domingo, 20 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DA AMRAD (ARISS)

http://rs0iss.ru/

http://rs0iss.ru/information/konkurs-risunkov/

http://www.amrad.pt/ariss.php

O crescente empenho que a AMRAD membro e delegação nacional quer da AMSAT (www.amsat.org), quer da ARISS (www.rac.ca/ariss) desde há mais de 12 anos, ano após ano, tem vindo a colocar em todos os aspectos susceptíveis de elevar e ajudar a promover a educação de base científica nas crianças que vivem e residem na região metropolitana de Lisboa e no concelho de Oeiras.
São motivação suficiente, para nos ajudar a prosseguir, apesar de nos serem há vários anos, negados e retirados todos os apoios fundamentais, incluindo meios e instalações. Deveriam ser apoios e recursos complementares que deveriam surgir da parte de organismos com responsabilidades nas áreas da educação e do desenvolvimento, designadamente da administração local e autarquias, incluindo a de Oeiras.

Não nos lamentamos, mas é com um grito de alerta e também de crescente revolta, que entendemos que temos, quer o direito, quer o dever de prosseguir, tendo por fim a elevação de Portugal e o desenvolvimento, na incessante procura do bem-estar social de todos, e, não apenas de alguns.

Queremos deixar um sincero agradecimento, aos professores, aos dirigentes associativos, aos pais e encarregados de educação das crianças, dos alunos sensibilizados, motivados para as coisas da ciência e tecnologia, que sempre se disponibilizam para partilhar e participar em actividades e acções que lhes são acessíveis, e que se enquadram na sua educação de base, para uma sociedade mais justa e capaz, mais competente. Facto que nos apraz registar.

Parabéns acima de tudo, a esses pais e esses professores, muitos deles, municies deste Nosso concelho, o de Oeiras, um concelho pioneiro na senda das ciências radioeléctricas e da exploração espacial, inegavelmente o primeiro em Portugal, desde o início da aviação e da emissora nacional, desde o lançamento do SPUTNIK em 1957 ou ainda do OSCAR-6 em 1972.

P'la Direcção da AMRAD

Diogo Sentieiro, CT2HEW




I am in space (eu estou no Espaço) dizem crianças portuguesas



Crianças de escolas do concelho de Oeiras, da freguesia de Barcarena, alunos da escola EB1 Jorge Mineiro, uma vez mais, e de forma absolutamente exemplar, adequadamente enquadradas por professores e dirigentes educativos, participam no concurso internacional «the drawing competition "I am in space!"» .

Os seu desenhos serão colocados a bordo de um satélite educativo, o
ARISSat-1, que será lançado no espaço em 2010, uma iniciativa da
ARISS - International de que a AMRAD é delegada nacional e membro activo.

Os alunos concorrentes são os seguintes:

Sónia Patrícia
Cristina Lima
Catarina Freire
Carvalho Pina
Ana Filipa
Rita Santos
Rodrigo Pedro
Rita Natividade
Carolina Gonçalves
Diogo Castro
Margarida Filipa
Joana Alexandre
Manuel Soares
Ana Garcia
Beatriz Teixeira
João Silva
Joana Velho
Marino Rodrigues

Próximo da data limite, a AMRAD ainda aguarda a participação de outras escolas portuguesas.

Veja imagens de outros países em ARISS - Russia

2 comentários:

Anónimo disse...

Um caso (modesto) de sucesso nacional e internacional na educação de crianças e jovens em idade escolar.

Infelizmente foram expulsos após as eleições de 2005 pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o Dr. Isaltino Morais, porque um deles, apoiou a candidatura do PSD, liderada pela Dr.ª Teresa Zambujo, a partir daí, nunca mais se levantaram da lama da desgraça (dentro do concelho de Oeiras).

Isaltino não perdoa nem a Cristo, muito menos a essa gente, que lhe fez oposição (por estes meios...).

Mas eles são tenazes e não param, continuaram, e tem vindo a vencer.

Tem nos seus quadros bons engenheiros, investigadores, formadores, peritos e professores universitários, catedráticos, gente que sabe bem para onde deseja ir, e de onde vem.

E mais: estão-se nas tintas, quer para os partidos políticos, quer para a política dos politiqueiros …

Joaquim Sena

Anónimo disse...

Soubemos dos directores da AMRAD que as agências espaciais NASA e a Energia Russa (a agência espacial russa) vão colocar os 3 jovens vencedores a comunicar directamente com os astronautas a bordo da estação espacial.

Este contacto deverá acontecer em Abril de 2010, altura em que a NASA lançará o satélite em órbita.

Actividade que a AMRAD irá acompanhar e cobrir directamente (e gratuitamente) em Oeiras, levando a acção junto das escolas do nosso concelho.

Isto só irá acontecer, depois da Câmara Municipal de Oeiras e os seus vereadores da educação e juventude, deixarem de proibir o funcionamento desta ONG, permitindo que funcione plenamente.

Carlos