quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pontos de Vista por Jorge Miranda




REGRESSO


Em 30 de Abril de 1993, comemorou-se a exacta passagem do primeiro centenário da Imprensa oeirense. Naquele dia de há cem anos nascia a Gazeta d’Oeiras – o primeiro órgão de comunicação social sediado no concelho. Então, no quadro das festividades que a câmara organizou, foi decidido institucionalizar o Dia da Imprensa Regional de Oeiras, a celebrar nessa data, e, na sua sequência, desde 1998, criar o Prémio Municipal de Imprensa “Gazeta d’Oeiras”, que, mercê de se terem associado à iniciativa as empresas Tagus Park e Nestlé, integrava a atribuição anual de três galardões.
Era objectivo deste prémio não só evocar aquela data histórica mas também demonstrar o apreço da autarquia pela imprensa local. Mas, simultaneamente, visava servir de estímulo ao seu desenvolvimento e de incentivo ao tratamento de questões locais, bem como o seu destaque noticioso.
Inopinadamente e sem qualquer explicação, em 2007 a câmara deixou de promover o Dia da Imprensa Regional de Oeiras e o Prémio “Gazeta d’Oeiras”. Na oportunidade e nesta coluna, lamentámos a decisão da autarquia.
Agora, dois anos depois, a câmara anunciou o relançamento do prémio, segundo novo figurino. Haverá dois prémios – nacional e regional –, cabendo a cada o montante de 7 500 €, mas o tema de abordagem terá de se restringir aos 250 anos do concelho, cuja comemoração decorre até ao final do ano. Assim, os trabalhos concorrentes terão de ser entregues até 31 de Dezembro próximo.
Pelo anterior regulamento, não havia qualquer limitação temática. Neste âmbito, a única condição determinava que a matéria se reportasse ao concelho de Oeiras, o que nos parece certo.
No futuro – se tiver continuidade –, será o modelo de fixação de tema que prevalecerá? No presente, dada a especial comemoração que mobiliza a actividade da autarquia, ainda nos parece admissível, mas, quanto a edições posteriores, já colocamos sérias reservas, por entendermos que cerceia a liberdade de escolha, de análise e de crítica. O Concelho enriquece-se com a livre opção temática e a opinião pública também.
Não está claro, para nós, se o Prémio “Gazeta d’Oeiras” foi restabelecido exclusivamente no quadro do programa da comemoração dos 250 anos da autonomia de Oeiras. Eis a questão: regressou com carácter definitivo ou pontual?

Jorge Miranda



Os nossos agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo e ao Boletim Municipal pelo uso da foto.

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Jorge Miranda sempre atento às várias problemáticas do concelho.