terça-feira, 29 de julho de 2008

Jardim das Tílias, Linda-a-Velha


28.07.2008 às 10:07
Coexistência pacífica entre os pombos e um coelho
Foto: © Isabel Magalhães

22 comentários:

Anónimo disse...

Isabel Magalhães,

Lindíssimas imagens, infelizmente a minha terra, que é Barcarena, não dispõe de nenhum espaço assim.

Pedro

Anónimo disse...

Pois...e desde que os pombos não comam coelhos e vice versa eh eh!

Isabel Magalhães disse...

Caro Pedro;

Conheço Barcarena quase que de passagem, das idas à Fábrica da Pólvora e pouco mais mas, nunca imaginaria que faltasse um jardim numa das freguesias do nosso concelho. Não há uma comissão de moradores? E a JF e os vários presidentes ao longo destes 34 anos, - se foram solicitados nesse sentido - que resposta deram?
Aqui em Linda-a-Velha, há umas décadas havia apenas uns escassos 200 m2 de jardim e agora temos este Jardim das Tílias, que já tem uma década, o Jardim D. Pedro V, com parque infantil, o Jardim de Santa Catarina e o Jardim da Fundação Marquês de Pombal, aberto ao público e tb com parque infantil. Se outros há não conheço porque estão longe da minha zona mas de jardins não estamos mal. Falta resolver o problema do estacionamento, mobilidade e acessibilidade; atravessar a freguesia pela Av 25 de Abril é uma 'dor de cabeça' seja a que horas for.

Saudações

I.

Isabel Magalhães disse...

Susi;

Desde que a Mata do Jamor foi vedada que as espécies têm aumentado. É comum ver coelhos bravos mesmo durante o dia, mas nos relvados, e de dia, nunca tal vira. Era tão sorrateiro que nem os pombos levantaram voo. :)

Unknown disse...

.

Olá Susi,

Creio que a esse respeito não teremos problemas, né? :)
São espécies distintas e nenhuma é predadora da outra.

Preocupa-nos mais é um certo visitante que veio aqui dizer que tinha saudades do tempo em que caçava coelhos próximo de Linda-a-Velha e que ainda guarda a caçadeira em casa...

Olhe se ele vê estas fotos...

XÔ ! FOGE COELHINHO, FOGE !!

bjs

.

Unknown disse...

.

Susi,

Voltei para agradecer a sua visita.

OBRIGADO !

.

Isabel Magalhães disse...

Falta também resolver um problema que é geral, - o do vandalismo! Se repararem, na primeira foto está um candeeiro com o topo fora do sítio. São uns brincalhões que frequentam a zona durante a noite e fazem umas gracinhas parvas. Também têm por hábito danificar o património público e privado com a praga do spray e deixar garrafas partidas na zona onde as crianças brincam. O jardim está bem fornecido de papeleiras mas nem os restos dos picnics se dão ao trabalho de lá depositar.

Isabel Magalhães disse...

Esqueci-me de dizer que não sou 'predadora'; nem de pombo nem de coelho! :)

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães,

Na quinta do meu avô (que é de Barcarena) existem espaços naturais, e vida selvagem, coelhos e patos, galinhas de água, diversas espécies de reptéis, lindissimos, incluindo a cobra rateira, tenho visto rolas e até faisões.

Jardins é que não há, em termos de equipamento urbano, nada foi feito, depois do 25 de Abril de 1974.

A última escola foi edificada, por doação, num terreno privado, em 1934, e não existe mais nenhuma.

Também não há posto médico, nem médicos, muitas habitações não dispõem de saneamento.

Durante mais de 23 anos, nada aqui foi feito.

jardins, estão fora de questão, o autarca da JFB não é pessoa para se interessar por esses assuntos.

Saudações, e obrigado,

Pedro

Isabel Magalhães disse...

Pedro;

Eu nasci citadina mas foi o gosto pelo campo e pela proximidade da praia que me trouxeram para Linda-a-Velha.

