

Os criminosos não devem ser premiados com uma habitação social; quanto muito uma cela seria o "prémio".

Zé da Burra o Alentejano

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tem o Zé da Burra toda a «razão». Quando me chamam «português» sinto-me cada vez mais envergonhado principalmente ao ler conceitos bacocos. Experimentem falar com um cigano e ele lhes dirá que tem orgulho na sua raça.

meninaidalina disse...

Zé da Burra:
A lei que fala existe. A cedencia de uma habitação social implica necessáriamente um conjunto de regras e normas que a verificar-se o seu incumprimento, tem subjacentes mecanismos vários que pode ir até ao despejo .
O problema é a autarquia faça cumprir a lei. ( e aqui leia-se o autarca) .
Todos os actos ilegais praticados na Quinta da Fonte ou outras, obviamente que devem ser enquadrados no ambito judicial. A lei deve ser igual para todos e por todos cumprida . A velha máxima " o desconhecimento da lei não justifica o seu não cumprimento está em vigor " .
Agora , quando em Portugal o problema é transversal isto é ,implica a intervenção coordenada de vários ministérios e sectores da sociedade , nada é feito .
Eu lembro só, que a Policia pode e deve actuar na Quinta da Fonte , mas o polícia não deve rasgar a farda, porque é ele que suporta o custo .
Mais uma vez o que eu quero dizer é que em Portugal, somos o País do faz de conta , da propaganda. Temos excelentes leis diz-se, mas não são para ser cumpridas... é para se ir cumprindo .
Mas, a justiça não funciona , a educação não funciona, a Segurança Social não funciona, a Saúde ( SNS) não funciona . Onde nada funciona , ou funciona muito mal, há que manter esse Status quo . Vejam que a estratégia do sr Sousa para manter "status quo" tem sido arranjar " bodes expiatório" que ele responsabiliza pelo estado das coisa . Como cidadã o que eu quero é que o Governo diga quais as medidas que irá tomar ( com transparência , claramente, inventarie as mais urgentes para as menos urgentes e o custo de cada uma) para a resolução dos problemas .
Até aqui , seja a Quinta da Fonte ou o Financiamento dos partidos , eu só vejo propaganda .
Não me chega !

Isabel Magalhães disse...

A 'D. Anunciação' desculpe mas disse 'o desconhecimento da lei não justifica o seu não cumprimento'?! Então, não foi precisamente isso que o Primeiro Ministro de Portugal, em exercício, evocou quando foi caçado a fumar a bordo de um TAP, fretado ou não, não importa, violando as leis internacionais sobre proibição de fumar a bordo? ;)

meninaidalina disse...

Saiba VEXA, que há VEXAS, que são tratados como VEXAS, e como tal o tratamento preferencial dos VEXAS tem subjacente que o desconhecimento dos VEXAS das Leis que propoem e são promulgadas, não se aplica aos VEXA, porque os VEXAS, por serem VEXAS, estão isentos .

Anónimo disse...

Andaram a apagar os comentáros aos ciganos?!?!

Isabel Magalhães disse...

'Dona Anunciação';

Depois de leitura atenta da sua resposta cheguei à conhecida conclusão: 'Há uns AZUIS que são mais azuis do que outros'. ;)

meninaidalina disse...

Lá está . Somos todos iguais mas, uns mais iguais que outros ...

Oeiras disse...

D. Isabel:

Parabéns. Conciso, direito ao assunto e bem escrito. Fala muit verdade quanto àquela história de deitar as culpas para cima do técnico e que este quando avisa, a sua informação vai para a gaveta. Sei-o na pele.

Isabel Magalhães disse...

Caro Oeiras;

Os Parabéns são para a leitora 'Anunciação'...
Limitei-me a dar maior visibilidade a um comentário muitíssimo pertinente. :)

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo [24 de Julho de 2008 18:48];)

A gestão de comentários está a cargo do co-administrador O. Lopes.
Mas não, não creio que o 'apagamento' esteja relacionado com 'etnias', antes com faltas de respeito num espaço que embora de uso público é privado.

Disponha! ;)

Anónimo disse...

Ai Lelo...