segunda-feira, 13 de julho de 2009

Caso Isaltino

.
Da caixa de comentários:

Principio da igualdade, em Heresias, por Carlos Abreu Amorim - Jurista, In "CM 13/07/2009" a pags. 52:

"Isaltino Morais está a ser julgado em tribunal criminal. Por vezes, parece que não é um arguido como qualquer outro.
Há dias, quando o procurador fazia as suas alegações finais, Isaltino impacientou-se. Pediu à juíza para sair - e a magistrada, incrivelmente, permitiu-o. Não se ausentou por razões de saúde. Nem por outras de força maior. Pura e simplesmente julgou que não devia ouvir aquilo que o procurador dizia. Demasiado lesto, à porta do tribunal deu uma conferência de imprensa.
Isaltino transgrediu o seu estatuto de arguido - só que o fez com a benevolência da juíza. Certamente tal não terá sucedido pelo facto de o arguido ter sido deputado, autarca e ministro - mas nunca vi condescendência semelhante quando o arguido é um cidadão comum".

Mais palavras p'ra quê?
Por aqui se vê como anda a Justiça...
Prevejo a absolvição de Isaltino e ainda o pagamento de uma quantia multimilionária de indemnização ao mesmo por danos morais causados pelo Tribunal, uma coima de 50.000 euros ao magistrado e respectivo processo disciplinar com pena de exoneração e um pedido de desculpas públicas à irmã,ao sobrinho, ao jornalista Trigo e a todos os construtores envolvidos, ser-lhes-ão concedidas licenças de construção gratuítas vitalicias em todos os concelhos de Portugal e Ilhas.

Publicada por Anónimo em OEIRAS LOCAL a 13 de Julho de 2009 14:15

11 comentários:

morador de Oeiras disse...

Não percebi muito bem porque foi permitida a sua saída: estava incomodado com as verdades? Se o não são há formas de esclarecer. Agora porque estava amofinado? Imagine-se: estava nervoso...
Começo a não acreditar na Justiça, e você?

Isabel Magalhães disse...

Caro 'morador de Oeiras';

Eu percebi que 'somos todos iguais' mas 'há uns mais iguais do que outros'.

Concorda?

Anónimo disse...

O pior de tudo ainda foi chegar cá fora e dizer para a televisão que o Procurador estava a mentir...

Anónimo disse...

É cartomante? Consegue prever o futuro dessa maneira? Dê-me a sua morada, que eu quero que me tire as cartas.

Afonso de Melo e Cunha disse...

Vou tirar as 'algemas' no próximo fim de semana!

Acabaram-se as precárias!

Finalmente livre!

Pelo número de consultas ao meu perfil em tão pouco tempo de colaboração neste blogue concluí que existe alguma curiosidade sobre mim. Hoje vou revelar um pouco sobre a minha vida e a minha história e faço-o não só pelos motivos em cima mas também porque existem, curiosamente, alguns pontos de contacto sobre o Post onde insiro este longo comentário.

Fui autarca, daqueles que hoje se consideram 'Modelo'. Tive responsabilidades no pelouro do Urbanismo e Ambiente numa câmara de grande dimensão. Criei emprego, fiz obra!

Cumpri (quase) um mandato, apenas interrompido por uma série de acontecimentos para os quais não tive o discernimento de avaliar a gravidade ou a ilegalidade das minhas acções. E o que fiz até ser acusado pelo MP perante uma denúncia da oposição (invejosos porque não lhes demos nenhum pelouro) ainda hoje é admirado no Concelho.

A minha Obra:

* Uma passeio lagunar. Como o meu concelho é seco quem nem uma maçaroca criámos um lago artificial. Apesar de ainda hoje ser acusado de ter desviado um braço do rio que atravessa o Concelho vizinho mais a montante e que secou as fontes de várias aldeias. Mentira claro.

* Impulsionei o único pólo tecnológico existente num raio de 20 Km e numa inovadora parceria público-privada hoje muito em voga. Eu dei os terrenos e eles os projectos e a construção. Só se fixaram o sr Manuel José 'Ferreiro' e o José Maria 'Sucateiro' entretanto falidos. Mas tudo devido à crise que se anunciava desde 2003 e que assustou os investidores. Hoje está lá uma bela urbanização.

