segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PSD aprova orçamento de Isaltino em Oeiras, PS critica instrumentalização da oposição

Por Victor Ferreira

Sociais-democratas chamaram os quarto e quinto da lista autárquica para votar a favor do plano




O presidente do PS de Oeiras considera que o PSD "está refém" do líder do município, Isaltino Morais. Depois de ter insistido nesta ideia durante a campanha das últimas eleições autárquicas, em Novembro, o líder da comissão política do PS-Oeiras, Marcos Sá, volta a bater na mesma tecla por causa da aprovação do orçamento municipal com o apoio do PSD.

O que é "estranho", frisa o líder concelhio do PS, é que quem aprovou o orçamento pelo PSD foram os quarto e quinto da lista social-democrata em Oeiras, porque Isabel Meirelles, (que encabeçou a candidatura do PSD) e o segundo na lista "laranja" se fizeram substituir.

"PSD ou Isaltino Morais é tudo a mesma coisa", reclama Marcos Sá, protestando com o papel dos sociais-democratas no executivo.

É público que Isabel Meirelles mantém uma relação difícil com o PSD de Oeiras, secção que, durante largos anos, era a de Isaltino Morais. O antigo autarca-modelo do PSD foi, porém, excluído pelo então líder do PSD Marques Mendes. Mas mesmo fora do partido, continua a ter apoio entre sociais-democratas, porque "o PSD está refém de Isaltino Morais, que controla o seu antigo partido através da oferta de lugares na administração municipal", acusa o líder do PS-Oeiras, acrescentando que "não é por acaso que o líder do PSD de Oeiras é adjunto de Isaltino na autarquia. Trata-se de um cargo de confiança política", sublinha Marcos Sá.

O orçamento, no valor de 193 milhões de euros, foi aprovado na sexta-feira com os votos do movimento de Isaltino e a ajuda de dois votos do PSD. Para Marcos Sá, fica "por explicar" a atitude de Isabel Meirelles que, segundo o PS, nem participou na reunião decisiva. "Esteve nas reuniões preparatórias do orçamento e não fez uma crítica, sugestão ou proposta", censura o líder socialista. "Ainda estamos num país livre", assinala Sá, criticando o silêncio de Isabel Meirelles, que o PÚBLICO tentou ontem ouvir, mas sem sucesso.

19 comentários:

João Salgueiro disse...

Apenas algum motivo de força maior terá forçado a ausência da Isabel Meirelles.

Aguardemos a justificação.

Quanto ao sentido da votação dos veradores "PSD" presentes faz todo sentido. "O Algodão Não Engana" e o que o Marcos Sá, com alguma hipocrisia à mistura, revela - "PSD ou Isaltino Morais é tudo a mesma coisa", reclama Marcos Sá, protestando com o papel dos sociais-democratas no executivo." - já todos nós sabemos(a amnésia já o fez esquecer o Emanuel mas está perdoado por hoje).

A campanha "PSD" (com aspas mesmo) em Oeiras foi bem reveladora do que se iria passar.

Fosse o RSI mais elevado e poupavam-se a estes papéis.

Isabel Magalhães disse...

É isso mesmo: 'Aguardemos a justificação de Isabel Meirelles' que como sabemos é Professora Universitária e Advogada.

O nº 2 (vice da distrital, não é?) também deve ter uma justificação.

Quanto a Marcos Sá achei curiosa a tal amnésia.

Anónimo disse...

Será legítimo um partido como o PS que andou nos últimos anos a votar tudo e mais alguma coisa em parceria com o IOMAF, vir agora num exercício de pura demagogia, da mais reles e baixa, própria de quem milita num partido como o Partido Socratino criticar a posição da Dra. Isabel Meirelles?

Obviamente que a resposta é NÃO, NÃO PODE, mais NÃO DEVE!

A Dra. Isabel Meirelles se fez uso da solicitação de substituição foi porque certamente os seus honestos afazeres profissionais a impediram de estar na reunião.

Agora, esta história para mim é clara e é acima de tudo é uma falsa questão. As GOP e o Orçamento passariam sempre, pois os afilhados laranja/verde da lista do PSD nunca iriam inviabilizar as propostas do padrinho que lhes sustenta a vidinha.

Em suma, este exercício patético do PS cheira-me a encomendado e iremos ter a breve trecho notícias do prémio merecido que o padrinho lhes irá oferecer.

Até lá, sejamos sérios e não tenhamos a ousadia de confundir o trigo com o joio...

Anónimo disse...

Meus amigos,

O nº2 da lista do PSD (Pedro Afonso)não "podia" votar, porque parecia mal votar aliado ao Isaltino, sendo ele candidato a Vice da Distrital na véspera. Mas daqui para a frente está assegurado o seu voto sempre favorável. Quando não der jeito estrategicamente votar, pede a substituição!

