terça-feira, 19 de maio de 2009

Estacionamento e Autoridade


Há pouco estacionamento em certas áreas deste Município de Oeiras, muita mais falta de civismo e autoridade não há nenhuma. Todos querem o carro bem pertinho de si, pondo em risco uma mobilidade segura principalmente nos centros mais antigos das nossas vilas.

Muitas garagens estão a ser utilizadas para outros fins e ninguém repõe a sua utilização; enchem-se os passeios com pilaretes e os automobilistas colocam os carros nas curvas ou em “2ª fila” ou em larguezas que são os únicos acessos em casos de emergência e ninguém corrige esta prática; há parques sub-aproveitados ou vazios (da Ribeira em Algés) e não se motivam os residentes nem se adequam os tarifários; há carros sem utilização que tiram lugar a outros, e até estacionam mesmo junto aos sinais que proíbem tal prática. E com “um deixa andar” que há pouca área para se estacionar o carro, tudo está a ser permitido.

Nunca mais há a coragem para se actuar. É preciso que várias entidades se juntem, façam um levantamento do que há e como se aproveitar, se sensibilize o cidadão para comportamentos cívicos, se fiscalize o cumprimento de boas práticas e por fim se apliquem multas. Talvez um dia seja realmente bom viver em Oeiras.

Foto: Maria Clotilde Moreira

Publicado hoje no Jornal de Oeiras – Correio do Leitor

5 comentários:

Anónimo disse...

Fácil.
Que se cumpra o Código da Estrada.
Para que serve?

Anónimo disse...

conhecendo-a como uma eleitora de algés atenta e empenhada, queríamos pedir-lhe que nos ajude: nas instalações da junta´, na cave, existe um cano de esgoto estragado que deita um cheiro difícil de suportar. na mesma cave os funcionários tomam a sua refeição e já há mosquitos. na próxima semana vão ser realizados vários rastreios e em nome da saúde pública pedimos-lhe que actue. cumprimentos

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

"Muitas garagens estão a ser utilizadas para outros fins e ninguém repõe a sua utilização"Ora aqui está um apontamento muito pertinente. Em Linda-a-Velha, há imensos prédios dotados de garagens que depois foram transformadas em escritórios, lojas, fabriquetas e pequenas industrias. E a CMO vem assistindo a tudo isso e 'olha para o lado' mas não se coíbe de mandar a Polícia Municipal, de manhã cedo, multar as viaturas dos que ao chegar à noite do trabalho não têm onde as estacionar.

Não defendo o estacionamento selvagem - longe disso - mas o automobilista é fortemente penalizado com impostos e, o produto do imposto de circulação (vulgo selo) também deveria ser aplicado em estacionamentos para os munícipes. Ao invés, assistimos cada vez mais a zonas tarifadas que ocupam o pouco estacionamento existente.

O presidente da JFLaV, Dr José Pedro Barroco, logo no início do mandato, enviou uma circular aos condóminos que têm estacionamento e/ou garagem a solicitar que não estacionem na via pública e deixem esse espaço aos que habitam em prédios sem estacionamento.

Anónimo disse...

Normas só com estatuição e previsão e sem sanção não funcionam num país de indisciplinados

Anónimo disse...

Deixe-me contar aquela do navio que estava a afundar-se e cujos tripulantes eram Ingleses, franceses, alemães e portugueses. O comandante tinha de dar a ordem para que saltassem do barco para os botes salva-vidas. Mas como fazê-lo com gente tão diferente?Então agiu de acordo com o tipo de pessoas.
- Aos ingleses disse, saltem para os botes por é fair play!OS ingleses saltaram.
- Para os franceses disse: saltem por que é chique. Eles saltaram.
- Para os alemães, gritou: saltem por está na lei!
- PAra os portugueses disse, saltem porque é proibido. E os portugueses saltaram!