terça-feira, 28 de julho de 2009

A gripe A e os sanitários das escolas


A gripe A parece que está a vir para ficar e são já bastantes as informações sobre as atenções e comportamentos que o cidadão comum deve adoptar para evitar a propagação e contaminação.

Centrando-nos nas nossas escolas ainda não ouvimos qualquer informação sobre o reforço de pessoal para assegurar um acompanhamento próximo e adequado. É que a maior parte das nossas escolas não tem pessoal suficiente para garantir que as casas de banho estejam sempre limpas e que intervenha junto dos alunos para uma correcta utilização dos sanitários. Muitos alunos evitam utilizá-las de tão sujas que estão.

Como vai ser possível cumprir uma regra básica “contra a gripe” de se lavar com frequência as mãos? Os sanitários vão estar sobre uma maior vigilância de higiene? Vão disponibilizar lavatórios por outras áreas das escolas? Vão ser preenchidas as muitas vagas de pessoal não docente em falta? Ou vão estudar o assunto depois do caos estar instalado?
Maria Clotilde Moreira

(Publicado hoje no Jornal Público, Cartas ao Director)

1 comentário:

Anónimo disse...

Faltam auxiliares de educação e há muitos alunos que não são ensinados pela família a usar os sanitários da escola. Roubam os rolos de papel higiénico e outras vezes de propósito entopem as sanitas com os rolos. Gostava que vissem como alguns deixam os sanitários. E não se pode dizer nada senão...