terça-feira, 12 de maio de 2009

DIA DA FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL


Clique na imagem para ampliar

5 comentários:

Anónimo disse...

A democracia arriscou a ruins incidentes o seu futuro, festejando o centenário do conde de Oeiras, Marquês de Pombal, alcaide-mor de Lamego, senhor donatário de Oeiras, Carvalho e Cercosa, mordomo-mor do paço, comendador das três Minas e de Sta. Maria da Mata de Lobos,etc. Aplaudindo incondicionalmente o titular e o déspota, dsautorizou-se...Andou imprevidente a democracia. Se a sua artilharia grossa apontava ao jesuíta, derruísse até ao cimento com a alavanca da ciência o edifício religioso do clero, e não se exibisse na procissão do Marquês de Pombal, que do mesmo passo que abatia o jesuíta mandava dar título de majestade da Inquisição, como se não lhe bastasse ser santa.

Camilo Castelo Branco

Clotilde Moreira disse...

Eu gostava muito de ir mas é a tarde de serviço à Neta. Vou tentar ir ao menos ao debate.
Clotilde

Fernando Lopes disse...

Vou lá estar. Até porque vamos ouvir o Senhor Casimiro, notável conhecedor da história do nosso Concelho.

Fernando Lopes

Anónimo disse...

Já não basta um Perestrello, descendente dos Távoras, agora temos um Castelo Branco contra a nossa maior personalidade do Concelho. Aposto que deve votar PS.Viva o Marquês!

Anónimo disse...

...A porção do povo que não aprende nada em livros achou nos clubes a educação no discurso amoldado à sua capacidade, à sua dócil ignorância, e à sua congenial necessidade de revolucionar-se com palmas e gritos. Industriaram-no discursadores eficazes, grandes fraseadores,umas vezes ingénuos na sua incidência audaciosa, outras vezes fraudulentos no seu jacobinismo contra as prerrogativas da coroa e das tiaras. Crenças assim radicadas e cáusticas não se acalmam com cataplasmas de livros. São umas pletoras que às vezes desgraçadamente se aliviam com sangrias enormes nas chamadas batalhas sociais. Se essa hora nefasta chegar, as mandíbulas do Marquês hão-de escancarar uma risada mefistofélica no seu sarcófago da rua Formosa...

Ainda de Camilo Castelo Branco