quarta-feira, 27 de maio de 2009

Não há fome que não dê em fartura

.
A minha caixa de correio não tem descanso. Sim, a Tiazoca é sempre notificada pela CMO das actividades lúdicas do município. (Ai credo... onde é que eu já ouvi esta da notificação?) Desta vez são as Festas de Oeiras 2009 que se realizam de 29 Maio a 21 Junho. Não poderei mandar uma "indirecta" dado a informação ter chegado atempadamente. Eu percebi que o PCMO não comete o mesmo erro duas vezes. E até acredito que se fosse hoje, as sobras da campanha eleitoral iriam parar a um qualquer "offshore". Digo eu! Bom, adiante!

O sr. PCMO em exercício diz "Entre no ritmo". Como? Qual ritmo? Só se for o "Fandango"... sim, porque isto parece um "fandango" e eu não sei se tenho capacidade para tanto. Mas, como o presidente é um folião, e acha que o Povo só quer festa, resolveu o assunto a contento.

(clique para aumentar a imagem)
Mas, na sua habitual "escrita em família" não faltou a respectiva foto, - não vá o munícipe pensar que já é o sr. Perestrello - porém desta vez escrita e concebida em fase de euforia.
Diz o sr. PCMO que "mais do que nunca temos razões para celebrar e nos divertir".
Atão não!
A maior crise económica e financeira de sempre no país, meio milhão de desempregados, o endividamento a aumentar, e este senhor vem dizer que Oeiras é um oásis, onde a felicidade e bem estar imperam.
Ó sr. PCMO! terá VEXA a coragem de dizer quanto custam estas festas mais a propaganda envolvente? Não ouviu? Pois acredito, assobie para o ar, que nós sabemos que não foram pagas por si, mas por todos nós.
Já que Oeiras é um concelho assim tão rico que tal, é apenas uma sugestão: baixar a quota de disponibilidade da água e o respectivo preço; baixar o IMI; criar programas de apoios aos desempregados; criar mais creches; criar uma rede de transportes eficaz; mandar tapar os buracos das estradas; dar verbas às JF para calcetar os passeios, baixar os lancis nas passadeiras de peões e facilitar a mobilidade dos cidadãos com deficiência; pôr a Polícia Municipal a fazer alguma coisa pelos cidadãos em vez de estar a guardar só a porta do sr PCMO.
Enfim... poderia estar aqui a inventariar milhares de coisas mas não quero dar ideias ao Perestrello para a campanha eleitoral, dado que embora tenham cartazes espalhados por tudo quanto é sítio ainda não têm programa.
E já agora, se me é permitido fazer um pedido: Podia-nos poupar a estes "escritos em família com a foto"? Agradeço reconhecidamente; é que a minha caixa do Correio não é inteligente como a do seu sobrinho.

7 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

Gostei das sugestões.
Se a 'Ordem' é rica que reverta a favor dos 'Frades' que são, afinal, quem sustenta o 'Convento'.

Eu entendo que se trata de um acontecimento especial, os - '250 anos do concelho' - mas há tanto por fazer, tanto, e tão pouco se fez neste mandado...

Anónimo disse...

Há tanto para fazer...e o que se vai fazendo, nunca se esgota!Mesmo depois de fecharmos os olhos, acreditem que se vai continuar a fazer...ou se vai!Mas, como diz o ditado, "Roma e Pavia, não se fizeram num dia". Ainda me lembro de Oeiras vai para 20 anos. Um atraso de vida. Um subúrbio descaracterizado.Tem problemas? Tem!Então, vamos continuar a fazer...a todos nos dá prazer!Fazer bem e melhor, sem olhar aquém!

Oeiras disse...

Sobre o resto até posso concordar, agora isto:

"criar uma rede de transportes eficaz; mandar tapar os buracos das estradas; dar verbas às JF para calcetar os passeios, baixar os lancis nas passadeiras de peões e facilitar a mobilidade dos cidadãos com deficiência"

As empresas de transportes são totalmente independentes da CMO. Algumas são mesmo empresas privadas e fazem as carreiras que bem entendem;

Querem Concelho com estradas mais bem cuidadas do que o nosso? Quais buracos nas estradas? Só se forem aqueles que estão nas estradas da Estradas de Portugal e sobre as quais a CMO não tem jurisdição (se calhar não sabiam desta, pois não?);

Calcetar passeios e rebaixar lancis? Ainda mais? Remeto para o parágrafo anterior.

Facilitar a mobilidade dos cidadãos com deficiência? Outra... vão a Lisboa, a Cascais ou, atrevo-me a dizê-lo, a qualquer outro Copncelho do país e vejam as acessibilidades que há para deficientes.

Falar sem saber não é bonito... todos queremos sempre mais e melhor para a nossa terra mas é preciso ter os olhos bem abertos.

Anónimo disse...

As festas serão pagas, como é obvio com as "sobras"

AFS disse...

Caro Oeiras, vamos por partes também:

1. As empresas de transportes são privadas, é certo; mas a CMO tem o dever de aferir os serviços que são prestados à população e fazer sugestões; quando estas caem em saco roto, também a Câmara pode complementar a rede existente, com outras iniciativas. O MoveOeiras, em LAV, era disso exemplo. Agora temos um serviço prestado por uma empresa privada. Novamente.

2. Não seja condescendente com quem aqui participa. É claro que nem todas as estradas são da responsabilidade da CMO, mas a grande maioria é. E muitas têm buracos. Ainda em LAV, já visitou a Av. 25 de Abril, onde passam milhares de carros por dia? Já viu as tampas de esgoto, o asfalto, os passeios?

3. Calcetar passeios, se calhar também temos que pedir à Estradas de Portugal.

4. Facilitar a vida aos cidadãos com mobilidade reduzida? Então mas os outros concelhos não são AINDA PIORES do que Oeiras? Então para que é que vamos gastar dinheiro? Afinal de contas, o sr. PCMO também se 'esquecia' de pagar umas coisas e isso não tinha problema nenhum porque toda a gente o fazia.

Posto isto, agradecemos a condescendência, mas pode depositá-la noutro sítio. Quem sabe num dos novos ecopontos do Alto de Algés.

Tiazoca de Oeiras disse...

AFS: Faço minhas as suas palavras. Eu não saberia dizer melhor.
E já agora acrescento que eu com o mal dos outros não me contento .

Isabel Magalhães disse...

AFS;

O meu aplauso.

I.