terça-feira, 22 de dezembro de 2009

2009 – Algés – 43

Pessoa Amiga acaba de me chamar a atenção para esta notícia no site da Câmara Municipal de Oeiras:


Regularização da Ribeira de Algés

A Câmara Municipal de Oeiras e o INAG (Instituto da Água, I.P.) celebram um Protocolo referente à regularização da Ribeira de Algés, no dia 23 de Dezembro. A cerimónia conta com a presença dos presidentes de ambas as entidades, nomeadamente Isaltino Morais e Orlando Borges.

A realização de obras para regularização da linha de água em alguns dos troços da Ribeira tem, sobretudo, por objectivo minimizar o efeito das cheias na baixa de Algés, as quais por falta de vazão adequada são agravadas por influência das marés.

A Câmara Municipal de Oeiras instruiu a candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) em colaboração com o INAG – Instituto da Água, I.P., no âmbito do domínio de intervenção “Combate à Erosão e Defesa Costeira”, prevista no “Eixo Prioritário III – Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos” do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POTVT) de Regularização da Ribeira de Algés.

Esta candidatura só poderá ser apresentada mediante a assinatura deste protocolo, o qual formaliza os termos de cooperação entre o Instituto da Água I.P. e o Município de Oeiras, determinando as obrigações de ambas as partes.”

Se tudo correr bem a minha fantasia de Outubro 22, 2009 (aqui) - Para Algés com amor (II) BEm Algés está a acontecer - pode ser que se concretize.
… O assunto está a merecer o reconhecimento internacional e estão a estudar autorização para ser também colocada na nossa ribeira uma família de

Sem comentários: