Desculpe tratá-la assim mas somos ambas da mesma geração, mulheres, e munícipes do mesmo concelho. Somos as duas votantes em Oeiras e embora tenhamos uma intervenção cívica diferente, move-nos a vontade de contribuir para que Oeiras seja um concelho mais asseado.
Nunca votei em ninguém nas autárquicas e moro no Concelho há mais de 25 anos. Como já sou maior, e tempos houve de ditadura em que só se podia votar num partido, cumpro o meu dever cívico. Vou sempre votar porém, anulo o voto. Sim já sei … Sou uma optimista céptica.
A nenhum candidato "dei" o meu voto. Costumo dizer que só tenho um, e se o desbarato em quem não o dignifica, fico muito chateada.
Com os filhos criados, a carreira profissional feita, aceitei o desafio de uma amiga para colaborar no OL. Confesso-lhe que só o fiz por amizade e por achar divertido poder brincar, satirizar, com tudo o que era encarado por alguns com tanta seriedade e fundamentalismo. Umas vezes mais satírica outras mais lúdica, disponibilizava cinco minutos do meu quotidiano para criar bonecos e ficarmos todos bem dispostos. É também uma forma de pôr as pessoas a pensar através de um sorriso.
Convém aqui dizer que, dado a minha área de intervenção profissional ser no âmbito das ciências sociais, e quem sabe, por deformação profissional, sempre votei com a liberdade do meu pensamento, e nunca fui capaz de votar PSD, CDS ou PS. E também lhe digo que, a minha história pessoal não fez de mim uma mulher de esquerda, evitou tão somente que eu fosse de direita. Como diria Stig Dagerman "O definitivo sinal de liberdade é o facto de o medo deixar espaço ao gozo tranquilo da independência". (Os leitores do OL vão ficar com a cabeça cheia de pregos. Não faz mal, a verdade é sempre paradoxal não acha?)
Acima de tudo a liberdade, para mim, é sagrada. A minha e a dos outros. Vivo num país com fome e pobreza; vivo num país em crise e com 10% de desempregados e quero continuar pela força das ideias e em liberdade, a expressar a minha inquietação por esses factos. Não abdico da liberdade e da cultura.
Coerente, iria votar nestas autárquicas 2009 no “Esquálido” que representaria o meu voto e o meu protesto. ("Esquálido" é uma personagem menor da BD, extra-terrestre, muito magricela, que dos bolsos tira milhares de objectos impossíveis de aí estarem. Com engenho e arte, estes são sempre utilizados para salvá-lo das aflições em que se metia. Era um "outsider" não aculturado ao ambiente social onde estava a viver).
Mas, Oeiras chegou ao estado que todos observamos! Mais, estive por mero acaso do destino em Algés no dia dos confrontos. Fiquei profundamente chocada.
Sabe a leitura que faço do que vi em Algés?
O Perestrello a dizer que o espaço público era PS, porque o reservou em primeiro lugar .
O Isaltino a dizer que ninguém reserva o espaço público porque ele é o Presidente da Câmara.
Vi carros e carrinhas do IOMAF/Isaltino estacionados em sítios estratégicos para controlar o espaço público.
Vi os SMART do Perestrello/PS, também eles estacionados em sítios estratégicos, para controlar o espaço público .
Sabe o que eu vi mais em Algés ?
Vi apoiantes PS devidamente equipados a saírem do comboio vindo do Cais do Sodré, sendo que a alguns, até dei informações de como chegarem ao ponto de encontro.
Vi apoiantes do Isaltino, ainda mais equipados, a saírem de carrinhas e carros do IOMAF .
E considerando tudo, digo-lhe que:
1. Isaltino, condenado por um Tribunal do meu País a 7 anos de cadeia, não pode mais continuar na CMO. Há que ter decência e vergonha.
2. Perestrello, é mais um “carreirista do PS“. Um homem para quem Oeiras é mais uma etapa na sua carreira política, sempre à procura de "outros cargos".
