sábado, 16 de maio de 2009

IOMAF - Serviços Turísticos Lda

"Fica tudo praticamente pronto até Setembro deste ano", garantiu ao DN o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, referindo-se aos projectos em curso para requalificação e legalização das dez áreas urbanas de génese ilegal (AUGI) do seu concelho, que envolvem investimentos na ordem dos dois milhões de euros e cerca de quatro mil pessoas. "Ainda vai a tempo das eleições", gracejou, esboçando um largo sorriso.


Durante a manhã de ontem, o autarca parecia um autêntico guia turístico, a bordo de um autocarro cheio de elementos da câmara e jornalistas. Explicava que "à esquerda fica a parte já requalificada do Bairro da Laje e à direita ainda é preciso demolir umas casas para criar arruamentos e outras infra-estruturas".

Questionado pelo DN sobre a situação em que os moradores dessas casas vão ficar, Isaltino Morais esclareceu: "Vamos construir habitações mais acima para realojar as pessoas. É que aqueles espaços têm de ficar mesmo livres para essas infra-estruturas. Isto está a correr de forma pacífica."

Fez uma breve visita pela tal parte esquerda do bairro e, de facto, o resultado condiz com a descrição apresentada pelo autarca: "Isto ficou muito bonito, com uma zona de lazer, que
parece uma sala de estar, com mesas e cadeiras por baixo de uma ponte, à beira de uma ribeira que até já tem enguias e patos. E há dez anos só havia aqui água suja."

Mais adiante, vai indicando "a Casa das Letras, inaugurada o ano passado, onde antes havia uma pedreira. Fez-se também um parque com jardim, anfiteatro e campo de futebol".
Quando passou junto da escola local, as crianças correram para o gradeamento e fizeram uma autêntica festa à comitiva com o presidente da câmara. Isaltino gostou, conversou com a miudagem, agradeceu e despediu-se.

Nos bairros que visitou, o autarca parecia já estar em campanha autárquica, cumprimentando efusivamente os munícipes.
Já no Casal da Choca, referiu que "é a maior AUGI do concelho, junto do Bairro dos Navegadores, que é o mais problemático. Só tem uma estrada e estão a ser construídos mais acessos que circundam o bairro". Mas frisou que o Ministério da Administração Interna refere que "Oeiras é o concelho mais seguro da área metropolitana de Lisboa".

Também "vai nascer aqui um supermercado e a câmara vai criar um lar para a terceira idade", anunciou. Quando viu um monte de ferro-velho no meio de um terreno, o autarca salientou que "o concelho de Oeiras tinha 20 sucateiros e agora só resta um".

As obras de requalificação envolvem dez AUGI, incluindo o Bairro da Laje, Casal da Choca, Leceia e Pedreira Italiana, numa área de 358 hectares com 881 construções. Os trabalhos implicam a construção de arruamentos, saneamento básico e outras infra-estruturas socioculturais e recreativas, desportivas e espaços verdes.

"Outras câmaras dão apoios para as associações de moradores requalificarem as AUGI, mas depois aquilo nunca mais se resolve como deve ser. Por isso, preferimos ser nós próprios a fazê-lo", explicou, enquanto conduzia as visitas a Leião, Leceia e Pedreira Italiana.

Já no final desta excursão, o autarca confessou que "pouca gente acreditava que seria possível transformar estas áreas".

10 comentários:

AFS disse...

Não há quem o bata: um autocarro para mostrar obra feita, piadolas nada inocentes, crianças que gritam "Isaltino, Isaltino!". Um especialista em marketing. A sério.

Anónimo disse...

Roam-se todos seus invejosos porque O nosso presidente Isaltino vai ganhar outra vez.Isaltino sempre à frente .

GIGI disse...

Obrigada AFS por nos ir mostrando estes atrevimentos.
O meu voto não

GIGI

Anónimo disse...

Pensei que ia mostrar os 4 centros de saúde e o parque dos poetas? onde está? As bibliotecas? O passeio marítimo Algés-Oeiras? O parque aventura? O novo edifício municipal? A continuação do SATU?O pavilhão multiusos? Isto não foi prometido? Isaltino sempre à frente de parolos e tachistas, não é anónimo das 16:40?

Anónimo disse...

A anónima das 16:40 já foi de certeza a Sintra contar histórias.

Anónimo disse...

Batem leve, levemente como quem chama por mim!O Centro de Saúde de Algés é da competência da Autarquia? Não, mas Isaltino constrói.E os restantes projectos? Verifiquem os concursos, pois sem estes não há obra! As cadelas apressadas parem os cães cegos, não é GIGI?

Anónimo disse...

Os concursos estão a decorrer há 4 anos?

Anónimo disse...

OS concursos, não são cursos de "novas oportunidades". É preciso fazer projectos- 1 concurso. É preciso fazer concurso de empreitada, outro concurso.Cada concurso, leva mais tempo que um curso nas novas oportunidades. Ah, e ainda têm de ser aprovados em reunião camarária. E para tirar as Novas oportunidades, basta frequentar. Ninguém reprova!

Anónimo disse...

Mas durante a campanha o que se leu é que no dia X teríamos o parque das petas, na noite Y, teríamos o pavilhão multi aldrabices, na manhã Z o parque das travessuras, e a realidade é que não se vê nada. Anunciam-se outras tangas todos os dias. Ah e também se dizia que o Concelho estava parado.....

Anónimo disse...

Tem razão o anónimo do dia 18, às 21:35.É no dia X e no dia Y. E esses dias já chegaram? Parece-me que X e Y são incógnitas de equação ou são mesmo datas? Será melhor verificar que X=? e Y=?, se não é reprovado! Vai ter que fazer as novas oportunidades.