Aqui na 'minha' mata há muitas rolas, melros, corujas e outras aves de rapina que vejo à noite, em voo picado quando passeio os meus cães, há várias espécies de pássaros que não identifico, já vi uma garça, das brancas, iguais às que habitam a Ribeira do Jamor na Cruz Quebrada, há muitos ouriços que vêm ao jardim em busca de alimento, cobras... já vi uma ou outra de tamanho razoável. E também já vi, em pleno dia, na mata, caçadores a disparar às rolas.

Resumindo, tenho mesmo que ir fazer uma visita a Barcarena. :)

Unknown disse...

.

Caro Pedro,

... nada foi feito, depois do 25 de Abril de 1974...

Sem que isto desculpabilize a inépcia de quem olhou para o lado e assobiou para o ar, mas assim como quem não quer a coisa, permita-me que lhe pergunte: o que é que foi feito ANTES...

.

Unknown disse...

.

I.,

Coelho, há quem goste. Até há quem se pele...
Já comi, e caseiro mesmo, cozinhado por uma velhota, mãe dum amigo meu, na Cova da Beira, que fazia criação, um dia em que por lá passámos.
Foi uma coisa à séria. Toda a gente se deliciou, menos eu. Naaaa...

Lebre, idem. Também já provei feita à manêra e népias... não me convenceu.

Pombo nunca experimentei, mas conheço quem diga que é um belo dum petisco. 'Mêmo' assim, acho que não vou lá.

Como costumo dizer: "Gosto mais de animais com cornos" !!! :)))

Post scriptum: Fiquei deveras curioso, permite-me a 'pregunta': És predadora de quê ?! hehe...

bjs

.

Isabel Magalhães disse...

J;

De BIFES... do lombo e/ou da vazia. :)

Unknown disse...

.

... Já somos dois...

O verbo não existe mas, como se costuma dizer "não há, inventa-se!".

Portanto... PREDADOREMOS, PREDADOREMOS !!! haha...

bjs

.

Anónimo disse...

Caro José António,

Sabe, em Barcarena, segundo a memória dos antepassados, era o Povo que fazia e criava as infra-estruturas, a escola primária, edificada em 1934 e que é a única que ainda existe em 2008, os trabalhadores da FPMB fundaram a Cooperativa e Caixa Económica, a Filarmónica e os Bombeiros, fundados em 1879, o Posto de Enfermagem, e muito mais, porque eram solidários.

Nada mais lhe foi acrescentado.
O objectivo e ocupar terreno, e fazê-lo de forma lucrativa para alguns, estão previstos mais cerca de 2500 fogos, o equivalente a 15000 habitantes e mais 18000 viaturas.

Tudo o resto ficará como sempre esteve.

Pedro

Isabel Magalhães disse...

Pedro;

Não conheço a 'história' da JFB mas continuo a achar 'estranho' e a não perceber que num concelho onde há visíveis preocupações com o 'VERDE', - pese embora o peso do betão - haja uma freguesia que foi esquecida.

Anónimo disse...

Isabel,

Deve estar a brincar, ou é inocência, que eu aceito plenamente, não conhecendo os autarcas que por Barcarena passaram nos últimos 20 anos.

Isto parece uma lixeira.

Pedro

Isabel Magalhães disse...

Pedro;

Nem uma coisa nem outra...!
Repito: Nada sei de Barcarena mas logo que me for possível vou pesquisar.
Permita-me uma pergunta: Porque não escreve sobre a sua freguesia? No O.L. gostariamos de saber mais.

Saudações

I.M.

Anónimo disse...

Prezada Isabel,

Se eu o fizesse ou o próprio Isaltino Morais ou os amigos dele, mandavam-me aniquilar.

Não se pode revelar a verdade nem contestar o que eles dizem, ou sequer sustentar pontos de vista diferentes dos do regime isaltinista, que graça aqui no Nosso concelho há mais de 23 anos.

