quinta-feira, 31 de julho de 2008

Palácio dos Arcos

5 candidatos de prestígio para o Palácio dos Arcos

Vila Galé, Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S. A, Montebelo, Empreendimentos Turísticos, Nova Caxias, Empreendimentos Turísticos, Lda., Garden Palace, S.A e Pousadas de Portugal, Grupo Pestana, S.A. são os cinco candidatos ao Concurso Público para concepção, adaptação e exploração da Palácio dos Arcos a Unidade Hoteleira.

O edifício, localizado em pleno centro histórico da vila de Paço de Arcos, encontra-se na posse da Câmara Municipal de Oeiras desde 1997, após a morte do seu proprietário, o Conde de Arrochella e de Castelo de Paiva.

Com uma área bruta que ronda os 2000 m2 distribuída por 3 pisos, o edifício caracteriza-se por uma arquitectura cuidada de linhas simples e detentor de uma localização privilegiada sobranceira ao rio. A sua origem remonta ao século XV.

Os seus jardins extensos são o que resta de uma vasta quinta que outrora dava apoio a todo o Palácio.

Dado que o estado de conservação do edifício é preocupante, sendo possível detectar uma série de patologias a necessitar de intervenção urgente, a autarquia decidiu proceder à adaptação do Palácio dos Arcos a uma Unidade Hoteleira, através da adopção de uma estratégia que permita a criação das condições inerentes à exploração de um equipamento deste tipo, mas que promova em simultâneo uma recuperação do edifício e respectivos jardins.

Refira-se que, no âmbito da recuperação e revitalização do Centro Histórico de Paço de Arcos, a autarquia, através do Departamento de Projectos Especiais, encontra-se a promover acções que contribuam para a reabilitação deste núcleo.

O Palácio dos Arcos assume um papel de relevo, sendo pelo seu elevado valor patrimonial uma referência não só na Vila de Paço de Arcos como no próprio concelho de Oeiras.

[Do site da Câmara Municipal de Oeiras]


2 comentários:

Unknown disse...

.

BASTARDS !!!

.

Isabel Magalhães disse...

No 'Pinhanços, dixit...' do Rui Freitas, há um post bastante esclarecedor sobre este assunto.

http://pacodearcos.blogs.sapo.pt/184067.html