segunda-feira, 25 de maio de 2009

2009 – Algés – 17

1 - Às vezes há coisas boas

Na Av. dos Bombeiros Voluntário, quase junto ao nº. 69, no fim do tal parque de estacionamento vazio, fica uma estrutura que será o resto de uma nascente - poço, agora tapado e que tinha a sua envolvente acabada de ajardinar. Há dias vieram escavar ali mesmo ao lado e colocaram um depósito. O painel informava que era uma empreitada para aproveitamento de águas de nascente (Direcção Municipal de Obras e Ambiente)

De pergunta em pergunta conseguiu-se concluir que este depósito fará a retenção das águas da nascente que serão aproveitadas para regar a envolvente deste estacionamento, lavar as ruas e até para os bombeiros. Fazemos votos de bom êxito a esta iniciativa.




2 - Cafés

* O café do Parque Anjos esteve fechado uns dias, mas agora já abriu. Há dias confrontei-me com um grupo de petizes correndo e brincando no relvado e os seus risos pareciam o chilrear dos pássaros sobrepondo ao barulho do trânsito. Para que estas crianças saltem, corram e brinquem neste espaço de relva é necessário que ele esteja sempre limpo de dejectos caninos.

* Sabiam que há um café muito agradável nas traseiras da Biblioteca Municipal de Algés. Chama-se qualquer coisa “Da Dança”. Vou informar-me melhor pois a visita que fiz foi muito breve mas fiquei muito bem impressionada.

Pensamento: A língua não tem osso, mas quebra ossos.

Fotos: Maria Clotilde Moreira

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

1. Creio que aqui em Linda-a-Velha também há captações de nascentes para rega de jardins e abastecimento dos BV que foram feitas durante a presidência da Sra. Dra. Teresa Zambujo na CMO.

2. Refere-se à nova esplanada/café do Palácio Ribamar? Passei lá ontem mas sem prestar muito atenção. Tenho que ir ver melhor. Obrigada pela dica.

Clotilde Moreira disse...

Isabel,

2. Sim. Pode entrar-se pela Rua João Chagas ou pela Rua Mestre Avis ou pelo terraço com acesso pelas escadas junto ao cruzeiro da Rua dos eléctricos.
Clotildde

Fernando Lopes disse...

Parabéns Clotilde pela reportagem.
Este assunto dos antigos sistemas de captação de água interessa-me particularmente.
Sei que alguns técnicos dos Espaços Verdes estão interessados nestes sistemas hidráulicos e haverá mesmo um programa de aproveitamento e recuperação. Infelizmente vi desaparecer alguns aqui pelos meus lados. No Vale da Terrugem temos um sistema que alimenta o Palácio da Flor da Murta.
O problema são os patos bravos que pouco interessados estão.
Sabiam que o Palácio dos Arcos tém também um poço de retenção que recebe água de uma mina que passa debaixo da linha do combóio (e aguenta). Receio bem que com esta do Hotel (o concurso foi suspenso)aquilo desapareça. Vamos estar atentos.

Clotilde Moreira disse...

Fernando,
Sabia que eu sou do tempo que havia ligação por pontes do Palácio dos Arcos ao outro lado da linha. Já estavam velhas e nós - aventureiros jovens - lá iamos de buraco em buraco a sentir o comboio a pasar por baixo.

Aqui na Quinta de Santo António havia uma linha de água mas quem fez os prédios parece que ou tapou ou cortou e ninguém se ralou.

Clotilde