segunda-feira, 25 de maio de 2009

O regresso do Dia da Raça

Opinião








JN - 00h00m

A supermodelo dra. Ana Gomes (modelo das virtudes da raça) sentiu "uma grande fúria quando em Lisboa, por um provincianismo abjecto, se encomendou não se sabe bem o quê ao arquitecto americano, quando em Portugal há arquitectos de extraordinária qualidade". O misterioso "arquitecto americano" é Frank Gery e aquilo que, para a dra. Ana Gomes, é "não se sabe bem o quê" é (ou foi) a remodelação do Parque Mayer. Se a dra. Ana Gomes um dia for presidente do Benfica (pode muito bem acontecer que tencione acumular, com o PE mais a Câmara de Sintra, também o Benfica) o "glorioso" só jogará com jogadores portugueses como nos bons velhos tempos; e, vindo a ser um novo "presidente do Conselho", consumiremos apenas produtos nacionais. Felizmente para Siza Vieira nem a dra. Ana Gomes nem ninguém do género "nacionalista abjecto" manda em Berlim, Colónia, Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Amesterdão, Haia, Copenhaga, Roma, Nápoles ou Londres, senão boa parte das suas obras teria sido feita por "arquitectos de extraordinária qualidade" alemães, espanhóis, holandeses, dinamarqueses, italianos e ingleses.

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

A dra Ana Gomes é o paradigma do 'duplo padrão'. Quando o social-democrata Pedro Santana Lopes convida o arquitecto canadiano Frank Gehry para projectar o novo Parque Mayer sofre de um 'provincianismo abjecto'. Quando o governo socialista do qual faz parte convida - sem concurso - o arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha para fazer o projecto do novo Museu dos Coches sofre de quê?

O Cu de Oeiras disse...

maroskas & matrioskas
.
As matrioskas são a grande novidade deste ano eleitoral.

Candidatas à Europa que têm dentro de si - candidatas a Câmaras.

Só falta saber se as candidatas a Câmaras estão nas europeias por os egos as extravasarem, ou se são candidatas à Europa, mas concorrem às Câmaras por fraqueza na auto-estima.

Isabel Magalhães disse...

'Mais valem duas candidadturas na mão do que uma a voar'.

Vice-versa ou versa-vice!