terça-feira, 19 de maio de 2009

PSD ainda não escolheu candidato para Oeiras


Público - 19.05.2009, José António Cerejo


Designação do candidato à presidência da câmara está nas mãos da direcção nacional do partido



Numa altura em que muitos candidatos às autárquicas do Outono já estão em pré-campanha, o PSD ainda não decidiu quem vai encabeçar a sua candidatura à Câmara de Oeiras, uma das mais importantes do país. O desentendimento entre as duas secções do concelho, Oeiras e Algés, acerca do candidato, levou na semana passada a Comissão Política Distrital de Lisboa a remeter a escolha para a Comissão Autárquica nacional.
Quem atravessar o concelho até pode pensar que os dados estão lançados e que a disputa eleitoral se vai desenrolar em volta de três nomes: Isaltino Morais, o actual autarca, a braços com o julgamento em que é acusado de corrupção, Marcos Perestrelo, pelo PS, e Pedro Simões, pelo PSD. Os outdoors e a propaganda dos dois últimos já estão na rua, mas a concretização da candidatura de Pedro Simões é tudo menos certa.
Apoiado apenas pela secção de Oeiras, o actual vereador, que aceitou no ano passado os pelouros oferecidos por Isaltino Morais, tem a oposição declarada dos seus correligionários de Algés. O diferendo tem origem não só no perfil de Pedro Simões, mas, sobretudo, na alegada proximidade que mantém com Isaltino e que é extensível a toda a liderança da secção.
Na quarta-feira passada, a presidente da secção de Algés, a deputada Helena Lopes da Costa, foi à reunião da distrital dizer que não apoiava Simões, mas também que tinha indicações de que a Comissão Autárquica nacional e a própria Manuela Ferreira Leite não aceitariam o seu nome. Perante este cenário, o presidente da distrital, Carlos Carreiras, fez votar uma moção que põe o nome de Pedro Simões à consideração da Comissão Autárquica. O texto, aprovado com 28 votos a favor, quatro contra e seis abstenções, foi apresentado por Alexandre Luz, presidente da secção de Oeiras e adjunto do vice-presidente de Isaltino na câmara, como sendo uma "recomendação" do nome do seu candidato. Carlos Carreiras disse, porém, ao PÚBLICO, que não é bem disso que se trata: "Fizemos uma moção a dar conta da situação - uma secção pronunciou-se a favor de um nome e a outra não - e perguntámos à Comissão Autárquica se está disponível para aceitar Pedro Simões, ou, caso contrário, que nos indique uma alternativa até ao fim do mês."
É essa decisão que falta agora para que todos os candidatos do PSD às câmaras do distrito de Lisboa sejam conhecidos. No resto dos municípios do país faltam ainda alguns nomes, mas Oeiras é de longe o mais importante pelo seu significado político.
Garantindo que "não acredita" que a direcção nacional aceite a candidatura de Pedro Simões, Helena Lopes da Costa diz que se isso acontecesse significaria que o PSD "abdicava de ganhar as eleições em Oeiras". Manuel Castro Almeida, presidente da Comisão Autárquica, excusou-se ontem a prestar quaisquer declarações sobre o assunto.

14 comentários:

Anónimo disse...

Perante as declarações de Maria Helena Lopes da Costa, não vejo outra alternativa que não seja mesmo ela a candidata! Vamos fazer um movimento de apoio à candidatura da Maria Helena, já! Com uma condição: de não ser mais administradora na GEbalis, ok?

Anónimo disse...

Vamos lá ver se sempre avançam os candidatos (entenda-se todos)do agrado dos verdes.....
PSD - Realmente Algés tem uma grande moral para fazer as declarações que faz.....
Infelizmente começa a desenhar-se a alternativa - PS/Perestrello

Anónimo disse...

Com jeito ainda o Isaltino volta como ilustre candidato do PSD (e apoiado pelos militas laranjas ...)

Rui Rei disse...

Isaltino Nunca!
E SE QUISEREM GANHAR ALGUMA COISA EM OEIRAS e não perderem em Mafra tirem os tachos ao Duque, Rui Duque.
Tenham coragem e puxem o assunto ao Isaltino.
Ele vai ter de explicar em público porque nunca demitiu o Rui Manuel da CMO.
Temos de tirar o Isaltino do poder.
O mesmo se aplica ao Zé Ministro.

Anónimo disse...

...o anónimo das 17h06 talvez pudesse aprender um pouco mais se se desse ao trabalho de perceber a organização. se calhar até percebe quer é baralhar...cuidado que eles têm-no debaixo de olho...

Viuva Negra disse...

È de lamentar que ainda não tenham decidido quem é o candidato de Oeiras.Realmente a imagem que damos para fora é vergonhosa.Como queremos nós governar Portugal se dentro do Partido "mordemo-nos" uns aos outros.Já é tempo de mudar o nosso comportamento a bem do PSD.Helena Lopes da Costa também não pode falar muito porque em tempos também esteve do lado do Isaltino.E quem não esteve?As pessoas tem direito de mudar de opinião.Pedro Simões é um bom candidato para Oeiras.È um homem honesto e isso conta muito.Num País onde os valores parecem ter ficado para segundo plano ,quando aparece um candidato "cleen",surgem logo as teorias da conspiração!Queremos ou não o melhor para o PSD?Queremos ou não ganhar o maior número de autarquias ?Então meus senhores e minhas senhoras,deixem o Pedro Simões trabalhar para ser eleito e espero bem que a Nacional o reconheça como tal a bem do PSD e a bem de Oeiras.

Anónimo disse...

Pudera ...,

Os PSD e até os PS estão todos feitos com o Isaltino Morais, depois das eleições é vê-los a passar para o outro lado da «barricada».

(os gajos querem é poleiro..., nunca se interessaram pelos problemas do concelho ..., a maioria deles nem são daqui!)

os oeirenses vão votar em quem, no isaltinismo outra vez?

NUNCA MAIS!

Anónimo disse...

O Rui Duque não só não foi demitido como ainda arranjaram um tacho a esse grande incompetente. Porque será?...... Será que se prepara para voltar?.....
PSD-A víuva negra deve ser da candidatura verde? Ou tem tacho ao lado do Simões? O problema é que o Simões é capaz de ficar atrás do CDS/PP.

Anónimo disse...

A Leninha está é ressabiada das bocas que levou do Carreiras naquela reunião...

Viuva Negra disse...

Ao anónimo das 13:01 só lhe quero dizer que tachos é coisa que não falta por aí mas seguramente não é esse o meu caso.Tenho 23 anos de Partido e nunca obtive sequer um único favor que fosse.Estou no PSD por amor.Custa-me ver certas atitudes que em nada benificiam a nossa imagem para o exterior.

Adolfo dos Santos disse...

Olhe, e não terá 32 anos de serviço aí, onde voçê está?
Se eu mandasse e a Madalena tivesse mais coragem, voçê não estaria aí nem mais um minuto.
Mandava-o embora desse gabinete, que só cheira a fumo.
Vai trabalhar, malandro!

David A. da Silva disse...

Pedro Simões é a unica alternativa a Isaltino, um homem com visão e capacidade. O senhor Vereador têm a minha confiança e o meu voto, caso seja ele o candidato.

Anónimo disse...

o Adolfo dos Santos será um dos boys do Solplay?

Anónimo disse...

essa Madalena deve topar bem esse boy!