3. Os confrontos de Algés nasceram da luta entre dois políticos com o mesmo “modus operandus“.
Um destes dois poderá ganhar, dizem as sondagens, e imagino logo:
Se Isaltino ganhar, será Perestrello o seu novo Emanuel Martins?
E se Perestrello ganhar, será Isaltino o seu Pedro Simões?
Pois é! Terríveis estes meus pensamentos.
Mais, a Isabel deve saber que a sua campanha está cheia de gente que "milita" simultaneamente nos dois campos (IOMAF e PSD). Gente que vota e milita em quem lhe der o "cargo". Também sei a confusão que foi a constituição das suas listas. Resumindo, também a rodeiam alguns para quem o significado da "ética política" e da "palavra dada" fica muito a desejar.
Se a Isabel ganhar será o "Alexandre Luz" o seu "Nuno Campilho"?
Se a Isabel ganhar será o "Pedro Paulo" o seu "Vistas" ?
Pois é! Terríveis estes meus pensamentos.
Olho porém, para os outros candidatos (CDU, BE e PCTP/MRPP) e sei que não terão votos suficientes para destronar Isaltino.
Porém, digo-lhe que, mesmo com todas estas dúvidas, ponderei dez razões para votar na Isabel para a Presidência da CMO. Sim, decidi-me a votar em si:
1.Porque afirmou que a primeira medida é pedir uma auditoria externa e independente à CMO se for eleita. Isso pode ser, será, o princípio da uma mudança.
2. Porque se na auditoria se comprovar a existência de ilícitos acredito que os enviará para quem de direito (Ministério Público).Só um "louco" se arriscaria a “abafar” as auditorias e a não torná-las públicas.
3. Porque não é política profissional, nem pertence à "classe política", e consequentemente dela não necessita para fazer a sua vida.
4. Porque assumiu um compromisso numa situação difícil, tendo consciência plena, das vicissitudes que iria ser sujeita.
5. Porque mesmo quase sozinha a fazer campanha, continua determinada e com um sorriso.
6. Porque é mulher, e eu não gosto da atitude misógina dos seus dois principais opositores.
7. Porque afirmou publicamente que não aceitaria candidatar-se, se a vitória fosse um dado adquirido .
8. Porque se ganhar sem maioria, está mais "liberta" para gerar consensos.
9. Porque Oeiras não pode ser humilhada por outra vitória de Isaltino Morais.
10. Esta é de cariz mais pessoal: porque não posso ficar indiferente a tudo o que se está a passar em Oeiras. Pela primeira vez, acho que tenho de tomar uma posição, sem que esta seja o voto nulo nas autárquicas.
Por último um reparo, entenda-o como o conselho de uma amiga: Terá muita gente em bicos dos pés para cargos apetecidos na CMO e que aguardam uma nomeaçãozita. Se a "limpeza" do seu partido terá de ser efectuada pelos seus militantes e dentro dele, a "limpeza" da Câmara terá de depender das auditorias a serem efectuadas e de outros mecanismos de gestão que deverão ser implementados. Mas, não nomeie IOMAFES para nenhum cargo político ou para lugares de relevo na estrutura institucional da CMO. Conceda-lhes um período de "nojo para fazerem o luto" e perceberem que nem tudo pode ser permitido. Faça esse favor a Oeiras.
Mas, como sou uma independente, se para a CMO vou votar na Isabel informo-a que para a Assembleia Municipal votarei CDU. Por três razões :
1.Porque compete à Assembleia Municipal fiscalizar a Câmara Municipal, serviços Municipalizados, empresas municipais ou outros.
2.Ponderada a importância de uma possível oposição em Oeiras, que seja também ela geradora de consensos, considero que a CDU é, de todas as forças partidárias no terreno, aquela que a fará de forma mais consequente.
3.Porque não gosto de "pôr todos os ovos no mesmo cesto". Assim, sugiro que entendam o multipartidarismo como uma atitude cívica a alimentar.