Os oeirenses nem imaginam ou que se faz ao perseguir as pessoas nestes meios pequenos (muitos deles vivem aqui há menos de 33 anos).

Até os do PSD e do PS são isaltinados, para do poder receberem favores, isto é pior que no tempo do fascismo salazarista.

Pedro

Isabel Magalhães disse...

Pedro;

Eu não criei este blog com o propósito de 'bater' no PCMO, seja ele quem for, mas reservo-me o direito, - enquanto cidadã pagante de impostos - de divulgar o que não me parece bem na gestão camarária do concelho e faço-o nominalmente, como todos sabem... Acha que corro perigo? ;)

Saudações

IM


NB - Este blog aceita colaboração sob pseudónimo.

Anónimo disse...

Isabel,

Eu e a minha família estamos em perigo, é mais do que correr riscos!

Não há justiça nem lei, que nos proteja das arbitrariedades perpetradas por essa gente desesperada e ávida de favores desse mesmo poder reinante há 23 anos, cujos contornos de integridade são aqueles que todos conhecemos e que serão julgados a seu tempo, esperemos.

Não se trata de «bater» em quem quer que seja, eu não conheço o PCMO, nem convivo com nenhum dos seus amigos, nunca o faria.

Estou na sociedade por dever, mas também por direito. Sou Cidadão e neste país existe uma Constituição, estou-me nas tintas para os favores dessa gentalha. Elevo o que tenho de enaltecer e critico o que tiver de criticar, porque essa gente (partidos e funcionários públicos) não sabe nada da minha ou da nossa Terra (Oeiras).

Mas cuidado, pois para tantos (favores) combinam outros que são militantes dos mais diversos partidos (de todos eles, sem excepções), a questão não é a democracia nem o partidarismo é estar de bem com o PODER, e para isso eles fazem tudo.

Pedro

Oeiras disse...

Sem querer sem dono da verdade e conhecendo a Freguesia de Barcarena apenas há alguns anos devido a motivos profissionais, parece-me que há algum exagero no que se diz:

É preciso ver, primeiro, que a Freguesia é sem dúvida a mais rural do Concelho e a maior em área (só rivalizando com Porto Salvo, a 2ª mais rural).

Depois, foi efectivamente a Fábrica da Pólvora que deu algum desenvolvimento (o possível na altura) a Barcarena, mas atentemos que na década de 70 a fábrica desapareceu e com ela o dinamismo que à sua volta havia.

Barcarena é rasgada por uma ribeira importante, tem acidentes geológicos muito acentuados (montes e vales por todo o lado) e sempre esteve muito mais longe (em termos de acessibilidades) de Oeiras ou Paço de Arcos do que as "capitais" das outras freguesias.

Estas coisas vão lá aos poucos; alguém duvida que com a construção daquela urbanização gigantesca nos terrenos antigos da Fábrica da Pólvora (aquela que tem golfe), a Câmara não será um dia forçada a melhorar substancialmente os acessos e fazer pelo menos uma travessia da ribeira naquela zona? Claro que sim, só que não há dinheiro para tudo ao mesmo tempo.

Outra razão para não se fazerem infra-estruturas municipais é a falta de terrenos que a CMO tem nesta freguesia. Sabem qual é a forma mais fácil de uma Câmara obter terrenos? Autorizando loteamentos e exigindo a passagem de parte do terreno loteado para sua posse...

Ponham-se no lugar de um qualquer proprietário de uma quinta em Barcarena: a CMO quer comprar parte do vosso terreno para fazer um Centro de Saúde, esquadra da polícia, Centro Comunitário ou qualquer coisa do género. Venderiam barato, a bem da vossa Freguesia, ou tentariam obter um bom rendimento desse terreno? Pois...

Olhem que a vida noutras freguesia do Concelho não é mais fácil do que em Barcarena, acreditem. Cada uma com os seus encantos mas também com as suas deficiências.

Sinceramente, para passear e admirar, a freguesia de Barcarena é claramente a minha preferida de todo o Concelho.