sábado, 5 de dezembro de 2009

2009 – Algés – 40

Estão a cortar árvores na Av. dos Bombeiros. Várias pessoas me têm ligado interrogando porque não há informação clara sobre o assunto. Do que um Funcionário me esclareceu esta intervenção deve-se ao perigo em que se encontram algumas árvores que estão ocas por dentro e outras que, com as obras de “saneamento” ocorridas, ficaram com as raízes reduzidas e podem não as fixarem correctamente. Um vendaval mais forte e elas podem cair e danificar transeuntes ou carros.

Quanto ao calendário da sua reposição não havia qualquer informação. Por isso acabo de enviar para CMO, vereadora Dra. Madalena Castro e Junta da Freguesia (To: 'Maria Madalena Castro'; 'Departamento de Ambiente e Equipamento'; 'jfalges@mail.telepac.pt') a seguinte carta.



Assunto: ÁRVORES – AV. BOMBEIROS – ALGÉS

Divisão dos Espaços Verdes

5 Dezembro 2009


Exmos. Senhores,

Ontem – 4 de Dezembro – foram colocados uns avisos em algumas árvores desta Av dos Bombeiros informando que iriam proceder à poda e limpeza de árvores.

Acontece que hoje, sábado, estão a CORTAR ÁRVORES, que é diferente de poda e limpeza.

Informei-me junto do Senhor V/ funcionário que estava na zona e que muito amavelmente me esclareceu que há ali árvores que estão a risco de caírem e que, portanto, nem a limpeza nem a poda serão aconselhadas mas unicamente o seu abate (como a que estava a ser cortada e que tinha parte do interior oco).

O que eu reclamo é a V/ falta de informação CLARA. Devia estar bem claro o fim da V/ intervenção: poda – limpeza e abate nas espécies que estejam afectadas e em risco de se abaterem em cima dos automóveis. Outra V/ falha diz respeito à data da reposição das árvores agora abatidas.

Assim, há um sentimento de interrogação se não será apenas uma intervenção para abate de árvores e os V/ Funcionários seriam também olhados com mais confiança.


Maria Clotilde Moreira

5 comentários:

M.A.Rezende disse...

Sou moradora na referida Avenida e confirmo que os papeis colocados nas árvores, na manhã do dia 4, referiam efectivamente que se tratava de limpeza e poda de árvores que seriam efectuadas no dia 5/12 entre as 8 e as 14 horas.Pedia-se também, nesse aviso, que os carros estacionados fossem retirados dalí. Muitos metros de fita encarnada e branca foram, também, presos nas árvores a delimitar o espaço onde era suposto serem efectuados os serviços mencionados. Ao fim da tarde do dia 5, parte dessas fitas estavam retiradas e demos conta de que uma árvore tinha desaparecido. Acompanhamos a Clotilde na preocupação manifestada e, igualmente, ficamos a aguardar esclarecimentos mais claros dos serviços camarários. Assinalamos e agradecemos, uma vez mais o espírito atento e interventivo desta amiga. M.A.Rezende

A. João Soares disse...

Parabéns por esta intervenção.Os cidadãos devem reclamar por tudo que pensem estar mal, apresentando sugestões, como é este caso. Cabe a cada um contribuir para um futuro melhor, em benefício das gerações mais novas.
Parabéns
Abraço
João

Anónimo disse...

Quando as arvores caissem, em cima de automoveis, já nao diriam isso, e depois ninguem faz nada...o normal do portugues, ta sempre tudo mal, seja feito ou não.
é assim este pais!

Clotilde Moreira disse...

Ao anonimo das 11.41

Ninguém deseja que as árvores partam automóveis. O que se deseja é sermos informados claramente.
Apoiamos que as árvores quando adoecem sejam urgentemente tratadas e se estão mortas que sejam retiradas a tempo e horas.
Agora o que se reclama é os avisos dizerem pouco
quanto à intervenção e quanto à reposição.

Afinal a CMO fala fala fala dos seus muitos eventos mas manter a população verdadeiramente informada é muito complicado. E a Junta de Freguesia? Sabia?
Clotilde

M.A.Rezende disse...

Hoje, dia 7, demos conta de uma equipa de homens a fazerem não só a limpeza e poda de arvores mas também a eliminarem várias delas. Olhando para o interior dos troncos das que foram cortadas não se nota que tivessem alguma anomalia que desse a entender haver apodrecimento, ou doença que justificasse o abate. De verão,sempre procurávamos estacionar os carros aproveitando a sombra destas árvores. Será que haverá plantação de novas? Aguardamos mais informações sobre oque se está a passar.