terça-feira, 28 de julho de 2009

"Oleões em Algés. Onde?"

2009/7/28 João Salgueiro



Cara Isabel,

Será que alguns de nós, munícipes, terão recebido antes deste comunicado um outro anterior inserido em campanha de sensibilização sobre o tema?

Pois não me recordo.

O problema como sempre é a ausência clara de planeamento, como fica provado ( ver foto junto) logo na própria instalação do equipamento.

Observe-se a colocação deste conjunto de Ecopontos+Oleão na Avenida das Tulipas em Algés. Em plena zona pedonal e obstruindo a passadeira. Alguém acredita que esta colocação foi efectuada com algum tipo de estudo ou acompanhamento técnico?

Algés tem 2 Oleões. Um na avenida em cima e outro nas traseiras dos Bombeiros. Mais de 90% dos algesinos desconhecerão a existência daqueles estranhos objectos porque colocados em locais de pouca circulação e visibilidade quanto mais o correcto uso dos mesmos.

É um projecto que tem passado na freguesia completamente anónimo.

Mais uma vez a Junta de Freguesia de Algés não foi consultada nem interveio no processo.

Não consigo agora 'encaixar' este comunicado, pelo menos na situação da minha freguesia.

Se é para mostrar serviço (a altura é propícia...), pelo menos em Algés, vão ter de se esforçar um pouco mais.


João Salgueiro



8 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro João Salgueiro;

Sobre o assunto em questão recebi - há mais de um ano - um folheto informativo que publiquei no 'Oeiras Local' e pode ser lido em:

http://oeiraslocal.blogspot.com/2008/06/instalao-de-olees-para-deposio-de-leos.html

Quer então dizer que em Algés continua a haver apenas dois 'oleões' e que na 'rua das estátuas', junto à estação CP onde há vários restaurantes não foi ainda instalado um?
Estou mesmo a ver os empregados dos restaurantes irem despejar o óleo usado 'atrás do sol posto'! ;)

Colocação de 'Ecopontos + Oleão' na Av das Túlipas - Um cidadão portador de deficiência e que circule em cadeira de rodas onde e como é que sobe o passeio?

Anónimo disse...

E os cidadãos que estacionam os carros em cima dos passeios, em cima das passadeiras, na paragem de autocarro? A culpa é da Câmara também? Ainda não vi falar sobre este escandalo. A solução são pilaretes? Educação e civismo faz falta aos muitos licenciados e doutorados cá do burgo.

AFS disse...

Uma gritante falta de bom-senso por parte da CMO...

Clotilde Moreira disse...

Isabel,
Algés tem só os oleões do inicio. A Junta já falou que pediu mais.
Mas este folheto PEDE para se cumprirem normas.

Também há uns restaurantes que recebem óleos para juntar aos seus. Acontece que tenho visto isto referido mas não consegui saber quais são

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

O 'anónimo' das 16:28 tem 'imensa pontaria' mas dispara sempre ao lado. Acha então que o facto de haver cidadãos sem espírito cívico minimiza a incúria da CMO? Pois muito me conta!

Espírito de observação também não deve ter muito porque a Sra. D. Maria Clotilde Moreira - e não só! - está sempre a referir o parqueamento selvagem e os riscos que daí podem advir.

É também 'fabulástica' a sua capacidade para ler o que nunca foi escrito; mas sempre lhe digo que face a um veículo estacionado numa paragem, - ou a impedir o normal fluxo do trânsito ou dos peões - qualquer cidadão pode pedir a intervenção das autoridades. Já na situação revelada pela foto do leitor João Salgueiro não creio que resulte pedir à Polícia que multe a CMO.

João Salgueiro disse...

Cara Clotilde;

O questão essencial que coloco é o planeamento(ou ausência de) da instalação dos Oleões naqueles locais. Não ponho em causa a bondade daqueles recipientes.

Não teria maior valor acrescentado para efeitos de sensibilização se os ditos fossem colocados em zonas de maior visibilidade?

Por exemplo na Avenida dos Combatentes onde já está uma 'Ilha Ecológica'(dia sim dia não uma lixeira, mas isso é outra questão)
em frente à cervejaria Relento?

Sendo uma zona de grande circulação, não seria uma boa forma de divulgação?

De que serve este comunicado(e tenho de concentrar-me na realidade que conheço melhor que é a nossa freguesia) se os Oleões estão colocados nas traseiras de uma zona residencial e numa outra escondida pelos eco-pontos?

Com consideração,

João Salgueiro

Clotilde Moreira disse...

João Salgueiro,

A Junta já informou que pediu mais oleões exactamente para locais mais apropriados, onde há restaurantes,habitação. Não me lembro bem da resposta mas parece-me que isto era uma primeira fase e que depois haveria continuidade.

Clotilde

Anónimo disse...

Dispara sempre ao lado? Ora essa! Até parece...não é a falta de incúria, de desrespeito de cidadãos, que isenta a CMO. Pelo contrário. Cidadãos que não tivessem incúria, teriam razão dobrada...e não fragilizada...A D.ª Clotilde chama a atenção é verdade, mas na óptica da fiscalização, não do cidadão do cidadão que desconsidera o seu vizinho.Agora, multar a CMO não era inédito(veja relatórios T. Contas). Com os meus cumprimentos.