O nº 4, Ricardo Rodrigues que foi adjunto do Pedro Simões, coitado está desempregado e a receber subsídio de desemprego e sempre é bom ter umas senhas de presença ! A sua esperança é que a Isabel Meireles se farte e renuncie ao mandato. Com jeito no entretanto ainda o Pedro Simões lhe arranja um lugar de motorista ou fiscal na Parques Tejo ! Mas é condição fundamental para tal, não hostilizar nunca o amigo Tino !

Anónimo disse...

Uns recebem robalos e outros uns pratos de lentilhas . É uma questão de «escalão» .

Anónimo disse...

A Drª Isabel Meirelles vai certamente denunciar e tornar público a pouca vergonha que se passa no PSD/Oeiras e Algés bem como a irresponsabilidade e incompetência que grassam na Câmara Municipal.
Os votos que a coligação mais Oeiras teve nas eleições (que não foram livres e justas, mas mais tarde falar-se-á sobre isso,)são todos da Isabel Meirelles e portanto os vendidos que viabilizaram as GOP não têm mandato para votar da forma que votaram.

Anónimo disse...

"A Drª Isabel Meirelles vai certamente denunciar e tornar público a pouca vergonha que se passa no PSD/Oeiras e Algés bem como a irresponsabilidade e incompetência que grassam na Câmara Municipal."
Gostava de ver essa coragem pois, não pode deixar de assumir as responsabilidades que os eleitores de Oeiras lhe confiaram, se não podia... eu penso que não quis ficar associada a um orçamento apresentado à pressa e sem tempo para ser verificado(2dias).
Mas não pode ficar calada depois de saber que tudo o que se passou no jantar de apoio ao candidato à distrital, onde foi proposto pelos militantes, Alexandre Luz e Pedro Paulo Afonso a anulação da expulsão do PSD de Paulo Vistas, será que querem Transformar o PSD de Oeiras em mais um movimento(VOMAF_PSD).
A politica necessita de gente honesta e que faça a mesma com credibilidade.
O PS fez bem em não continuar na senda de apoiar uma coligação que tem um presidente que está condenado e apenas por meros procedimentos juridicos ainda não foi cumprir a pena, aceitar lugares de vereação no anterior executivo foi um erro assumido pelo PS, mas agora não está a defraudar quem votou nele, pois não se vendeu como outros partidos e coligações, ou certos ex- socialistas como EMANUEL MARTINS, JOÃO VIEGAS OU O CANDIDATO À JUNTA DE CAXIAS.

O Atento

Maria Amélia disse...

Atenção que o Governo PS vai aumentar o RSI-Rendimento Social de Inserção em 2010.
Com sorte alguns desses "sem-abrigo" Iomaf-PSD Oeiras-Iomaf ainda aderem ao mesmo e deixam Oeiras em paz.

Isso é que era! Estou farta de sustentar essas sanguessugas dos meus impostos e que em privado chamam aos eleitores tótós!!!

Anónimo disse...

Mas poque é que o orçamento não haveria de ser aprovado? O PS foi eleito para votar contra?Então porque é que andam os PS aflitos no Governo?

Anónimo disse...

Mas que saudades eu tenho dos velhos tempos dos anteriores vereadores da CMO, com Tereza Zambujo a assumir as responsabilidades, que mesmo não tendo aceitado pelouros, não terem participado ou exercido como se impunha, as suas funções em nome do partido que representavam e sobretudo do eleitorado que os elegeu...comparados com a actual cabeça de lista do PSD, Isabel Meirelles e seus seguidores na Câmara, tudo o que se passa agora é um pesadelo. Porventura já foram a alguma reunião de Câmara para verem o seu comportamento ? Por AMOR DE DEUS, peçam à NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, para nos ajudar, pois por este andar, seremos remetidos para 4.º ou 5.º lugar nas próximas eleições daqui a 4 anos. Mas como é possível perante tão grave actuação,haver alguém que consiga defender a prestação da senhora ? Só por ingenuidade, simpatia ou ignorância. Mas afinal a senhora não vai novamente para Bruxelhas? Segundo dizem, é nessa parte do mundo que a mesma é uma sumidade e é pena que a senhora não reconheça isso com tanta vaidade que tem e por estar rodeada de pessoas que andam de mão estendida à espera de qualquer coisa. Mas que tristeza...........

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 6.21,

A sabedoria popular diz: Atrás de mim virá, quem de bom mim fará. Pois é, a Tereza Zambujo e os vereadores que a acompanharam na Presidência e na Oposição abandonaram a vida política em Oeiras, por não quererem pactuar com a vergonha do estado do PSD no Concelho de Oeiras......