Aviso-a com toda a sinceridade, que serei a mais atenta escrutinadora das munícipes de Oeiras.
Posto isto Isabel, delego-lhe com o meu voto, a tarefa mais difícil de todas: não se desiludir nem me desiludir, e dignificar Oeiras e os seus munícipes. Oeiras não pode ser o que o mar não quer, parafraseando o poeta Rui Belo.
Tiazoca de Oeiras
NB: Aviso-a porém, que nunca votei num candidato que tivesse ganho umas eleições. Estamos em pé de igualdade dado que corremos, o "risco" de vivenciarmos, pela primeira vez, uma situação nova. Sei que seja qual for o resultado, ambas saberemos encará-lo com elegância.
15 comentários:
Texto extraordinário, que só poderia ser escrito por uma mulher, por uma Senhora ou por alguém que conhece a sensibilidade de uma Senhora. Votar Isabel Meirelles é votar na mudança e devemos também votar para que os Srs. Deputados Municipais cumpram o seu Dever e a Obrigação de fiscalizarem o Executivo. Se os actuais e anteriores o tivessem feito, se Marques Mendes o tivesse feito, Isaltino não teria cometido os abusos que o levaram a ser condenado. Votem MAIS OEIRAS para a Câmara Municipal e votem noutro Partido para a Assembleia Municipal, de modo a que exista uma efectiva e real fiscalização dos actos do Governo Municipal.
Sou candidato a uma Junta de Freguesia pelo movimento MaisOeiras. É a minha primeira experiência em termos de campanha e tenho vivido uma experiência que me enriqueceu e me enobrece diariamente como cidadão. É incrível ver como existem tantas "formiguinhas" que a troco de nada, sem promessas e sem exigências se prontificam a lutar, defender os valores e principios que desejam para si, para os seus filhos e para a sua comunidade.
Não temos os apoios da Camara(Iomaf), não temos apoios do Governo(PS). O PSD encontra-se no estado em que está e em Oeiras é a dividir por 2(MaisOeiras e Iomaf).
Temos pessoas, muitas, boas, trabalhadoras e honestas... anónimas e desinteressadas. Pessoas que apenas querem viver com qualidade, em segurança e com Justiça.
Estive hoje em Paço d'Arcos e escutei a Isabel com interesse. Não concordo com tudo, mas irei defender as suas ideias e programa porque mesmo no que não concordo também não me oponho. É só uma questão de pontos de vista e prioridades.
A auditoria é realmente importante. Tem de ser isenta e rápida. E a vassoura tem de limpar a CMO e as EM's. Sem compromissos e sem contemplações. Destaco 2 pontos do seu programa que julgo que estão intimamente ligados e que devolverão a Oeiras o estatuto de Excelência que tanto advoga.
Tecnologia e Auditoria - Todos os processos da Camara têm de ser transparentes para o municipe. Todas as decisões têm de ser públicas e imediatas, sejam elas técnicas ou políticas.
Existirão criticas mas se houver uma justificação para a tomada de posição, também essas criticas serão menores e serão de opinião.
É só isso que peço: Transparência, Informação e Rapidez.
Boa sorte para Domingo, para si, para mim e para todos aqueles que escolheram viver no nosso Concelho. "As árvores morrem de pé" mas a Isabel ainda agora nasceu e terá vida longa em OEIRAS.
Em tempos que já lá vão, contava-se a anedota de um ministro espanhol a quem o seu monarca pedira o projecto de uma carta importante e quando o mesmo a apresentou foi,secamente, comentada pelo monarca da seguinte forma :" A sua é melhor que a minha". Encontrando um amigo disse-lhe o ministro: " Estou perdido, o meu amo acaba de descobrir que tenho mais espírito do que ele".
