quarta-feira, 8 de julho de 2009

Olhem bem para os olhos dela







por Baptista-Bastos


Esvoaça, embora discreto e módico, o perfume do poder e já o alvoroço se instalou nos militantes do PSD. Nos fóruns das rádios e das televisões, nos debates, nos artigos, nas preposições do Pacheco Pereira os sentimentos dominantes medeiam entre a glória do mando e o revanchismo. A euforia nunca foi boa conselheira. O próprio significado da palavra suscita precauções. Mas é preciso conhecer o significado da palavra.

O PSD, como se sabe, é constituído por uma série de ilhas, num oceano de atritos. O recente golpe de karaté aplicado pela dr.ª Manuela ao pobre Passos Coelho é paradigmático. O homem não foi, somente, afastado; foi vexado sem clemência. A senhora não abole distâncias: cria-as. Funcionando por exclusões, interdita, primeiro, qualquer veleidade de ascensão daqueles que a ela se opuseram; depois, cultiva o tribalismo, que desencoraja a mínima hipótese de dissenção. Naturalmente, esta prática despreza a ética.

O que se prepara, no caso (pouco provável) de José Sócrates perder as eleições é a aplicação de uma teia reticular de interesses particulares sobre o edifício do Estado. O PSD não dispõe de nenhuma estratégia de Governo. As soluções que vagamente expõe são as tradicionais da Direita. Qualquer preocupação de justiça é eliminada; as privatizações multiplicar-se-ão; a Saúde pertencerá às seguradoras com intervenção mínima do Estado, que será reduzido em todos os sectores da sociedade; aumento de impostos, mais repressão no mundo do trabalho. Nada de novo.

A dr.ª Manuela não alimenta o segredo das paixões. Nada promete que nos alivie do rude peso que, sabe-se lá como?!, tem sobrevivido a todas as penúrias impostas. Porque não haverá alterações de fundo, nem sequer remendos mal cerzidos, às avarias sociais de que temos sido vítimas. A responsabilidade do que nos acontece também terá de ser assacada ao PSD. Não há inocentes neste drama. O PS talvez tenha um comportamento menos brutal; porém, nunca concebeu ou estimulou uma consciência ética e estética que se prolongasse para além de si mesmo. Não é de estranhar que a dr.ª Manuela ameace rasgar um número ainda desconhecido, mas certamente vultoso, de decisões tomadas pelo Executivo Sócrates, caso seja "distinguida com o Governo" [sic].

Se há, manifestamente, uma tendência nos jornais, nas rádios, nas televisões e nas sondagens para se inflectir no PSD, isso deve-se mais ao desencanto que o PS provocou do que a méritos da dr.ª Manuela. A senhora é, rigorosamente, o que aparenta. E nada de bom se adivinha nessa aparência: algo de anacrónico, de deformado, incapaz de esboçar os contornos de uma sociedade mais justa.

Olhem bem para os olhos dela. Está lá tudo o que assusta.

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom, muito bom mesmo!


Para ser lido atentamente por todos os idiotas do PCP e do BE que anseiam por derrubar o Sócrates...

Isabel Magalhães disse...

O B.B. terá a virtude da 'coerência' mas não a da objectividade.

Será curioso rever o que ele tem escrito ao longo destes trinta e tal anos. Principalmente no início destes trinta e tal anos...
Mas, e voltando ao post, o homem tem um qualquer 'parti pris' contra os rostos, as caras, contra os olhares, os olhos, em suma contra o poder democraticamente instituído.

Senão, vejamos o que ele escreveu em Fevereiro p.p.:

"Há qualquer coisa de podre, há qualquer coisa de decadente e de vil neste tempo. Repare-se no rosto dos que estão no poder, e no daqueles que estão preparados para os substituir. Sempre aquelas caras que pouco se alteram. Sempre os mesmos hábitos. Sempre o mesmo sarro da aldrabice, da dissimulação, do desdém por todos nós."
Tema: Politica
Fonte Jornal de Negócios
20090227"


E, como dizia o 'outro', "A Democracia não é um sistema perfeito mas até à data ainda não se inventou outro melhor."

