sexta-feira, 25 de julho de 2008

Um Must autárquico

Um político é uma pessoa que desenvolveu uma capacidade muito grande de se dedicar aos outros num altruísmo perfeitamente singelo .


Mas, ser-se um politico autarca é especial, dado que ainda alia determinação e furor ao concelho e às gentes que o elegeram.


O autarca acaba assim, por ser uma testemunha natural do constante e progressivo deterioramento da vida nas cidades . A sua aquiescência face a uma determinada voracidade chamada progresso e futuro é assim, inerente à função .


Mais. Um bom autarca mantêm e fomenta uma constante comunicação com o munícipe, a quem com ternura chama "de sua gente", dando a essa comunicação, uma intimidade aparentemente familiar, sendo de bom tom, conferir-lhe também, um carácter obsessivo , porque constante.


Temos de reconhecer que o seu sucesso depende da prática e requer muita concentração. A forma adoptada da comunicação deve aliar pedagógicamente o reconhecimento imediato do interdito porém, permitir a condescendência serena que impeça o levantar de celeumas várias, o ofender susceptibilidades, e o determinar de ilícitos.


Reparai no exemplo aqui reproduzido :

A Rua Major Afonso Palla é uma zona pedonal e como tal, está interdita ao trânsito automóvel. A excepção são as cargas e descargas relativa ao comércio da zona, definida presumo, em regulamento municipal. O interdito está claro . Quem transgredir comete um ilícito punível.



Mas, atente-se nos pormenores . O que o cartaz diz ao munícipe é que :
Naquela zona pedonal, só está interdito o trânsito devido a obras e desde o dia 06/01. Antes, sendo interdito era permitido, e depois das obras, em princípio, tudo voltará a ser como era .

É um cartaz que não cria ansiedades nem queixas pungentes . Um must .

[Recebido por e-mail com pedido de publicação]

5 comentários:

Anónimo disse...

Terão cortado o trãnsito aos peões?

Oeiras disse...

1. Não foi o Presidente da Câmara quem lá pôs o cartaz, nem sequer deve ter sido ele a ordenar a sua colocação. Fica mal falar das pessoas sem que elas tenham a ver directamente com as coisas.

2. Tem a certeza de que o cartaz é da CMO? Não será de algum particular que lá esteja a fazer obras?

3. O trânsito de cargas e descargas também é trânsito e deve ser a esse que o cartaz se refere.

Anónimo disse...

Parabéns! Gostei! Mas posso garantir que o trânsito continua. Zona pedonal só de imaginação pois tem havido sempre carros pelo menos dos que iam almoçar e gostam de ver o pópó. E irá continuar pois irá aumentar a densidade de moradores e suas visitas. Apesar de haver uns pilaretes amoviveis para as tais cargas muitas vezes estiveram em baixo.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Mas as obras continuam ainda, - apesar de o aviso referir '6.o1.08 e um período de 24 horas' - ou já terminaram e o cartaz / aviso ficou lá esquecido?

Aqui na freguesia de L.a.V. foi construída uma área sanitária canina no Jardim das Tílias, há vários meses, e só na semana passada foi retirado do passeio um par de gradeamentos que serviram à obra...

meninaidalina disse...

Ó sr. Oeiras, não se Isaltine.

Nós todos percebemos que não foi o sr. presidente da CMO a pôr o cartaz. Obviamente que mandou alguém fazê-lo, que isso não são funções para um presidente . E obviamente que os "seus funcionários" são altamente qualificados e a experiência que este têm de obras não permitiria cometer tais erros , tanto mais que ninguém pode por cartazes na via pública sem autorização... muito menos obras. E poderia continuar por aqui fora a demonstar que ...
Portanto não se Isaltine e lembre-se que não escreve com inocência quem quer, mas apenas quem o é .