É um pouco assim... o orgulho do homem repele o mérito enquanto o orgulho da mulher faz apelo ao mérito. A mediocricidade é amável, não faz sombra, não contradiz, não vê dificuldades em nada porque não tem nada para dizer. Ao contrário, a superioridade é, frequentemente, dura, imperiosa, insuportável mesmo. Não é pois de admirar que a mediocricidade tenha tanto sucesso.
Grande defensor das ideias monárquicas, mas preocupado com a má qualidade dos colaboradores dos soberanos, então recrutados de forma muito semelhante à dos actuais governantes, Joseph de Maistre, no segundo dos seus célebres 6 paradoxos, era categórico: " As mulheres são mais limpas que os homens nos negócios do Estado" e portanto a solução era a de fazer reinar as mulheres e citava como exemplo a rainha Isabel de Inglaterra, rodeada de pessoas de grande carácter. A graça, presente nas mulheres, vê-se e a força, presente nos homens, está escondida e não há como uma mulher para a descobrir que nos perdoa tudo, excepto a fraqueza.Ao pé de uma mulher, a altura de um homem perde tudo o que tem de repulsivo pois para a mulher as nossas pretensões importam-lhe pouco. Quanto mais os sujeitos se engrandecem mais ela se contenta consigo própria, pois domina-os.
Homem polémico e quase maldito mas que desperta um prazer inusitado na sua leitura, este Joseph de Maistre.
Não voto em Oeiras, não recomendo direcções de voto, apenas partilho reflexões de um homem muito distante mas como elas se ajustam a muito do que vi na minha longa experiência na administração pública, particularmente nestes últimos 4 anos nos SMAS de Oeiras e Amadora e quando os comparo com os anos anteriores. Não são apenas coincidências...
Eduardo Murinello
Gostei das duas cartas. Dão-me alguma esperança quanto a ainda não termos "batido no fundo" nisto da política do compadrio e da falta de ética. Não matem essa esperança: não prometam benesses, tachos, não se deixe enganar pelos "camaleões"; a 1ª medida de quem ganhe deve ser uma auditoria à CMO (é claro que o IOMAF não tomará tal medida, é tudo transparente e legal...)No domingo, espero a verdadeira nudança em Oeiras!
Acho que a Dr.ª Isabel Meirelles vai levar o balde de àgua fria da vida dela...
Acordem minha gente!
O Isaltino vai ganhar a Câmara sem sombra de dúvidas!
A Dr.ª Isabel Meirelles anda a portar-se bastante mal, dizendo mal de tudo e de todos, não sabe ser líder, não sabe unir o pessoal de campanha, amua, faz birra por tudo e por nada e nem sequer meteu os pés na caravana pelo Concelho.
Não ouve quem entende de política, não ouve quem sabe da gravidade dos problemas de Oeiras.
Apenas ouve, os lapas que se colam a si, desejosos por um poleiro naquele Palácio cor-de-rosa...
E já nem vou falar das argoladas, umas atrás das outras, nos discursos!
É uma líder fraca, fraca será como Presidente da Câmara.
www.oeiras-noticias24h.blogspot.com
Gostei do texto, não tenho duvidas que o candidato do PS é uma candidatura de um individuo que fez o que o "patrão" mandou, pois sente-se que não vive, não respira Oeiras, o Isaltino, infelizmente fez a patifaria que todos sabemos, por isso e aliado á seriedade que a Isabel Meirelles transmite, acho que é a escolha possivel.
Quanto á candidatura á minha Junta de Freguesia, sinto-me francamente á vontade, pois acho que pelas qualidades e pelo trabalho desenvolvido a recandidatura da Alda Lima pela Coligação Mais Oeiras, é uma mais valia para Algés.
Os iomafes mostram o desespero e andam a atacar os bloges todos a dizer estas coisas da Dra Meirelles.Os leitres dos blogs não são burros e sabem ver que esta gente anda desesperada e não presta.
Ó Anónimo das 15:11...