Anónimo disse...

Se não é objectividade o que diz BB, o que dizer dos últimos 30 anos em que tivemos mais do mesmo.~

Quanto ao poder democraticamente constituído, salvos sejamos, também Hitlet subiu democraticamente ao poder e o senhor Bush cavalgou mentiras (Obama denunciou) e ganhou um segundo mandato. Temos "democracia" e dela não abdicamos. Outra coisa é ser cego, surdo e mudo a tudo quanto temos assistido. Muita desta gente, de um e outro lado, querem é mais do mesmo.
Mas que fazer...se é o que temos. Mudem-nos? Porque não. Já agora não façam como os italianos. Se não a emenda é pior que o soneto

AFS disse...

Creio que a objectividade não existe... Todos nós somos produtos do que lemos, do que pensamos, do que vivemos, do que cremos :)

Anónimo disse...

Li com atenção o texto de Baptista Bastos (BB) de quem sou leitor confesso das suas crónicas do DN e Jornal de Negócios. Naturalmente que concordo em absoluto com tudo o que BB escreve, tal como talvez a grande maioria dos seus leitores ou mesmo a grande maioria dos portugueses, no fundo PS e PSD são tudo a mesma gente o mesmo desencanto e o povo está farto das falsas promessas. Escrever sobre algo que à priori sabe-se que é consensual entre os leitores é fácil, o povo gosta. Há no entanto uma falta de legitimidade de BB para dizer certas coisas, há uma incoerência no seu discurso e nos seus actos, ninguém se deve arvorar em senhor da boa moral quando se tem telhados de vidro.
Cito BB “O que se prepara, no caso (pouco provável) de José Sócrates perder as eleições é a aplicação de uma teia reticular de interesses particulares sobre o edifício do Estado.” Relembro que BB é um dos célebres inquilinos dos andares da Câmara Municipal de Lisboa que no inicio do ano tanta polémica causaram, lembro que BB paga uma renda irrisória e que teve direito à casa pelos seus bons relacionamentos com João Soares, lembro ainda que a casa que foi atribuída a BB não foi sujeita a concurso e BB ainda usufrui do andar e nunca se predispôs a devolver as chaves apesar da polémica, apesar das carências de inúmeras famílias de Lisboa que vivem no limiar da pobreza ou mesmo na grande pobreza e lhes são recusadas casas pela GEBALIS quando as suas necessidades são por demais evidentes.
É por isto que apesar de concordar com o discurso de BB não lhe reconheço autoridade moral para dar exemplos de boa conduta ou divagar sobre como políticos, não políticos ou cidadãos comuns se deveriam comportar. Os seus lamentos e indignações perdem-se com os seus próprios exemplos, actos de alguém que se julga acima dos outros.

MC

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15e24,

Em democracia devemos respeitar as diferentes correntes politicas, mas deixe-me que lhe pergunte, não se esqueceu de mais partidos? Ou será que só a esquerda é brindada com as suas inteligentes tiradas?

Melhores cumprimentos

MC

Anónimo disse...

caro BB, paladino da verdade!
já devolveu a casita que lhe foi atribuída, em Lisboa, e da qual parece não ter necessidade face à posse de uma outra para férias e fins de semana, perto de lisboa?

AFS disse...

Mais uma vez digo: não há objectividade por aqui [BB], nem aqui nem em 99% dos comentadores que por aí andam. Mas é mesmo de propósito, não é?

Desculpem o aparte, mas eu agora ia mesmo apanhar um bento, perdão, um vento até à Sibéria...

Isabel Magalhães disse...

Caro AFS;

Parece que também não há coerência [do B.B.] em relação à tal casinha indevidamente atribuída e não devolvida apesar de...



Aproveito para agradecer a quem teve a gentileza de relembrar o assunto.

Isabel Magalhães disse...

AFS;

Por esquecimento não lhe desejei bom vento. ;)