sábado, 5 de julho de 2008

COISAS DE ALGÉS XI (2)

2 – MASA um exemplo de organização e persistência

Em 18 de Junho de 2002 numa Assembleia da Freguesia de Algés estiveram presentes moradores do Largo Comandante Augusto Madureira e da Av. dos Bombeiros Voluntários e tomei, então, conhecimento que se projectava um silo para carros com 4 andares para as traseiras da Av. dos Bombeiros nºs 41/51 e da Cal. do Rio nºs. 2/22 local já de estacionamento e onde tinham sido plantadas árvores, entaipando completamente as respectivas traseiras. Em 13 daquele mês teriam já entregue na CMO um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas e naquela reunião fizeram entrega da respectiva cópia.

Também pediram ao executivo da Junta para se reunir com os representantes deste movimento MASA - Movimento Anti-Silo de Automóveis – para encontrarem alternativas.

Este silo tinha sido aprovado na reunião da CMO de 27 de Junho de 2001 ponto 46 – Concepção, financiamento, construção e exploração de um parque de estacionamento em silo no Largo Comandante Augusto Madureira, freguesia de Algés, Concelho de Oeiras.

Na pág. 5 do Notícias da Amadora de 27 de Junho saiu uma notícia circunstanciada sobre o assunto

Continuará…
Maria Clotilde Moreira / Algés

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Não conhecia a história do 'Silo de Algés' que estou a seguir com interesse.

Histórias como essa, de novas construções 'entaladas' entre outras habituações, sem o devido enquadramento feito por técnicos competentes e isentos, há um pouco por todo o concelho. Aqui em Linda-a-Velha temos o caso do 'Efifício Pirâmide', de muitos andares e grande volumetria, onde está também situado o Auditório Municipal Lourdes Norberto e que foi implantado numa área previamente destinada a jardim.

Também o 'Health Club' da Av Duque de Loulé que conta com 4 ou 5 pisos subterrâneos, estava projectado e aprovado pela CMO para ser todo construído à superfície. A tal só obstou a recusa e persistência dos moradores que se reuniram e impediram que tal acontecesse. O citado edifício está a escassos metros da orla da mata do Estádio Nacional e, desses terrenos sempre ouvi dizer serem zona de protecção à zona verde.