Ninguém anda aqui desesperado, ao contrário da Dr.ª Isabel Meirelles que nem apoio do PSD tem, porque a Nacional está-se a marimbar para a candidatura dela! E se bem repara nas notícias e está atento, veja bem. Onde estava Paulo Rangel no dia da apresentação do programa da Coligação MAIS OEIRAS? Sabe quem é o Paulo Rangel? Eu elucido-o, é simplesmente o Mandatário da Campanha da Dr.ª Isabel Meirelles que até estava no Porto a apoiar o Rui Rio...
Já nem vamos falar do Carlos Carreiras que andou aí a mandar sms's para comparecer e ele nem lá meteu os pés.
A Dr.ª Isabel Meirelles veio falar à boca cheia do Marquês de Pombal e sobre as suas qualidades, quando esqueceu-se dos defeitos, do abuso de poder, das acusações injustas aos Távoras, da expulsão dos Jesuítas e tantas mais que podia citar aqui.
A Dr.ª Isabel Meirelles tem consciência que vai perder para o Isaltino Morais.
A Dr.ª Isabel tem consciência que as àrvores morrem de pé, mas deixem-me que vos digam...
O que não falta por aí são muitos lenhadores!
Tiazoca, parabéns pelo texto.
Escreve muito bem. Não sei se concordo com tudo, não sei em quem vou votar (sei em que não vou...), mas que o seu texto me fez pensar... lá isso fez.
Ah! E ainda bem que aceitou o convite da sua amiga para gastar cinco minutos do seu tempo. ;)
Tiazoca;
De momento faltam-me as palavras para dizer (de forma mais rebuscada) o quanto concordo com tudo o que escreveu na sua carta. Espero que sirva de reflexão a muitas pessoas deste concelho...
Do coração, muito e muito obrigada por aceitar o meu convite para fazer parte da equipa.
Ocas ocas...
IM
Nota: 'Cinco minutos'?! Ora, ora! Eu sei que o trabalho que faz em prol do O.L. dá um TRABALHÃO! ;)
Caro Anónimo das 15:11...
Paulo Rangel NÃO É o Mandatário da candidatura de Isabel Meirelles...
Ai, Ai, Ai, que andamos a "falar" só por "falar"!!!
Mais valera que fora o Rangel .
Cara Tiazoca,
Não sei por onde vou ... não sei para onde vou... sei que não vou por aí !...
Já agora o "aí" é a força política PSD/IOMAF ou (vice-versa) IOMAF/PSD, que quer queiramos ou não é a mesma. Mais cedo ou mais tarde se verá que os irmãos agora desavindos voltarão a reunir-se debaixo do mesmo tecto da sua casa comum.
No entanto há um senão: a Dra. Isabel Meirelles mesmo não recolhendo o meu voto não foi condenada a 7 anos de prisão por abuso de poder, fraude fiscal corrupção e branqueamento de capitais.
Portanto considero-a uma pessoa de bem!
Se o Dr. Marcos Perestrello, que ao contrário do que diz a nossa querida Tiazoca não é um carreirista do PS porque o conheço suficientemente bem, não ganhar pois que ganhe a coligação PSD/CDS da Dra. Isabel Meirelles. Mas corram por favor com os monárquicos porque já tivémos um "autarca-modelo" que tinha a mania que era o Marquês de Pombal e vejam no que é que deu!
Na minha opinião se nosso concelho ganhar o Morais é certo e sabido que os Oeirenses não merecem mais!
Mas também acredito ainda que existem muitos oeirenses integros que vivem e defendem a ética republicana acima de tudo.
E com base nessa permissa por mais obra que o corrupto apresente ele tem que ter sempre presente que a Justiça é cega e que a sua é espada!
Assim a Justiça possa actuar de forma célere porque já chega de poucas vergonhas neste pobre país!
Anónimozinhos que falam por falar!
Mandatário da Juventude: Pedro Rodrigues
Mandatário da Campanha: Paulo Rangel
Mandatário Concelhio: Bruno Carreiro Pires
Vão-se informar antes de abrir a boca...
http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=21150
Enviar um comentário