quinta-feira, 31 de julho de 2008

PONTOS DE VISTA






ARTIFÍCIOS


O Governo determinou novas regras de funcionamento para as entidades fornecedoras de serviços públicos essenciais. Assim, deixa de haver facturação bimestral e o pagamento da “taxa” de aluguer de contadores. Em princípio, estas medidas deveriam representar um beneficio para os consumidores, isto é, uma desoneração nas suas contas mensais. No entanto, embora traga algumas vantagens sob um aspecto, o resultado não acarretou redução de encargos.
No que se refere à facturação, que agora terá de ser mensal, nunca deveria ter deixado de o ser. Não faz sentido ter-se enveredado pela cobrança bimestral, quando os rendimentos, sob a forma de ordenados, auferem-se mensalmente. Nas economias mais débeis, a situação gerava desequilíbrios. Mas entende-se que as entidades fornecedoras assim o desejassem, a fim de reduzir custos, como, por exemplo, a diminuição do número de leitores (já deixaram de ter cobradores!). O que não se podia aceitar é que essa orientação representasse um prejuízo para o utente.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora, segundo anunciaram através de circular remetida aos consumidores, irão proceder à facturação mensal, mas, num mês, o débito será baseado numa estimativa e, no seguinte, na leitura real, deduzida a antecipadamente facturada. Trata-se de adoptar um expediente, evitando o agravamento de custos, sem prejuízo de monta para o consumidor.
Quanto à extinta “taxa” de aluguer de contador, parece ter surgido, em sua substituição, uma “taxa” de “disponibilidade do serviço e manutenção e conservação das respectivas infra-estruturas”. Os Serviços Municipalizados de Oeiras e Amadora decerto não poderiam prescindir desta receita e “deram a volta” à interdição. Dá-se com uma mão, tira-se com a outra… Mas, mais penoso, é que, de acordo com as facturas que temos presente, pagava-se de aluguer de contador 2,95 € e, agora, para a “quota de disponibilidade” 3,10 €. A situação agravou-se, portanto.
Somos exímios em mudar os rótulos para que tudo ou quase tudo… fique na mesma ou…. pior.


O Oeiras Local agradece ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol a cedência do artigo
Foto: Oeiras Actual

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Amigo Jorge Miranda;

É exactamente como diz:

"Somos exímios em mudar os rótulos para que tudo ou quase tudo… fique na mesma ou…. pior."

Esta atitude de 'chico-espertice' de quem nos fornece os serviços só é possível face à nossa proverbial 'serenidade'. Veja-se o recente caso da ERSE que pretendia fazer os consumidores cumpridores pagar pelos caloteiros e que não foi avante porque juntos dissemos NÂO!

Para terminar, gostei da pertinência e da oportunidade do artigo.

[]

I.

Jorge Pinheiro disse...

TERTÚLA VIRTUAL A 15 DE AGOSTO. nO MEU BLOGUE, NOVO SISTEMA DE REGISTO.

Menina Marota disse...

Passa-se exactamente o mesmo nos SMAS de Vila Nova de Gaia em que a ilegal cobrança do aluguer de contadores, foi substituída por uma outra... só lhe mudaram o nome... concordando com ... "Somos exímios em mudar os rótulos para que tudo ou quase tudo… fique na mesma ou…. pior."

Neste caso ficou pior... como em muitas outras coisas neste País.

Um abraço ;)

Anónimo disse...

E não sei se repararam que a referida carta a dar a "boa nova", enviada com a factura da água desta vez, vem assinada pela Directora Delegada do SMAS.
O sr. Isaltino sempre tão ligeirinho a assinar propaganda a cores para o munícipe, cortou-se . Mas, olhe que nós percebemos muito bem a ocorrência . Não somos parvos nem comemos miolos de enchergão .
Não espere pela demora, que todos juntos lhe daremos a resposta adequada .

Isabel Magalhães disse...

Já estava tudo cozinhado. Quando comunicaram ao 'povo / cidadão pagante' que as taxas de aluguer íam ser extintas já tinha sido aprovada a lei que lhes permitia esta esperteza. É sempre a 'bem da nação'!