* Criei o único metropolitano fora das grandes urbes que não leva a lado nenhum. Mas a culpa não foi minha. Tinham-me dito que as galerias das antigas minas atravessavam todo o concelho e podiam ser aproveitadas para esses fim. Fiz como no velho Oeste: travessa após travessa fomos avançando. Afinal era mentira. Passados 20 km às voltas estávamos no mesmo sítio de onde tínhamos saído. Consegui convencer a população com o potencial valor turístico da coisa colocando um pequeno troço à vista. Ficou giro. O Comboio, vazio, parece uma lagarta a entrar e a sair de uma maça podre.

Lembrei o projecto turístico de Oeiras e o seu comboizinho de brinquedo suspenso e em tamanho real a andar vazio para lá e para cá e que faz lembrar aquelas saudosas linhas de comboios em miniatura nas montras dos cafés e drogarias de bairro.

A obra ficou e lá está.

Fiz mais, mas poupo-vos. Só vos digo que acabei com as barracas todas do Concelho. Ainda hoje devo dinheiro ao Miguel 'Bombeiro' mas nunca lhe pude pagar porque entretanto foi preso por causa daquela mania de gostar de ver as florestas a arder.

Por fim acabei por ficar limitado na minha liberdade apenas porque o meu motorista e em part-time fora das horas de serviço da câmara e no carro oficial levava o meu filho à escola e à praia na altura das férias. Também porque a minha casa foi construída 2 pisos acima da cércea autorizada e o acesso à minha garagem, em calçada portuguesa, foi-me oferecida pela Junta de Freguesia onde resido tendo uma dedicatória em minha honra desenhada em pedra preta. Sabia lá que a calçada era propriedade pública e que os calceteiros eram empregados da Junta. Ninguém me disse!

E só por isto apanhei 3 anos e 6 meses e perdi o mandato.

Tive um agravamento da pena porque durante as alegações do MP, ao ouvir aquela voz irritantemente aguda e esganiçada da delegada, senti uma sensação arrepiante nos dedos dos pés e abandonei a sala.

Mudei a família para o concelho de Oeiras (o Concelho do segmento A e B). Vou voltar à política e nada melhor do que recomeçar neste concelho. Aqui dão valor à obra. Só me falta escolher o partido e o padrinho.

Para a semana mudo a minha foto.

Viva a Liberdade!

AMC

Isabel Magalhães disse...

E em que país é que o condenaram por 'tão pouco'! ;)

O Povo está Contigo disse...

Se o homem quer relançar a sua carreira política não pode revelar as malas pretas...

Ainda que em Oeiras isso não faça grande diferença na hora de votar.

Pode vir a ser um autarca com futuro.

GIGI disse...

senhor de Melo e Cunha,

Gosto do seu percurso. Não me deseja para a sua lista? Eu nunca fiz nada. Leio e comento este blogue, às vezes.

GIGI

Isabel Magalhães disse...

Caro Afonso de Melo e Cunha;

Olhe que a curiosidade demonstrada pela sua pessoa merece que a história da sua vida seja publicada em post e não na caixa de comentários.

Pense nisso, por favor, sim?

Saudações

Oeiras disse...

Só quem nunca falou com o homem é que se surpreende desta atitude: então como fazem os tipos que não suportam ouvir os outros falar? Aqueles que têm que estar sempre na ribalta e que adoram ouvir o som da sua própria voz?

Quando estão numa sala de tribunal (e ainda para mais sendo advogado), não se sentem bem e antes que cometam algum disparate, vêm cá para fora.

Tenho a impressão de que nos EUA, o mero pedido a um juiz para se sair do tribunal a meio de alegações deve dar, só por si, direito a uns diazitos de encarceramento por desrespeito...

Anónimo disse...

Afonsinho do condado:

V. Exa., é mais um daqueles que vive à custa destas brincadeiras.
Sabe, antes do 25 de Abril, não eram necessários blogues, porque as pessoas eram sérias.
Aí daquele que não o fosse...
Agora uma coisa era certa:
Aquilo que se prometia era feito...
Mas, uma coisa lhe garanto eu:
Você é um traidor, e um mentiroso, porque não cumpre nem cumprirá as suas promessas.
Conheço-o bem do Ultramar, e voçê só chegou onde chegou à custa, bem sabe do que lhe falo...
Assuma-se e tenha juízo pois já tem idade para isso!