quinta-feira, 10 de julho de 2008

PONTOS DE VISTA







COMEMORAÇÕES


O decorrente ano e os próximos são pródigos no ensejo que oferecem para que se efectuem visitas cívicas e/ou pedagógicas a acontecimentos do passado. Há oportunidades que, nesse sentido, não se devem perder. Evocar momentos significativos da nossa história, equacionando-os de uma forma digna, séria e aprofundada, é contribuir para o avanço do conhecimento e, consequentemente, para o nosso enriquecimento cultural. E neste sector as autarquias, que nem sempre dispõem de atenção, de saber e de sensibilidade, mas que possuem os diversos meios necessários, têm uma enorme quota de responsabilidade. A outra pertence às associações culturais. Quer os órgãos de poder local, quer os munícipes não devem ficar indiferentes e deixar fugir as situações...
No que se refere ao concelho de Oeiras, dever-se-ia comemorar, neste ano de 2008, o centenário da primeira vitória eleitoral republicana nas juntas paroquiais de Oeiras e de Carnaxide. Há cem anos só a freguesia de Barcarena permaneceu fiel à Monarquia! Este foi, efectivamente, o começo da viragem da história neste concelho. E não obstante a sua importância e significado, tudo indica que a sua evocação ficará… esquecida!
Em 2009, perfazer-se-ão 250 anos sobre a elevação de Oeiras à categoria de vila e a sua inerente autonomia administrativa, isto é, a instituição do concelho. Sabemos que a câmara está determinada em organizar a condigna comemoração do destacado acontecimento. Começou-se a falar do assunto no ano passado, transmitindo-se o desejo de se desenvolver um vasto e diversificado programa que preencheria o ano de actividades e que, para tal, se iria constituir uma comissão específica que integraria diversas personalidades. No entanto, tanto quanto sabemos, essa grupo de trabalho ainda não está formado e que, de iniciativas concretas, só existem propostas dos diversos serviços camarários sobre a sua eventual colaboração numa acção concertada. Dado o avanço do calendário, presumimos que só para Setembro ou Outubro se poderá começar a esboçar um quadro das comemorações que, segundo se previa, iniciar-se-iam em Janeiro. Para tal, não será já tarde?!
Também, em 2009/2010, assinala-se o segundo centenário das chamadas Linhas de Torres. Em Oeiras, e até Carcavelos, implantava-se a terceira linha de defesa, de que restam ainda alguns vestígios. Não seria oportuno evocar este episódio das Invasões Francesas, numa perspectiva histórica e patrimonial?
Ainda em 2010 ocorre o centenário da implantação da República. A sua comemoração seria o pretexto para nos debruçarmos sobre um capítulo pouco estudado da História do Concelho de Oeiras.
Sem intuitos “festivaleiros”, há substância para preencher bons programas culturais. Assim haja vontade…

Com agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Vou considerar mudar para Barcarena. ;)

Agora (ainda) mais a sério...

Um artigo muito pertinente, - aliás, como sempre - com boas chamadas de atenção e de que destaco:

"Sem intuitos “festivaleiros”, há substância para preencher bons programas culturais. Assim haja vontade…"


.

Jorge Pinheiro disse...

TERTÚLIA VIRTUAL DIA 15, 3ªFEIRA. TEMA: O MELHOR LUGAR DO MUNDO.

Jorge Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Magalhães disse...

Viva, expresso da linha;

Obrigada pelo lembrete.

(ainda não pensei em nada, vamos lá a ver se consigo...) ;)

[]

I.

Jorge Pinheiro disse...

Claro que consegue e faz bem ao espírito. A imaginação é a única coisa que nos resta depois dos impostos!