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11h07,

o que a sabedoria popular devia questionar é o silêncio aparente e latente que Teresa Zambujo e o seu séquito tiveram ao longo dos últimos 4 anos de mandato do IOMAF... Porque será?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14.21,

Silêncio? Deve ter andado muito distraído concerteza, soube que muitas vezes votaram contra, inclusivé o orçamento. Também li nos jornais discordâncias em assuntos bastante delicados em termos de legalidade! Basta ler a notícia do último número do Semanário SOL sobre as adjudicações de equipamento informático !!
Sobre o séquito: de facto a Teresa Zambujo é uma Grande Senhora e até podia ser considerada uma Rainha, comparada com a "gentinha" que gravita no séquito do Isaltino (Madalena, Emanuel Martins, Armando, etc).
Por acaso leu a linguagem de muito baixo nível (ou mesmo ordinária) utilizada pelo Isaltino na última entrevista à revista Pública - Revista do Público- no passado dia 15 de Novembro? Os factos falam por si: deve estar a aperfeiçoar o nível para conviver com os seus futuros companheiros de cela !!
O Paulo Vistas, justiça seja feita, tem muito mais nível de linguagem e postura que o seu chefe!!

Anónimo disse...

É uma vergonha o que se passa com o PSD de Oeiras que está hipotecado ao Isaltino, uma vez que a grande maioria são uns politicodependentes. Veja-se por exemplo o caso do Pedro Simões que não podia com o Isaltino e agora ´r administrador da Parques Tejo que sempre é melhor emprego do que trabalhar como um empregadozito numa construtora. O dito PP era adjunto do Isaltino como é que se aceita concorrer com umtipo destes nas listas para a CMO. Será que a Comissão Pilítica Nacional nada tem a dize?

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa!

Anónimo disse...

Eu sou um militante activo do PSD, pouco importa se da secção de Algés ou da secção de Oeiras. É tudo igual, pois ambas as secções, não passam de genuínas sedes locais da IOMAFIA. Mas os seus dirigentes locais não são os principais culpados e responsáveis do que pelo concelho de Oeiras se passa a nível partidário. Os verdadeiros culpados são,isso sim, os sucessivos dirigentes nacionais que se seguiram a Luís Marques Mendes e que têm permitido uma total impunidade a todos os traidores do PSD a favor da IOMAFIA. Quero crer que foram enviados documentos comprovativos às estruturas do partido para esses traidores serem sancionados e ao que por aí se houve, nunca ninguém responsável teve coragem de punir os prevaricadores... e assim vai a política e os politiqueiros, neste caso no PSD. Se Sá Carneiro resuscitasse, morria de imediato perante tanta pouca vergonha e anarquia no seu PSD.Quanto a Oeiras...ainda a procissão vai no adro... O melhor está para vir, mas duma coisa naõ tenho dúvidas, a Dra. Isabel Meirelles faria um excelente serviço ao PSD se renunciasse ao cargo de vereadora que exerce, melhor dizendo...deveria exercer, pois todo o seu comportamento nas reuniões da Câmara, são ofensivas para todos os presentes e envergonha o partido que representa. Tenha coragem minha senhora e vá dar aulas, para Bruxelas ou para o fim do Mundo, mas uma coisa lhe peço, acabe com toda a palhaçada e se realmente é uma pessoa séria e credível, siga o seu caminho para onde se sente como peixe na água...lá para as Europas, Bruxelas ou Luxemburgo. Muito Boa Viagem

Isabel Magalhães disse...

Estamos parcialmente de acordo [3:18]. A limpeza do PSD (Oeiras + Algés) compete à Nacional. Posso até dizer-lhe que é por isso que não assino petições de expulsão. Para que servirão os estatutos? Para enfeitar? Se sim não deveria ser...

Quanto às considerações que tece sobre a Dra. Isabel Meirelles, não percebo a vantagem pois o afastamento que preconiza só favorece os tais que de há anos vêm minando o PSD. Assim como não entendo a forma escolhida por si para o fazer. Talvez escrever-lhe... Ah! mas isso implicaria identificar-se e sair do quentinho do conforto do anonimato.

Anónimo disse...

Amiga Isabel Magalhães permita que a trate assim,
eu desconfio muito daqueles que sistematicamente invocam Sá Carneiro e não sei porquê o anónimo das 3:18 de 17 de Dezembro dá fortes indícios de ser um dos que mal a Drª Isabel Meirelles virasse costas (coisa que não vai acontecer)assumiria pelouros ou beneficiaria com isso.
PSD: A actuação da Drª Isabel Meirelles na Câmara tem sido genuína, autêntica, em nada envergonha o PSD. Até a meu ver tem demonstrado bastante coragem coisa que eu muito aprecio.

Um abraço social democrata

Isabel Magalhães disse...

Amigo 'anónimo';

Num blog importa distinguir a informação, a contra-informação, os que não sendo parecem ser e os que são mas disfarçam.
Resumindo: Eles 'andem'aí...

Outro abraço social-democrata.