quinta-feira, 16 de julho de 2009

«O Ministério Público foi permeável a certas influências do PSD»





Há 1 hora
Caso Isaltino

Por Igor Costa


Ministério Público, Marques Mendes e Paula Nunes foram os alvos escolhidos por Isaltino Morais antes da leitura da sentença. A decisão será conhecida na tarde de 3 de Agosto


No início das suas declarações, o presidente da Câmara de Oeiras disse que ia deixar «três ou quatro notas», mas a verdade é que deixou ‘três ou quatro acusações’.

A primeira, que se prolongou por todo o depoimento, ao Ministério Público (MP): «Como é que é possível em Portugal assistirmos ao MP que temos? A partir de hoje tenho vergonha de dizer que sou magistrado do MP aposentado. Direi que sou funcionário público aposentado».

Isaltino Morais acusou o procurador Luís Eloy de não o ter tratado com respeito, falando em «situações de jocosidade». «O MP tem de procurar a verdade, mas procurador nada fez para procurar a verdade. Escondeu documentos», acusou: «Alguém está a dar ordens para fazer vista grossa».

Depois, atacou Paula Nunes, que foi sua colaboradora na autarquia, acusando a «testemunha fabulosa» de mentir quando disse ter depositado dinheiro de Isaltino Morais nas suas contas a pedido do edil, que então se divorciava.

Relativamente ao jantar dos seus 50 anos, Isaltino disse ter sabido no julgamento que foi Paula Nunes a pagar a conta na Fortaleza do Guincho e acusou o MP de «insistir que foi José Guilherme quem pagou».

Referindo-se ao dinheiro usado para despesas partidárias e em campanhas do PSD concelhio, o edil voltou a acusar: «Ela roubou o dinheiro do cofre. Ela tinha acesso. Eu desconfiava, só não sabia que tinha sido tanto».

À porta, confrontado pelos jornalistas quando saía, o arguido concretizou a acusação inicial de que se tratava de «um julgamento político» e incitou a que se ouvissem as declarações de Marques Mendes no início do julgamento.

«Repesquem lá as declarações do Dr. Marques Mendes à época para verem se ele estava ou não a pressionar» , rematou.

Igor.costa@sol.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

então nem sabia quanto tinha... pobre paula nunes que foi mais uma das que ele usou! pena é que ela não tenha coragem de falar toda a verdade...

Anónimo disse...

Realmente coitado do sr... tinha tanto dinheiro no cofre que não sabia quanto é que a secretária levava.
Este tipo deve pensar que todos são otários.
Já ninguém tem paciência para este tipo.